A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS PAIS NO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS FILHOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85294 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS PAIS NO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS FILHOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "A EXPERIÊNCIA DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA, OCORREU NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE/PB, PROPORCIONOU-NOS VIVENCIAR OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FILHOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE A REALIDADE PANDÊMICA, FOI DECIDIDO PELO GRUPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO, SERIAM PLANEJADAS ATIVIDADES A SEREM ENVIADAS AOS ALUNOS E PRODUZIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ORIENTÁ-LOS NO DESENVOLVIMENTO DAS MESMAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE VÍDEOS CHAMADAS PELO APLICATIVO “WHATSAPP”. OS ENCONTROS COM AS CRIANÇAS ATRAVÉS DE VIDEOCHAMADAS ERAM REALIZADOS SEMANALMENTE, E/OU DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE DOS PAIS. NO ENSINO REMOTO, A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS FOI ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SABEMOS QUE PARA OS PAIS NÃO É TAREFA SIMPLES, VISTO QUE, PRECISAM CONCILIAR TRABALHO, AFAZERES DOMÉSTICOS E ORIENTAÇÃO DOS FILHOS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE VÁRIOS PAIS SE DISPONIBILIZARAM PARA AJUDAR SEUS FILHOS NA ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ROTINA NO E AMBIENTE DE ESTUDO, PORÉM OUTROS PAIS QUE TRABALHAVAM FORA O DIA TODO, FICANDO ASSIM INVIÁVEL ACOMPANHAR AS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, FICA EVIDENTE O PAPEL DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO COM A ESCOLA, AINDA MAIS NUM MOMENTO EM QUE AS CRIANÇAS PRECISAM DE SUPORTE PARA ACESSAR AS AULAS, ASSIM COMO PARA REALIZAR SUAS ATIVIDADES QUE, DEPENDENDO DA FAIXA-ETÁRIA, PODE DETERMINAR O SUCESSO OU INSUCESSO DA INTERVENÇÃO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, VIDEOCHAMADAS, RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID342_10032022001921.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA VANESSA DE ANDRADE ALVES" "autor_nome_curto" => "VANESSA " "autor_email" => "ednavanessa07@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85294 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS PAIS NO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS FILHOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "A EXPERIÊNCIA DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA, OCORREU NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE/PB, PROPORCIONOU-NOS VIVENCIAR OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FILHOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE A REALIDADE PANDÊMICA, FOI DECIDIDO PELO GRUPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO, SERIAM PLANEJADAS ATIVIDADES A SEREM ENVIADAS AOS ALUNOS E PRODUZIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ORIENTÁ-LOS NO DESENVOLVIMENTO DAS MESMAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE VÍDEOS CHAMADAS PELO APLICATIVO “WHATSAPP”. OS ENCONTROS COM AS CRIANÇAS ATRAVÉS DE VIDEOCHAMADAS ERAM REALIZADOS SEMANALMENTE, E/OU DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE DOS PAIS. NO ENSINO REMOTO, A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS FOI ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SABEMOS QUE PARA OS PAIS NÃO É TAREFA SIMPLES, VISTO QUE, PRECISAM CONCILIAR TRABALHO, AFAZERES DOMÉSTICOS E ORIENTAÇÃO DOS FILHOS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE VÁRIOS PAIS SE DISPONIBILIZARAM PARA AJUDAR SEUS FILHOS NA ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ROTINA NO E AMBIENTE DE ESTUDO, PORÉM OUTROS PAIS QUE TRABALHAVAM FORA O DIA TODO, FICANDO ASSIM INVIÁVEL ACOMPANHAR AS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, FICA EVIDENTE O PAPEL DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO COM A ESCOLA, AINDA MAIS NUM MOMENTO EM QUE AS CRIANÇAS PRECISAM DE SUPORTE PARA ACESSAR AS AULAS, ASSIM COMO PARA REALIZAR SUAS ATIVIDADES QUE, DEPENDENDO DA FAIXA-ETÁRIA, PODE DETERMINAR O SUCESSO OU INSUCESSO DA INTERVENÇÃO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, VIDEOCHAMADAS, RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID342_10032022001921.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA VANESSA DE ANDRADE ALVES" "autor_nome_curto" => "VANESSA " "autor_email" => "ednavanessa07@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }