O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA ABORDAR IDEIAS QUE CERCAM O PENSAMENTO DE VIVIANE MOSÉ ACERCA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NO BRASIL, DEBATE ESSE QUE NÃO SE RESTRINGE APENAS A ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO, MAS É TAMBÉM UM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE E CULTURA CONTEMPORÂNEAS, PARA EXPLICARMOS SEU PENSAMENTO ACERCA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, UTILIZAREMOS SUA ENTREVISTA CEDIDA AO PROGRAMA DE TELEVISÃO, “CAFÉ FILOSÓFICO”, TRANSMITIDO PELO CANAL TV CULTURA NO ANO DE 2018 INTITULADA: “EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E OS DESAFIOS DA ESCOLA NO BRASIL” E EM SEU LIVRO QUE DATA DO ANO DE 2013, “ A ESCOLA E SEUS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS” COM O AUXÍLIO DA OBRA “O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA” DOS AUTORES KARL MARX E FRIEDRICH ENGLES, DEBATES PRESENTES AQUI ABORDAM, ALÉM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, UMA EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR QUE FOI CONSTRUÍDA DURANTE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE E QUE REVELA SEUS EFEITOS NO TEMPO CONTEMPORÂNEO, NOSSA AUTORA DISCUTIRÁ JUSTAMENTE AS PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS ENFRENTADAS NO PANORAMA NÃO APENAS DA ESCOLA, MAS SIM DA VIDA OU DA EXISTÊNCIA, QUE DESEMBOCAM SUAS PROBLEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NESSE SENTIDO VEREMOS AQUI NÃO UMA DICOTOMIA IDEAL DE ESCOLA E MUNDO COMO SENDO ESSES ELEMENTOS HETEROGÊNEOS, MAS SIM UM REFLEXO DE EFEITOS DO MUNDO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SUA RELAÇÃO HOMOGÊNEA.