UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E SUA EFICÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85178 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 206 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E SUA EFICÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESSENCIAIS PARA TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ, A GAMIFICAÇÃO É UMA DELAS E CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE JOGOS DENTRO DE CONTEXTOS DIFERENTES COMO O EDUCACIONAL, PERMITINDO UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E CONSEQUENTEMENTE A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM SEUS EIXOS ESTRUTURANTES (I, II E III), SENDO JUSTIFICADO ASSIM O PRESENTE ESTUDO DE CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, QUE CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO NO PIBID EM UMA TURMA DE TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS QUESTIONÁRIO, NA QUAL OCORREU A APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO MAIS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA PARA ANALISAR A SUA EFICÁCIA EM UMA AULA DE FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA: TEIAS, CADEIAS ALIMENTARES E PIRÂMIDES ECOLÓGICAS. ASSIM, FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O EIXO ESTRUTURANTE I SENDO OBSERVADO PELA ELABORAÇÃO MAIS CIENTÍFICA E COMPLETA DAS RESPOSTAS NO PÓS QUESTIONÁRIO, CORROBORANDO COM SUA EFICÁCIA, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIOS NOVOS ESTUDOS COM METODOLOGIAS AVALIATIVAS QUE CONSIGAM OBSERVAR OS OUTROS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CORROBORANDO COM AS DEMAIS EVIDÊNCIAS. ALÉM DISSO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE É EFETIVO PARA DIVULGAR EXPERIÊNCIAS E LEVANTAMENTO DE DEBATES ACERCA DA MESMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID206_28022022151433.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA GABRIELLY DE ARRUDA TOMÉ" "autor_nome_curto" => "ANINHA" "autor_email" => "anna.tome@aluno.uepb.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS I (CAMPINA GRANDE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85178 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 206 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E SUA EFICÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESSENCIAIS PARA TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ, A GAMIFICAÇÃO É UMA DELAS E CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE JOGOS DENTRO DE CONTEXTOS DIFERENTES COMO O EDUCACIONAL, PERMITINDO UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E CONSEQUENTEMENTE A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM SEUS EIXOS ESTRUTURANTES (I, II E III), SENDO JUSTIFICADO ASSIM O PRESENTE ESTUDO DE CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, QUE CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO NO PIBID EM UMA TURMA DE TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS QUESTIONÁRIO, NA QUAL OCORREU A APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO MAIS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA PARA ANALISAR A SUA EFICÁCIA EM UMA AULA DE FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA: TEIAS, CADEIAS ALIMENTARES E PIRÂMIDES ECOLÓGICAS. ASSIM, FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O EIXO ESTRUTURANTE I SENDO OBSERVADO PELA ELABORAÇÃO MAIS CIENTÍFICA E COMPLETA DAS RESPOSTAS NO PÓS QUESTIONÁRIO, CORROBORANDO COM SUA EFICÁCIA, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIOS NOVOS ESTUDOS COM METODOLOGIAS AVALIATIVAS QUE CONSIGAM OBSERVAR OS OUTROS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CORROBORANDO COM AS DEMAIS EVIDÊNCIAS. ALÉM DISSO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE É EFETIVO PARA DIVULGAR EXPERIÊNCIAS E LEVANTAMENTO DE DEBATES ACERCA DA MESMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID206_28022022151433.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA GABRIELLY DE ARRUDA TOMÉ" "autor_nome_curto" => "ANINHA" "autor_email" => "anna.tome@aluno.uepb.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS I (CAMPINA GRANDE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }