AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESSENCIAIS PARA TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ, A GAMIFICAÇÃO É UMA DELAS E CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE JOGOS DENTRO DE CONTEXTOS DIFERENTES COMO O EDUCACIONAL, PERMITINDO UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E CONSEQUENTEMENTE A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM SEUS EIXOS ESTRUTURANTES (I, II E III), SENDO JUSTIFICADO ASSIM O PRESENTE ESTUDO DE CARÁTER HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, QUE CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO NO PIBID EM UMA TURMA DE TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS QUESTIONÁRIO, NA QUAL OCORREU A APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO MAIS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA PARA ANALISAR A SUA EFICÁCIA EM UMA AULA DE FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA: TEIAS, CADEIAS ALIMENTARES E PIRÂMIDES ECOLÓGICAS. ASSIM, FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O EIXO ESTRUTURANTE I SENDO OBSERVADO PELA ELABORAÇÃO MAIS CIENTÍFICA E COMPLETA DAS RESPOSTAS NO PÓS QUESTIONÁRIO, CORROBORANDO COM SUA EFICÁCIA, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIOS NOVOS ESTUDOS COM METODOLOGIAS AVALIATIVAS QUE CONSIGAM OBSERVAR OS OUTROS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CORROBORANDO COM AS DEMAIS EVIDÊNCIAS. ALÉM DISSO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE É EFETIVO PARA DIVULGAR EXPERIÊNCIAS E LEVANTAMENTO DE DEBATES ACERCA DA MESMA.