POR MEIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), OS ESTUDANTES DE LICENCIATURA VINCULADOS AO PROGRAMA, TÊM A POSSIBILIDADE DE VIVENCIAR UMA APROXIMAÇÃO AOS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR E DISCUTIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA AÇÃO DE BOLSISTAS ID ATRAVÉS DA APLICAÇÃO UM PROJETO DENOMINADO PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS NA EEMTI ELZA GOERSCH, LOCALIZADA EM FORQUILHA-CE. A PROPOSTA DO PROJETO FOI DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO POR MEIO DE AULAS ASSÍNCRONAS NO CONTRA TURNO LETIVO, ESTIMULANDO DE MANEIRA CRIATIVA E LÚDICA A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA POR MEIO DE REFORÇO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, ALÉM DE ESCLARECER DÚVIDAS. DE ACORDO COM OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE, 80% CONSIDERA QUE A METODOLOGIA UTILIZADA FOI MUITO EFICAZ E 90% CONSIDERA QUE A ATIVIDADE, ALÉM CONTRIBUIR PARA ESCLARECER DÚVIDAS TAMBÉM AGREGOU CONHECIMENTOS NOVOS. ADICIONALMENTE, A ATIVIDADE CONTRIBUIU DE MODO FAVORÁVEL PARA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ID, APROXIMANDO O FUTURO DOCENTE DA SALA DE AULA.