AS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85305 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 441 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS, COMO RECURSO PEDAGÓGICO, PASSOU A SER BEM MAIS UTILIZADO NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, NA PANDEMIA DA COVID19. NESTE CONTEXTO, DE ENSINO REMOTO, A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO E, POR ESPECÍFICOS: (I) APRESENTAR UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE POSSIBILITA, PELO VIÉS DAS TECNOLOGIAS, MELHORIAS NO ENSINO DE LÍNGUA, COM ÊNFASE NA LEITURA E ESCRITA DE REDAÇÕES DO ENEM; (II) IDENTIFICAR OS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PARA INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. DADO O EXPOSTO, A PRESENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL DE CUNHO DESCRITIVO, FUNDAMENTADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS, PARTE DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE (MOÉS; CAVALCANTI, 2021); (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004); (MACHADO, 2009) E (BRONCKART, 2006). O CORPUS ANALISADO É UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA, COM FOCO NA LEITURA E ESCRITA DE REDAÇÕES, CONSTRUÍDA PELOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS, CAMPUS I, DA UEPB, INSERIDOS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID 2020/2022). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APRESENTADA, CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICANTE PARA MELHORIAS NA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE PROPORCIONOU A REALIZAÇÃO DE DINÂMICAS, ATIVIDADES COLABORATIVAS, A ORGANIZAÇÃO DAS AULAS, O USO DO VÍDEO COMO MOTIVADOR DE DISCUSSÕES CONSTRUTIVAS, E A INTERAÇÃO DO PROFESSOR COM O ALUNO DE FORMA RÁPIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, RECURSOS DIGITAIS, PIBID, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID441_10032022132834.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA STEFANY SILVA ALMIRANTE" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.almirante@aluno.ue" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85305 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 441 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS, COMO RECURSO PEDAGÓGICO, PASSOU A SER BEM MAIS UTILIZADO NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, NA PANDEMIA DA COVID19. NESTE CONTEXTO, DE ENSINO REMOTO, A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO E, POR ESPECÍFICOS: (I) APRESENTAR UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE POSSIBILITA, PELO VIÉS DAS TECNOLOGIAS, MELHORIAS NO ENSINO DE LÍNGUA, COM ÊNFASE NA LEITURA E ESCRITA DE REDAÇÕES DO ENEM; (II) IDENTIFICAR OS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PARA INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. DADO O EXPOSTO, A PRESENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL DE CUNHO DESCRITIVO, FUNDAMENTADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS, PARTE DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE (MOÉS; CAVALCANTI, 2021); (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004); (MACHADO, 2009) E (BRONCKART, 2006). O CORPUS ANALISADO É UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA, COM FOCO NA LEITURA E ESCRITA DE REDAÇÕES, CONSTRUÍDA PELOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS, CAMPUS I, DA UEPB, INSERIDOS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID 2020/2022). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APRESENTADA, CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICANTE PARA MELHORIAS NA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE PROPORCIONOU A REALIZAÇÃO DE DINÂMICAS, ATIVIDADES COLABORATIVAS, A ORGANIZAÇÃO DAS AULAS, O USO DO VÍDEO COMO MOTIVADOR DE DISCUSSÕES CONSTRUTIVAS, E A INTERAÇÃO DO PROFESSOR COM O ALUNO DE FORMA RÁPIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, RECURSOS DIGITAIS, PIBID, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID441_10032022132834.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA STEFANY SILVA ALMIRANTE" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.almirante@aluno.ue" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }