O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O AUXÍLIO DO LÚDICO EM PLATAFORMA VIRTUAL
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85320 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O AUXÍLIO DO LÚDICO EM PLATAFORMA VIRTUAL" "resumo" => "COM A ADAPTAÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, OCASIONOU O ISOLAMENTO DAS PESSOAS E, COM ISSO, A FALTA DE AMBIENTE PRESENCIAL PARA PRÁTICA DO ENSINO, AFETANDO DIRETAMENTE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTES, QUE PRECISOU BUSCAR ALTERNATIVAS PARA TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E PARTICIPATIVA. MUITOS DESAFIOS FORAM ENCONTRADOS, TENDO COMO UM DOS PONTOS PRIMORDIAIS, A NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES E DEIXAR AS AULAS ATRATIVAS, PROMOVENDO UMA TROCA MÚTUA DE CONHECIMENTOS. DESTA FORMA, O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL PROMOVEU O AUXÍLIO DE TAREFAS, JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE RESULTOU NA PERCEPÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS, TROUXE UMA APROXIMAÇÃO MELHOR E CRIOU UMA APROXIMAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. INICIALMENTE, AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS PARA MINISTRAR DETERMINADOS ASSUNTOS, HOUVE UM POUCO DE DIFICULDADE PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO. NO ENTANTO, PARA ALGUNS AUTORES, A PARTIR DAS ATRIBUIÇÕES DESTAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O ESTUDANTE TEM UMA AMPLIAÇÃO DOS SABERES, POR SER UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA DINAMISMO E INCENTIVA A EVOLUIR NO CARÁTER DA APRENDIZAGEM. O PRESENTE SE CARACTERIZA COMO MÉTODO QUALITATIVO, OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL, MOSTRARAM SE SATISFATÓRIO, PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, MESMO COM OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO REMOTO. NESSE CONTEXTO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE A PROPOSTA DE TRABALHO POSSIBILITOU A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS, ALÉM DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "TDIC, JOGOS VIRTUAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID38_10032022154241.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN MICAELI DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "wellen.oliveira@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85320 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O AUXÍLIO DO LÚDICO EM PLATAFORMA VIRTUAL" "resumo" => "COM A ADAPTAÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, OCASIONOU O ISOLAMENTO DAS PESSOAS E, COM ISSO, A FALTA DE AMBIENTE PRESENCIAL PARA PRÁTICA DO ENSINO, AFETANDO DIRETAMENTE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTES, QUE PRECISOU BUSCAR ALTERNATIVAS PARA TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E PARTICIPATIVA. MUITOS DESAFIOS FORAM ENCONTRADOS, TENDO COMO UM DOS PONTOS PRIMORDIAIS, A NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES E DEIXAR AS AULAS ATRATIVAS, PROMOVENDO UMA TROCA MÚTUA DE CONHECIMENTOS. DESTA FORMA, O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL PROMOVEU O AUXÍLIO DE TAREFAS, JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE RESULTOU NA PERCEPÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS, TROUXE UMA APROXIMAÇÃO MELHOR E CRIOU UMA APROXIMAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. INICIALMENTE, AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS PARA MINISTRAR DETERMINADOS ASSUNTOS, HOUVE UM POUCO DE DIFICULDADE PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO. NO ENTANTO, PARA ALGUNS AUTORES, A PARTIR DAS ATRIBUIÇÕES DESTAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O ESTUDANTE TEM UMA AMPLIAÇÃO DOS SABERES, POR SER UMA ATIVIDADE QUE PROPORCIONA DINAMISMO E INCENTIVA A EVOLUIR NO CARÁTER DA APRENDIZAGEM. O PRESENTE SE CARACTERIZA COMO MÉTODO QUALITATIVO, OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL, MOSTRARAM SE SATISFATÓRIO, PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, MESMO COM OS DESDOBRAMENTOS DO ENSINO REMOTO. NESSE CONTEXTO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE A PROPOSTA DE TRABALHO POSSIBILITOU A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS, ALÉM DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "TDIC, JOGOS VIRTUAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID38_10032022154241.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN MICAELI DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "wellen.oliveira@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }