LEITURA DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UM GÊNERO VISUAL
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85210 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "LEITURA DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UM GÊNERO VISUAL" "resumo" => "CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DO INFOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO, FOI DESENVOLVIDO UM PROJETO INTITULADO: LEITURA DE INFOGRÁFICOS, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA TURMA DO 2°ANO A E B, DA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB, NO PERÍODO DE MAIO A JULHO DE 2021. REINVENTAR-SE DIARIAMENTE É UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, O MUNDO E A TECNOLOGIA INOVAM-SE A CADA DIA, COM ISSO SURGE UMA NECESSIDADE DE UTILIZAR NOVOS MÉTODOS DE ENSINO EM SALA DE AULA E ASSIM CHAMAR A ATENÇÃO DOS DISCENTES PARA ASSUNTOS IMPORTANTES DE UMA MANEIRA QUE FIQUE MAIS FÁCIL A COMPREENSÃO. DESSE MODO, O INFOGRÁFICO ORGANIZA-SE ATRAVÉS DO USO DE IMAGENS, DESENHOS, CORES, FORMATOS E DEMAIS ELEMENTOS VISUAIS GRÁFICOS FACILITANDO O ENTENDIMENTO DE QUALQUER CONTEÚDO, TORNANDO ASSIM MAIS FÁCIL E DINÂMICA O APRENDIZADO PARA OS ALUNOS. O PROJETO DESENVOLVIDO TEVE COMO FINALIDADE TRABALHAR A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE INFOGRÁFICOS COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, MOSTRANDO CAMINHOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO COM O GÊNERO UTILIZADO, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA, FUNDAMENTADA NOS APONTAMENTOS TEÓRICOS DE: SANCHES (2001), CARITÁ (2000), GUTIERRREZ; PIETRO (1994) ENTRE OUTROS AUTORES QUE CONSIDERAM ESSA TEMÁTICA PERTINENTE. POR FIM, EVIDENCIAMOS QUE O INFOGRÁFICO É UM EXCELENTE RECURSOS PARA SER TRABALHADO PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA, ESSE GÊNERO TEXTUAL AMPLIA O CONHECIMENTO, TANTO A PRÁTICA ORAL, COMO A PRÁTICA VISUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "GÊNERO INFOGRÁFICO, ENSINO MÉDIO, LEITURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID185_04032022140926.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDA DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandasantos7168@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85210 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "LEITURA DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UM GÊNERO VISUAL" "resumo" => "CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DO INFOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO, FOI DESENVOLVIDO UM PROJETO INTITULADO: LEITURA DE INFOGRÁFICOS, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA TURMA DO 2°ANO A E B, DA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB, NO PERÍODO DE MAIO A JULHO DE 2021. REINVENTAR-SE DIARIAMENTE É UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, O MUNDO E A TECNOLOGIA INOVAM-SE A CADA DIA, COM ISSO SURGE UMA NECESSIDADE DE UTILIZAR NOVOS MÉTODOS DE ENSINO EM SALA DE AULA E ASSIM CHAMAR A ATENÇÃO DOS DISCENTES PARA ASSUNTOS IMPORTANTES DE UMA MANEIRA QUE FIQUE MAIS FÁCIL A COMPREENSÃO. DESSE MODO, O INFOGRÁFICO ORGANIZA-SE ATRAVÉS DO USO DE IMAGENS, DESENHOS, CORES, FORMATOS E DEMAIS ELEMENTOS VISUAIS GRÁFICOS FACILITANDO O ENTENDIMENTO DE QUALQUER CONTEÚDO, TORNANDO ASSIM MAIS FÁCIL E DINÂMICA O APRENDIZADO PARA OS ALUNOS. O PROJETO DESENVOLVIDO TEVE COMO FINALIDADE TRABALHAR A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE INFOGRÁFICOS COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, MOSTRANDO CAMINHOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO COM O GÊNERO UTILIZADO, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA, FUNDAMENTADA NOS APONTAMENTOS TEÓRICOS DE: SANCHES (2001), CARITÁ (2000), GUTIERRREZ; PIETRO (1994) ENTRE OUTROS AUTORES QUE CONSIDERAM ESSA TEMÁTICA PERTINENTE. POR FIM, EVIDENCIAMOS QUE O INFOGRÁFICO É UM EXCELENTE RECURSOS PARA SER TRABALHADO PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA, ESSE GÊNERO TEXTUAL AMPLIA O CONHECIMENTO, TANTO A PRÁTICA ORAL, COMO A PRÁTICA VISUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "GÊNERO INFOGRÁFICO, ENSINO MÉDIO, LEITURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID185_04032022140926.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDA DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandasantos7168@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }