FÍSICA NO ENSINO REMOTO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO SOBRE LEIS DE NEWTON
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85278 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "FÍSICA NO ENSINO REMOTO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO SOBRE LEIS DE NEWTON" "resumo" => "AS TANTAS MODIFICAÇÕES QUE VEM OCORRENDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL, NOS PAPEIS DO ESTUDANTE E DO PROFESSOR E NAS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO CIDADÃ ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA, EXIGEM UMA CIÊNCIA QUE PROPORCIONE AO ESTUDANTE ENTENDER A NATUREZA E QUE SAIBA AGIR COM CONHECIMENTO E RESPONSABILIDADE NO SEU COTIDIANO. ADEMAIS, A PANDEMIA DA COVID 19 E A MUDANÇA PARA O ENSINO REMOTO, NOS DESAFIOU A BUSCAR E ELABORAR PROPOSTAS DIFERENCIADAS E OUSADAS, PARA REALIZAR ATÉ MESMO AS ATIVIDADES CORRIQUEIRAS DAS AULAS DE FÍSICA. NESSE TRABALHO, APRESENTAREMOS UMA PROPOSTA, REALIZADA POR MEIO DE QUATRO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS , NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, PARA TRABALHAR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS LEIS DE NEWTON: LEI DE INÉRCIA, TIPOS DE FORÇAS ATUANDO EM UM PLANO INCLINADO, LEI DA AÇÃO E REAÇÃO E ANALISE VETORIAL DE FORÇAS NUM PLANO INCLINADO, A QUAL NOS PERMITIU OBSERVAR AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR COM EXPERIMENTAÇÃO DEMONSTRATIVA REALIZADA POR VÍDEO AO VIVO, COM LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR A PARTIR DO USO DE SIMULADORES EDUCACIONAIS ON-LINE, COM ATIVIDADES LÚDICAS ATRAVÉS DE JOGOS E ATIVIDADES DE QUIZ INTERATIVOS, COM A PROBLEMATIZAÇÃO DE UM CONTEXTO ATRAVÉS DE VÍDEOS DISPONÍVEIS NA INTERNET, ENTRE OUTROS RECURSOS DIANTE DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER, ATRAVÉS DAS ATITUDES, A BOA RECEPTIVIDADE DOS ESTUDANTES DIANTE DAS METODOLOGIAS E RECURSOS UTILIZADOS, TIVEMOS TAMBÉM BONS RESULTADOS QUANTO A INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM, PERCEBENDO QUE OS ESTUDANTES APRENDERAM BEM OS CONCEITOS PRETENDIDOS, O QUE NOS PERMITE INDICAR AS POTENCIALIDADES DA PROPOSTA TANTO PARA O ENSINO REMOTO/HIBRIDO QUANTO PARA O ENSINO PRESENCIAL TOTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "LEIS DE NEWTON, ENSINO MÉDIO, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID124_09032022194041.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "tatiele.oliveira@professo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85278 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "FÍSICA NO ENSINO REMOTO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO SOBRE LEIS DE NEWTON" "resumo" => "AS TANTAS MODIFICAÇÕES QUE VEM OCORRENDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL, NOS PAPEIS DO ESTUDANTE E DO PROFESSOR E NAS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO CIDADÃ ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA, EXIGEM UMA CIÊNCIA QUE PROPORCIONE AO ESTUDANTE ENTENDER A NATUREZA E QUE SAIBA AGIR COM CONHECIMENTO E RESPONSABILIDADE NO SEU COTIDIANO. ADEMAIS, A PANDEMIA DA COVID 19 E A MUDANÇA PARA O ENSINO REMOTO, NOS DESAFIOU A BUSCAR E ELABORAR PROPOSTAS DIFERENCIADAS E OUSADAS, PARA REALIZAR ATÉ MESMO AS ATIVIDADES CORRIQUEIRAS DAS AULAS DE FÍSICA. NESSE TRABALHO, APRESENTAREMOS UMA PROPOSTA, REALIZADA POR MEIO DE QUATRO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS , NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, PARA TRABALHAR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS LEIS DE NEWTON: LEI DE INÉRCIA, TIPOS DE FORÇAS ATUANDO EM UM PLANO INCLINADO, LEI DA AÇÃO E REAÇÃO E ANALISE VETORIAL DE FORÇAS NUM PLANO INCLINADO, A QUAL NOS PERMITIU OBSERVAR AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR COM EXPERIMENTAÇÃO DEMONSTRATIVA REALIZADA POR VÍDEO AO VIVO, COM LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR A PARTIR DO USO DE SIMULADORES EDUCACIONAIS ON-LINE, COM ATIVIDADES LÚDICAS ATRAVÉS DE JOGOS E ATIVIDADES DE QUIZ INTERATIVOS, COM A PROBLEMATIZAÇÃO DE UM CONTEXTO ATRAVÉS DE VÍDEOS DISPONÍVEIS NA INTERNET, ENTRE OUTROS RECURSOS DIANTE DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER, ATRAVÉS DAS ATITUDES, A BOA RECEPTIVIDADE DOS ESTUDANTES DIANTE DAS METODOLOGIAS E RECURSOS UTILIZADOS, TIVEMOS TAMBÉM BONS RESULTADOS QUANTO A INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM, PERCEBENDO QUE OS ESTUDANTES APRENDERAM BEM OS CONCEITOS PRETENDIDOS, O QUE NOS PERMITE INDICAR AS POTENCIALIDADES DA PROPOSTA TANTO PARA O ENSINO REMOTO/HIBRIDO QUANTO PARA O ENSINO PRESENCIAL TOTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "LEIS DE NEWTON, ENSINO MÉDIO, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID124_09032022194041.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "tatiele.oliveira@professo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }