Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E SUA EFICÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85178
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 206
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E SUA EFICÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESSENCIAIS PARA TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ, A GAMIFICAÇÃO É UMA DELAS E CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE JOGOS DENTRO DE CONTEXTOS DIFERENTES COMO O EDUCACIONAL, PERMITINDO UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E CONSEQUENTEMENTE A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM SEUS EIXOS ESTRUTURANTES (I, II E III), SENDO JUSTIFICADO ASSIM O PRESENTE ESTUDO DE CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, QUE CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO NO PIBID EM UMA TURMA DE TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS QUESTIONÁRIO, NA QUAL OCORREU A APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO MAIS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA PARA ANALISAR A SUA EFICÁCIA EM UMA AULA DE FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA: TEIAS, CADEIAS ALIMENTARES E PIRÂMIDES ECOLÓGICAS. ASSIM, FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O EIXO ESTRUTURANTE I SENDO OBSERVADO PELA ELABORAÇÃO MAIS CIENTÍFICA E COMPLETA DAS RESPOSTAS NO PÓS QUESTIONÁRIO, CORROBORANDO COM SUA EFICÁCIA, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIOS NOVOS ESTUDOS COM METODOLOGIAS AVALIATIVAS QUE CONSIGAM OBSERVAR OS OUTROS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CORROBORANDO COM AS DEMAIS EVIDÊNCIAS. ALÉM DISSO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE É EFETIVO PARA DIVULGAR EXPERIÊNCIAS E LEVANTAMENTO DE DEBATES ACERCA DA MESMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID206_28022022151433.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA GABRIELLY DE ARRUDA TOMÉ"
    "autor_nome_curto" => "ANINHA"
    "autor_email" => "anna.tome@aluno.uepb.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS I (CAMPINA GRANDE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85178
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 206
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO E SUA EFICÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESSENCIAIS PARA TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ, A GAMIFICAÇÃO É UMA DELAS E CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE JOGOS DENTRO DE CONTEXTOS DIFERENTES COMO O EDUCACIONAL, PERMITINDO UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E CONSEQUENTEMENTE A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM SEUS EIXOS ESTRUTURANTES (I, II E III), SENDO JUSTIFICADO ASSIM O PRESENTE ESTUDO DE CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, QUE CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO NO PIBID EM UMA TURMA DE TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS QUESTIONÁRIO, NA QUAL OCORREU A APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO MAIS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA PARA ANALISAR A SUA EFICÁCIA EM UMA AULA DE FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA: TEIAS, CADEIAS ALIMENTARES E PIRÂMIDES ECOLÓGICAS. ASSIM, FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O EIXO ESTRUTURANTE I SENDO OBSERVADO PELA ELABORAÇÃO MAIS CIENTÍFICA E COMPLETA DAS RESPOSTAS NO PÓS QUESTIONÁRIO, CORROBORANDO COM SUA EFICÁCIA, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIOS NOVOS ESTUDOS COM METODOLOGIAS AVALIATIVAS QUE CONSIGAM OBSERVAR OS OUTROS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CORROBORANDO COM AS DEMAIS EVIDÊNCIAS. ALÉM DISSO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE É EFETIVO PARA DIVULGAR EXPERIÊNCIAS E LEVANTAMENTO DE DEBATES ACERCA DA MESMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID206_28022022151433.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA GABRIELLY DE ARRUDA TOMÉ"
    "autor_nome_curto" => "ANINHA"
    "autor_email" => "anna.tome@aluno.uepb.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS I (CAMPINA GRANDE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESSENCIAIS PARA TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ, A GAMIFICAÇÃO É UMA DELAS E CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE JOGOS DENTRO DE CONTEXTOS DIFERENTES COMO O EDUCACIONAL, PERMITINDO UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E CONSEQUENTEMENTE A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM SEUS EIXOS ESTRUTURANTES (I, II E III), SENDO JUSTIFICADO ASSIM O PRESENTE ESTUDO DE CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, QUE CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO NO PIBID EM UMA TURMA DE TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS QUESTIONÁRIO, NA QUAL OCORREU A APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO MAIS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA PARA ANALISAR A SUA EFICÁCIA EM UMA AULA DE FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA: TEIAS, CADEIAS ALIMENTARES E PIRÂMIDES ECOLÓGICAS. ASSIM, FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O EIXO ESTRUTURANTE I SENDO OBSERVADO PELA ELABORAÇÃO MAIS CIENTÍFICA E COMPLETA DAS RESPOSTAS NO PÓS QUESTIONÁRIO, CORROBORANDO COM SUA EFICÁCIA, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIOS NOVOS ESTUDOS COM METODOLOGIAS AVALIATIVAS QUE CONSIGAM OBSERVAR OS OUTROS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CORROBORANDO COM AS DEMAIS EVIDÊNCIAS. ALÉM DISSO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE É EFETIVO PARA DIVULGAR EXPERIÊNCIAS E LEVANTAMENTO DE DEBATES ACERCA DA MESMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.