O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), NA E.M.E.F. RIVANILDO SANDRO ARCOVERDE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB. EM VIRTUDE DO CENÁRIO PROVOCADO PELA PANDEMIA DE COVID-19, AS ATIVIDADES DO PRP PRECISARAM SE ADEQUAR E ADAPTAR AO ENSINO REMOTO. A FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ADEQUADOS PARA O ENSINO REMOTO, NOS FEZ OPTAR PELO USO DO APLICATIVO “WHATSAPP”, ASSIM, ATRAVÉS DO MESMO FOI POSSÍVEL FAZER O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS E REALIZAR DE ATIVIDADES COM OS/AS ALUNOS/AS. COMO BASE TEÓRICA BUSCAMOS DIALOGAR COM AUTORES COMO: ALVES (2020), SOARES E BATISTA (2005), FREIRE (1989), E VASCONCELOS (2016). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR A NOSSA
EXPERIÊNCIA DE ENSINO E LEITURA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO, COM O APOIO DO RECURSO PEDAGÓGICO ALFABETO MÓVEL. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO ALFABETO MÓVEL FOI DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA DOS/AS ALUNOS/AS, VISTO AS VASTAS POSSIBILIDADES PARA RECURSO.