Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DAS TECNOLOGIAS COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, TECNOLOGIA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM Relato de Experiência(RE) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84894
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 1894
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NO SUBPROJETO DE ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (CAPF/UERN). O ESTUDO SURGIU DA NECESSIDADE DE NOS ADAPTARMOS A ESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES PROPORCIONADOS PELO USO DAS TICS NO ENSINO REMOTO DAS AULAS DO PIBID. COMO ESTRATÉGIAS DE APOIO, UTILIZAMOS FERRAMENTAS QUE AUXILIASSEM E FACILITASSEM O CONTATO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DENTRE ELAS ESTÃO O POWER POINT E YOUTUBE E. ATRAVÉS DELAS, CONSTRUÍMOS VÍDEOS COM IMAGENS, TEXTOS E ÁUDIOS QUE TORNARAM AS AULAS MAIS DIDÁTICAS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO. TEMOS COMO APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO AS LIÇÕES DE MORAN (2011), COUTINHO, (2011), DEMO (2008), ENTRE OUTROS, QUE APONTAM QUE ESSAS TECNOLOGIAS SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA QUE POSSA ACONTECER A APRENDIZAGEM NESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID/19."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "PIBID, TECNOLOGIA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID1894_26102021130223.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO MARTINS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NANDO"
    "autor_email" => "fernandomartins@alu.uern."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84894
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 1894
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NO SUBPROJETO DE ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (CAPF/UERN). O ESTUDO SURGIU DA NECESSIDADE DE NOS ADAPTARMOS A ESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES PROPORCIONADOS PELO USO DAS TICS NO ENSINO REMOTO DAS AULAS DO PIBID. COMO ESTRATÉGIAS DE APOIO, UTILIZAMOS FERRAMENTAS QUE AUXILIASSEM E FACILITASSEM O CONTATO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DENTRE ELAS ESTÃO O POWER POINT E YOUTUBE E. ATRAVÉS DELAS, CONSTRUÍMOS VÍDEOS COM IMAGENS, TEXTOS E ÁUDIOS QUE TORNARAM AS AULAS MAIS DIDÁTICAS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO. TEMOS COMO APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO AS LIÇÕES DE MORAN (2011), COUTINHO, (2011), DEMO (2008), ENTRE OUTROS, QUE APONTAM QUE ESSAS TECNOLOGIAS SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA QUE POSSA ACONTECER A APRENDIZAGEM NESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID/19."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "PIBID, TECNOLOGIA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID1894_26102021130223.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO MARTINS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NANDO"
    "autor_email" => "fernandomartins@alu.uern."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NO SUBPROJETO DE ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (CAPF/UERN). O ESTUDO SURGIU DA NECESSIDADE DE NOS ADAPTARMOS A ESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES PROPORCIONADOS PELO USO DAS TICS NO ENSINO REMOTO DAS AULAS DO PIBID. COMO ESTRATÉGIAS DE APOIO, UTILIZAMOS FERRAMENTAS QUE AUXILIASSEM E FACILITASSEM O CONTATO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DENTRE ELAS ESTÃO O POWER POINT E YOUTUBE E. ATRAVÉS DELAS, CONSTRUÍMOS VÍDEOS COM IMAGENS, TEXTOS E ÁUDIOS QUE TORNARAM AS AULAS MAIS DIDÁTICAS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO. TEMOS COMO APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO AS LIÇÕES DE MORAN (2011), COUTINHO, (2011), DEMO (2008), ENTRE OUTROS, QUE APONTAM QUE ESSAS TECNOLOGIAS SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA QUE POSSA ACONTECER A APRENDIZAGEM NESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID/19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.