A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) TEM COMO UM DOS OBJETIVOS PARA O CAMPO DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. JÁ PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (SBC) AS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS ABORDADAS SÃO OBSOLETAS, POIS, UTILIZAM UM PARADIGMA DE COMPUTAÇÃO SUPERADO PARA CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS. DENTRE ELAS PODEMOS CITAR A FALTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS, O USO DE FLUXOGRAMAS ENQUANTO FERRAMENTA, POIS, É UMA LINGUAGEM ULTRAPASSADA E PRESENTE EM UM PARADIGMA DE COMPUTAÇÃO NÃO UTILIZADO DESDE OS ANOS DE 1970 POR NÃO SER O MAIS ADEQUADO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (SBC 2017). SABENDO DISSO, NA CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OPTAMOS PELA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE TRATEM A OU O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA E PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OU SEJA, DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ABSORVER OS CONTEÚDOS PROGRAMADOS COM AUTONOMIA. UMA METODOLOGIA ATIVA QUE POSSUI GRANDE ÊXITO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL É O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS DEVIDO AO ACESSO FACILITADO A NOVAS TECNOLOGIAS. ALÉM DISSO, DE ACORDO COM A LITERATURA, HÁ UMA LIGAÇÃO DIRETA COM DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES TÍPICAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL (LOZZA 2019). PORTANTO, O OBJETIVO DESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI INVESTIGAR QUAIS APRENDIZAGENS DISCIPLINARES SÃO APROPRIADAS E COMPREENDER SE HÁ DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO JOGO “CONTINUE DANÇANDO” PRESENTE NA PLATAFORMA CODE.ORG ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS COM AS COREOGRAFIAS POSSÍVEIS DE SE PROGRAMAREM NO JOGO. FORAM PLANEJADOS DEZ ENCONTROS DE DUAS HORAS DE AULA EM TRÊS TURMAS: DUAS DE NONO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL E UMA DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. POR CONTA DOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DA COVID-19 PARTE DAS TURMAS ESTEVE PRESENCIALMENTE NA ESCOLA E OUTRA PARTE ESTEVE DE FORMA REMOTA, POR ISSO, A DINÂMICA DAS AULAS TEVE QUE SER PENSADA PARALELAMENTE. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA TINHA COMO OS SEGUINTES CONTEÚDOS GERAIS: CINEMÁTICA, DINÂMICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ÓPTICA, GEOMETRIA PLANA, ACÚSTICA E MÚSICA. CADA CONTEÚDO SERIA TRABALHADO DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO DAS NOVE ETAPAS DO JOGO EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NAS FASES. ALÉM DISSO, FOI PRETENDIDO DISCUTIR QUALITATIVAMENTE OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DAS MÚSICAS PRESENTES NO JOGO, PARA ISSO, FORAM SELECIONADOS OS GÊNEROS MUSICAIS HIP-HOP E MÚSICA LATINA E TAMBÉM FOI PENSADO EM DEBATER A INFLUÊNCIA DA CULTURA LGBTQI+ NA MÚSICA POP. A AVALIAÇÃO PROPOSTA FOI A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (ESTRELA, 2002) PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DE CADA AULA. ALÉM DISSO, CADA ALGORITMO DESENVOLVIDO PELO CORPO DISCENTE FOI ANALISADO NO PROCESSO AVALIATIVO. POR FIM, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO CONTENDO OS CONTEÚDOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA PLANEJADO USANDO O JOGO PARA ILUSTRAR AS QUESTÕES. NO PRIMEIRO ENCONTRO FOI REALIZADO O CADASTRO NA PLATAFORMA E FOI EXPLICADO QUAIS SERIAM OS OBJETIVOS DAS AULAS. POSTERIORMENTE, NA PRIMEIRA S. AULA DA SEMANA SEGUINTE, NÃO FOI POSSÍVEL COMPARECER NA ESCOLA POR CONTA DE PROBLEMAS DE SANEAMENTO DA ESCOLA. COM ISSO, FOI POSSÍVEL INICIAR A PRIMEIRA ETAPA DO JOGO. NA TERCEIRA SEMANA, FOI PROPOSTA UMA RODA DE CONVERSA NA PARTE EXTERNA DA ESCOLA, COM O OBJETIVO DE EXPLICITAR ALGUNS CONTEÚDOS ATRAVÉS DA ABSTRAÇÃO DO JOGO E A DEMONSTRAÇÃO DE ALGUMAS CONSTRUÇÕES FEITAS POR ESTUDANTES QUE SE DISPUSERAM. A PARTIR DA QUARTA SEMANA O DISJUNTOR DO LABORATÓRIO COMEÇOU A APRESENTAR PROBLEMAS DE SOBRECARGA INVIABILIZANDO O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS ATIVIDADES. PARA RESOLVER ISSO FOI NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR (FREIRE) PARA LIDAR COM AS DIFICULDADES DO CONTEXTO ESCOLAR, POIS, A FALTA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA QUE ERA O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA ESSA PRÁTICA. SEGUNDO COMO MOTIVADOR DO ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO MEIO DE GERAÇÃO DE AUTONOMIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DO COLÉGIO EM QUE TRABALHAMOS, POIS A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE INFORMÁTICA ABREM PORTAS PARA O CURSO TÉCNICO OFERTADO NO PRÓPRIO. NAS TURMAS REMOTAS HOUVE A ADESÃO DAS ATIVIDADES DE UMA DAS TURMAS DE NONO ANO, PORÉM, POR CONTA DAS DIFICULDADES COM INTERNET, EQUIPAMENTO, LOCAL DE ESTUDOS ADEQUADOS DIVERSAS VEZES ERA NECESSÁRIO EXPLICAR OS MESMOS PROCESSOS REPETIDAMENTE. ISSO OCORRIA, POIS, ALGUNS ALUNOS APARECIAM ESPORADICAMENTE, POIS, DEVIDO A PANDEMIA DE COVID-19 A PRESENÇA NAS ESCOLAS DO ESTADO DO PARANÁ NÃO ERA OBRIGATÓRIA. POR FIM, NOS DEZ ENCONTROS FORAM TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA E INTRODUZIDOS ALGUNS CONCEITOS DE ÓPTICA E CINEMÁTICA. ALÉM DISSO, ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES ACERCA DA MÚSICA LATINA FORAM IMPORTANTES PARA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE RECONHECIMENTO DE PADRÃO, QUE É UM DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL, JUNTO COM A ABSTRAÇÃO, ALGORITMO E DECOMPOSIÇÃO. A ABSTRAÇÃO FOI TRABALHADA RECORRENTEMENTE NO JOGO, NAS RODAS DE CONVERSA E NAS EXPLICAÇÕES EXPOSITIVAS EM SALA DE AULA, O ALGORITMO FOI CONSTRUÍDO ATRAVÉS DAS ETAPAS DO JOGO. NA AVALIAÇÃO FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE ALGUNS CONTEÚDOS COMO MOVIMENTO, VELOCIDADE E REFERENCIAL FORAM ASSIMILADOS. ESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEMONSTROU QUE PARA O DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE HAJA POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO TANTO DO LABORATÓRIO, QUANTO DOS PROFESSORES. ESSE TRABALHO FOI ESCRITO NO PERÍODO DE SETEMBRO DENTRO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOMENTADO PELA CAPES E SEM OS PAGAMENTOS DAS BOLSAS PREVISTAS NO EDITAL