VOZES QUE TRANSPÕEM ESTIGMAS: O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DO PIBID.
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85260 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 392 "titulo" => "VOZES QUE TRANSPÕEM ESTIGMAS: O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DO PIBID." "resumo" => "O ENSINO DE LITERATURA É UMA TAREFA DESAFIADORA, MAS FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA DO INDIVÍDUO. O TEXTO LITERÁRIO PODE APRESENTAR CAMINHOS PARA INTRODUÇÃO A CULTURAS DIFERENTES COMO TAMBÉM MUITO PRÓXIMAS DOS DISCENTES. É ASSIM QUE ACONTECE ÀS OBRAS DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, AS QUAIS CARREGAM REPERTÓRIO POÉTICO E POPULAR. CONTUDO, O TRABALHO COM ESSAS PRODUÇÕES AINDA APRESENTA PRECARIEDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MESMO SENDO ASSEGURADO POR LEI E RECOMENDADO PELOS DOCUMENTOS CURRICULARES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS A PARTIR DA OBRA O PRESENTE DE OSSANHA, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS, NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. O PROCESSO OPEROU-SE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE REDE ESTADUAL E MINISTRADO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III). PARA ALICERÇAR A PESQUISA, TOMOU-SE COMO FUNDAMENTAÇÃO DUARTE (2011), À CERCA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, DEBUS (2017) SOBRE A PRESENÇA DESSA LITERATURA NO ENSINO E NOS DOCUMENTOS CURRICULARES COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (DCNS); COSSON (2020) PARA APLICAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E MORAN (2018) PARA DISCUTIR OS USOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS. NESSE CENÁRIO, A METODOLOGIA PAUTOU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA/INTERPRETATIVA, DADO QUE OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS SUBJETIVAMENTE PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. PORTANTO, A PRIORIDADE DADA AO ESTUDO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA MOSTROU A OPORTUNIDADE QUE O PIBID PODE PROPORCIONAR AO PROGRESSO DEMOCRÁTICO DO ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, PIBID, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID392_08032022221710.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DA COSTA SANTOS RAIMUNDO" "autor_nome_curto" => "AMANDA COSTA" "autor_email" => "amanda.raimundo@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85260 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 392 "titulo" => "VOZES QUE TRANSPÕEM ESTIGMAS: O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DO PIBID." "resumo" => "O ENSINO DE LITERATURA É UMA TAREFA DESAFIADORA, MAS FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA DO INDIVÍDUO. O TEXTO LITERÁRIO PODE APRESENTAR CAMINHOS PARA INTRODUÇÃO A CULTURAS DIFERENTES COMO TAMBÉM MUITO PRÓXIMAS DOS DISCENTES. É ASSIM QUE ACONTECE ÀS OBRAS DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, AS QUAIS CARREGAM REPERTÓRIO POÉTICO E POPULAR. CONTUDO, O TRABALHO COM ESSAS PRODUÇÕES AINDA APRESENTA PRECARIEDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MESMO SENDO ASSEGURADO POR LEI E RECOMENDADO PELOS DOCUMENTOS CURRICULARES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS A PARTIR DA OBRA O PRESENTE DE OSSANHA, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS, NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. O PROCESSO OPEROU-SE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE REDE ESTADUAL E MINISTRADO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS III). PARA ALICERÇAR A PESQUISA, TOMOU-SE COMO FUNDAMENTAÇÃO DUARTE (2011), À CERCA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, DEBUS (2017) SOBRE A PRESENÇA DESSA LITERATURA NO ENSINO E NOS DOCUMENTOS CURRICULARES COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (DCNS); COSSON (2020) PARA APLICAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E MORAN (2018) PARA DISCUTIR OS USOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS. NESSE CENÁRIO, A METODOLOGIA PAUTOU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA/INTERPRETATIVA, DADO QUE OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS SUBJETIVAMENTE PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. PORTANTO, A PRIORIDADE DADA AO ESTUDO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA MOSTROU A OPORTUNIDADE QUE O PIBID PODE PROPORCIONAR AO PROGRESSO DEMOCRÁTICO DO ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, PIBID, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID392_08032022221710.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DA COSTA SANTOS RAIMUNDO" "autor_nome_curto" => "AMANDA COSTA" "autor_email" => "amanda.raimundo@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }