PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DA UEPB/CAMPUS III
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85298 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DA UEPB/CAMPUS III" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ A DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS REALIZADAS DENTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, DO CENTRO DE HUMANIDADES/CH, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA DURANTE O MÓDULO II DO REFERIDO PRP, COTA 2020/2021. AINDA DURANTE O SEGUNDO MÓDULO, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DE FORMA REMOTA ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, DEVIDO A NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL RESULTANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É DESCREVER AS ATIVIDADES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PRP, DESTACANDO AS REGÊNCIAS REALIZADAS, OS PROJETOS DESENVOLVIDOS E DEMAIS ATIVIDADES PRÁTICAS OCORRIDAS DURANTE ESSE PERÍODO. A FIM DE OBTERMOS UM EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZAMOS IDEIAS DE AUTORES COMO PERRENOUD (2002), LANDIM NETO E BARBOSA (2010), PANNUTI (2015), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, A EXPERIÊNCIA NO PRP OFERECEU DIVERSAS FERRAMENTAS E CONHECIMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS POR NÓS, FUTURAMENTE, EM NOSSA PRÁTICA DE ENSINO, COMPREENDENDO QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM SE DÁ DE FORMA COMPLEXA E CERCADA DE MÉTODOS E TÉCNICAS QUE, EM CONJUNTO COM A EXPERIÊNCIA E A PRÁTICA, FAZEM TODA A DIFERENÇA PARA DIAGNOSTICAR O PRESENTE DA EDUCAÇÃO, BEM COMO ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DA GEOGRAFIA. CONCLUÍMOS QUE O SEGUNDO MÓDULO DO REFERIDO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI UM PERÍODO DE COLOCAÇÃO DAS TEORIAS APRENDIDAS NO MÓDULO ANTERIOR, EM PRÁTICA. O PROCESSO EDUCACIONAL TRANSPASSA AS NUANCES TEÓRICAS, NO SENTIDO DE SUA COMPLEXA TEIA DE RELAÇÕES ENVOLVIDAS. A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A SUA PRÁTICA, ENTÃO, SE CONSOLIDA NA PRÁXIS EDUCATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOGRAFIA, METODOLOGIA DE PROJETOS, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID94_10032022104425.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE DA SILVA BARBOSA " "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roseane.barbosa@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85298 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DA UEPB/CAMPUS III" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ A DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS REALIZADAS DENTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, DO CENTRO DE HUMANIDADES/CH, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA DURANTE O MÓDULO II DO REFERIDO PRP, COTA 2020/2021. AINDA DURANTE O SEGUNDO MÓDULO, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DE FORMA REMOTA ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, DEVIDO A NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL RESULTANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É DESCREVER AS ATIVIDADES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PRP, DESTACANDO AS REGÊNCIAS REALIZADAS, OS PROJETOS DESENVOLVIDOS E DEMAIS ATIVIDADES PRÁTICAS OCORRIDAS DURANTE ESSE PERÍODO. A FIM DE OBTERMOS UM EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZAMOS IDEIAS DE AUTORES COMO PERRENOUD (2002), LANDIM NETO E BARBOSA (2010), PANNUTI (2015), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, A EXPERIÊNCIA NO PRP OFERECEU DIVERSAS FERRAMENTAS E CONHECIMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS POR NÓS, FUTURAMENTE, EM NOSSA PRÁTICA DE ENSINO, COMPREENDENDO QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM SE DÁ DE FORMA COMPLEXA E CERCADA DE MÉTODOS E TÉCNICAS QUE, EM CONJUNTO COM A EXPERIÊNCIA E A PRÁTICA, FAZEM TODA A DIFERENÇA PARA DIAGNOSTICAR O PRESENTE DA EDUCAÇÃO, BEM COMO ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DA GEOGRAFIA. CONCLUÍMOS QUE O SEGUNDO MÓDULO DO REFERIDO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI UM PERÍODO DE COLOCAÇÃO DAS TEORIAS APRENDIDAS NO MÓDULO ANTERIOR, EM PRÁTICA. O PROCESSO EDUCACIONAL TRANSPASSA AS NUANCES TEÓRICAS, NO SENTIDO DE SUA COMPLEXA TEIA DE RELAÇÕES ENVOLVIDAS. A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A SUA PRÁTICA, ENTÃO, SE CONSOLIDA NA PRÁXIS EDUCATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOGRAFIA, METODOLOGIA DE PROJETOS, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID94_10032022104425.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE DA SILVA BARBOSA " "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roseane.barbosa@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }