OBSERVANDO O CENÁRIO ATÍPICO NO QUAL A EDUCAÇÃO ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19, OCORRE A NECESSIDADE EMERGENCIAL DE SE REPENSAR AS PRÁTICAS DE ENSINO DENTRO DA SALA DE AULA, A QUAL PASSOU A EXISTIR EM AMBIENTE VIRTUAL. TAIS IMPACTOS TAMBÉM FORAM ABSORVIDOS EM CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES, NISSO, A IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDIC’S MOSTROU-SE COMO UMA GRANDE ALIADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA. ASSIM, ESTE TRABALHO TEM COMO PROBLEMÁTICA: COMO PREPARAR OS ALUNOS PARA OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTES NO ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO) COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL? ESTANDO TODOS AFASTADOS DA SALA DE AULA PRESENCIAL, É PRECISO SE REINVENTAR DIANTE DAS OPÇÕES METODOLÓGICAS QUE O PRESENTE IMPÕE. NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS ESPERA-SE QUE PROFESSORES SEJAM CRIATIVOS E ESTEJAM ABERTOS A NOVOS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE, PARA TANTO, O AUXÍLIO DAS TDICS TORNOU-SE MAIS PRESENTE NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS À GEOGRAFIA FÍSICA. O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM É UMA AÇÃO CONCERNENTE A TODAS AS SOCIEDADES. O AUTOR API (2021), DESCREVE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO” TRAZ A TONA A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS PARA A HUMANIDADE [...] APONTANDO PARA A NECESSIDADE DE QUE EDUCAÇÃO ACOMPANHE AS EVOLUÇÕES DA SOCIEDADE, ADERINDO AOS USOS DAS TDICS PARA PROMOVER UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS ATRATIVOS PARA OS EDUCANDOS (API, 2021). DESSE MODO, SEGUNDO NASCIMENTO (2012) OS ITENS TECNOLÓGICOS VÊM FAZENDO PARTE DA VIDA DAS PESSOAS, MODIFICANDO SEUS COSTUMES E A FORMA DE VIVER. O PROFESSOR DE GEOGRAFIA PRECISA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DESSAS TDICS, PODENDO UTILIZAR NAS AULAS INÚMEROS SITES, APLICATIVOS E PLATAFORMAS, COM A POSSIBILIDADE DE ABORDAR OS MAIS DIFERENTES ASPECTOS DA GEOGRAFIA A PARTIR DO USO DE GRÁFICOS, VÍDEOS, FILMES, ALÉM DA POSSIBILIDADE DA AULA DE CAMPO VIRTUAL, APROXIMANDO O ALUNO DO ESPAÇO CONCRETO (NEVES&MUNIZ, 2011). ASSIM, É IMPORTANTE PLANEJAR AS AULAS DE GEOGRAFIA E PENSAR EM COMO INCENTIVAR A BUSCA POR CONHECIMENTOS USANDO AS TDICS (API, 2021). COM RELAÇÃO AO ENSINO DA GEOGRAFIA, SOBRETUDO NESSE MOMENTO DE DISTANCIAMENTO DA SALA DE AULA, AS TDICS REPRESENTAM UM GRANDE POTENCIAL DE ACESSO A INFORMAÇÕES ATUALIZADAS, IMAGENS, DADOS, MAPAS, DENTRE OUTROS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS CONTEÚDOS SISTEMATIZADOS, AO MESMO TEMPO, EM QUE SE TORNAM PESQUISADORES E SUJEITOS CAPAZES DE CONSTRUIR CONHECIMENTO E USAR A TECNOLOGIA COM MAIS PROPRIEDADE E CONSCIÊNCIA (API, 2021). NA METODOLOGIA UTILIZADA DURANTE AS AULAS EM AMBIENTE VIRTUAL, AS TDIC’S VINHAM ATRELADAS AO CONTEÚDO EXPOSTO EM SLIDES E EM PLATAFORMAS GRATUITAS E DE FÁCIL ACESSO AOS ALUNOS. PARA QUANTIFICAR E MEDIR O IMPACTO DO USO DE TAIS METODOLOGIAS FORAM UTILIZADOS FORMULÁRIO ELETRÔNICO, ENTENDO QUE MESMO COM AS DESVANTAGENS, A TENDÊNCIA É QUE AS PESQUISAS COM USO DE QUESTIONÁRIOS VIA E-MAIL E DE WEBSITES CONTINUEM CRESCENDO, DADO A VELOCIDADE DE EXPANSÃO DOS USUÁRIOS DA INTERNET (ILIEVA, 2002). PARA TANTO, É SIGNIFICATIVO QUE OS PESQUISADORES CONHEÇAM MANEIRAS DE MINIMIZAR AS DESVANTAGENS DAS PESQUISAS ON-LINE, A FIM DE APROVEITAR MELHOR A POTENCIALIDADE DESSA FERRAMENTA, PODENDO ASSIM PROPORCIONAR MAIORES VANTAGENS TANTO PARA O PESQUISADOR QUANTO PARA O ENTREVISTADO. UMA DAS MANEIRAS É CONHECER MELHOR COMO OS ENTREVISTADOS PERCEBEM O USO DOS QUESTIONÁRIOS ON-LINE E TAMBÉM O PERFIL DOS MESMOS, TORNANDO POSSÍVEL PLANEJAR O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS DA MANEIRA MAIS ADEQUADA ÀS NECESSIDADES DE QUEM IRÁ RESPONDÊ-LO (VIEIRA&CASTRO, 2021) NO QUE DIZ RESPEITO AOS CONTEÚDOS VOLTADOS A TEMÁTICA DE GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA FORAM UTILIZADAS AS PLATAFORMAS GOOGLE EARTH PRO E GOOGLE MAPS ONDE OS ALUNOS PODERIAM VER EM TEMPO REAL AS MODELAGENS DO RELEVO, ALÉM DE DESENVOLVEREM A PRÁTICA CARTOGRÁFICA. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS VOLTADOS A TEMÁTICA DE CLIMATOLOGIA FORAM UTILIZADOS A PLATAFORMA DE SATÉLITE CLIMATEMPO E O RADAR GOES DISPONIBILIZADO PELA FUNDAÇÃO CEARENSE DE METEOROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS (FUNCEME), ALÉM DA ANÁLISE DE MAPAS VIRTUAIS OBTIDOS EM SITES GOVERNAMENTAIS COMO O DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA ESPACIAL (INPE) E O INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). DESSA FORMA, SOMADAS AOS CONTEÚDOS DE PRAXE, ESSAS TECNOLOGIAS COM A MEDIAÇÃO DOCENTE TORNARAM AS AULAS MAIS PARTICIPATIVAS E OS ALUNOS INCLUSOS MAIS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS, DEMONSTRANDO QUE TAIS FERRAMENTAS SÃO BEM-VISTAS POR ELES AO PASSO QUE POSSIBILITANDO O ACESSO PODEM SER UTILIZADAS A QUALQUER MOMENTO, SEJA NO COMPUTADOR, CELULAR OU TABLET. DESTARTE, A IDEALIZAÇÃO VINCULADA AO PENSAMENTO INOVADOR DA APLICAÇÃO DAS TDIC’S NO AMBIENTE DE AULAS VIRTUAIS, NOS TRAZ UMA PERSPECTIVA ANIMADORA, VISTO QUE EM RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS REALIZADAS, OBTIVEMOS RESPOSTAS POSITIVAS POR PARTE DOS DISCENTES, OS QUAIS AVALIARAM ASPECTOS LIGADOS A MELHORIA DA APRENDIZAGEM, DINÂMICA DA AULA, DENTRE OUTROS.EM SUMA, NO MODELO DE ENSINO REMOTO TEMOS AO NOSSO FAVOR A INTERNET E VARIADOS ADEREÇOS DE SOFTWARES, TODAVIA, SE COLOCA A REFLEXÃO DE QUANDO OS VENTOS PANDÊMICOS PASSAREM COMO RESTITUIR NOVAMENTE O VÍNCULO COM OS ESTUDANTES E COM A SALA DE AULA SENDO UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR, QUAIS IMPACTOS A UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS PODEM CAUSAR NA APRENDIZAGEM DOS VESTIBULANDOS? ESSA PROBLEMÁTICA MAIS ACIMA TENDO A UTILIZAÇÃO DESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE MODO ADEQUADO TEM VIABILIZADO AULAS MAIS DINÂMICAS DENTRO DO CITADO PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. ADEMAIS, TÃO LOGO PROFESSORES E ALUNOS RETORNEM AOS AMBIENTES DE ENSINO, ESSES RECURSOS NÃO DEVEM CAIR EM ESQUECIMENTO, MAS SIM, SEREM INCORPORADOS ÀS ATIVIDADES COTIDIANAS, HAJA VISTA QUE SÃO INSTRUMENTOS VERSÁTEIS PASSÍVEIS DE APLICAÇÃO EM MUITOS MOMENTOS DE AULAS PRESENCIAIS.
REFERÊNCIAS:
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NASCIMENTO, E. A. AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO PRESENCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE: VIRTUALIDADES REAIS OU AMBIVALÊNCIAS VIRTUAIS?DISSERTAÇÃO. UFMG, BELO HORIZONTE, 2011.
NEVES, B. P., & MUNIZ, A. M. V. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E A GEOGRAFIA: APLICAÇÕES NO ENSINO DA GEOGRAFIA HUMANA. V CONEDU, 1-5. 2018
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