O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O PROJETO REALIZADO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ABORDANDO O JOGO DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS (DO INGLÊS, ROLE PLAYING GAME - RPG), SOB UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PELO SUBPROJETO ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA E LETRAS, QUE TEM COMO MOTIVAÇÃO AS “MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA ESCOLA: CORPO, ARTE E ESCRITA”. A FIM DE CONTEMPLAR ESSA IDEIA, OS BOLSISTAS OPORTUNIZARAM VIVÊNCIAS SOB A TEMÁTICA DO RPG A ALUNOS DO 5° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VINTE E CINCO DE JULHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPO BOM/RS, DURANTE O PERÍODO LETIVO DE 2021. OS ENCONTROS COM OS ALUNOS OCORRIAM SEMANALMENTE COM HORÁRIOS VARIÁVEIS, MAS DE DURAÇÃO MÍNIMA DE UMA HORA. POR MEIO DE UMA METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR E ANCORADOS EM UM PLANEJAMENTO COLETIVO SEMANAL, OS BOLSISTAS TROUXERAM ATIVIDADES E CONTEÚDO DE SEUS CAMPOS DE CONHECIMENTO PARA SOCIALIZAR, ARGUMENTAR, REFLETIR EM CONJUNTO E ASSIM ORGANIZAR E ESTRUTURAR AS ATIVIDADES QUE SERIAM REALIZADAS. ESSAS INTERVENÇÕES OBJETIVARAM O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, ARGUMENTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DAS MÚLTIPLAS NARRATIVAS (ESCRITA, VISUAL E CINESTÉSICA) SOB O FIO CONDUTOR DA NARRATIVA CONSTRUÍDA AO LONGO DO JOGO. AS AULAS FORAM REALIZADAS EM DOIS PERÍODOS DISTINTOS: UM DE FORMA VIRTUAL SÍNCRONA E OUTRO NA ESCOLA DE FORMA PRESENCIAL. NO PRIMEIRO, DIVERSAS ATIVIDADES FORAM ELABORADAS UTILIZANDO PLATAFORMAS E FERRAMENTAS ONLINE, COMO JAMBOARD, PADLET E O YOUTUBE, QUE ALIARAM O VIRTUAL AO MUNDO FÍSICO DE FORMA LÚDICA, A FIM DE EXPLORAR OS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA PRÁTICA DO JOGO DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS. PARTINDO DE PREMISSAS CONHECIDAS, TAIS COMO LIVROS DE CONTOS DE FADA, QUADRINHOS E ANIMAÇÕES, CONSTRUIU-SE NARRATIVAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOSSOCIAIS DOS PERSONAGENS QUE COMPUNHAM A TRAMA. ESSE PROCESSO SERVIU PARA EVIDENCIAR O SISTEMA DE CLASSE DE PERSONAGENS INSPIRADO EM TORMENTA 20 QUE FOI APRESENTADO E UTILIZADO POSTERIORMENTE NA AVENTURA. AO COMPREENDER QUE CADA JOGADOR CONTROLARIA UM PERSONAGEM COM HABILIDADES, CAPACIDADES E DIFICULDADES DISTINTAS, OS ALUNOS FORAM SE FAMILIARIZANDO COM A LÓGICA DE QUE CADA COMPONENTE DO GRUPO É IMPORTANTE PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROSSEGUIMENTO NA TRAMA. EM UM SEGUNDO MOMENTO, PÓS RECESSO DE INVERNO, AS ATIVIDADES DO PIBID PASSARAM A SER REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. COM ISSO, O CONTATO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS FORAM MAIS FAVORÁVEIS A SEREM TRABALHADAS. NESTE MOMENTO TAMBÉM FOI INICIADA A NARRATIVA QUE DARIA SIGNIFICADO ÀS DINÂMICAS PROPOSTAS. A MISSÃO PASSADA AOS ALUNOS ERA DE PROTEGER O REINO FICTÍCIO DE TROPOS DO EXÉRCITO DE ZUMBIS COMANDADOS PELA FIGURA DO VILÃO, O LICH REI, PORÉM, COMO TRATAVA-SE DE UM SER MORTO-VIVO, ARMAS COMUNS E MAGIAS SIMPLES NÃO FUNCIONARIAM CONTRA ELE. OS AVENTUREIROS PRECISARIAM COLETAR TRÊS FRAGMENTOS DE UMA JOIA MÁGICA PARA QUE PUDESSEM ACABAR COM O ENCANTAMENTO E LIBERTÁ-LO DO MAL. ESSA FOI A PREMISSA MOTIVADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FORAM PROPOSTAS, ALTERNANDO E MESCLANDO ENTRE OS DIVERSOS CAMPOS DO SABER. PARA EXEMPLIFICAR O TRABALHO PEDAGÓGICO, NA PRIMEIRA AULA FOI PROPOSTO UMA ATIVIDADE DE CAÇA AO TESOURO, EM QUE FOI NECESSÁRIO LOCALIZAR AS FICHAS DAS PERSONAGENS QUE OS ALUNOS ASSUMIRIAM CONTROLE. A NARRATIVA, QUE JUSTIFICOU ISSO, FOI DE QUE OS JOGADORES FORAM INVOCADOS PARA UM MUNDO DE FANTASIA, ONDE PERDERAM AS MEMÓRIAS, APENAS PROCURANDO NO FUNDO DE SEU SER, SERIAM CAPAZES DE SE RECONHECER. EM OUTRA AULA, OS AVENTUREIROS TERIAM DE SE EQUIPAR PARA COMBATER AS FORÇAS DO MAL, PARA ISSO FOI REALIZADO UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE ARTEFATOS COM MATERIAL RECICLADO. AO LONGO DAS SEMANAS, ABORDANDO OS CONCEITOS DE CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS, CONSTRUÇÃO E CONCORDÂNCIA NA CRIAÇÃO DE NARRATIVAS, EXPRESSÃO RÍTMICA, CÊNICA E GRÁFICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER UM AMADURECIMENTO NAS DECISÕES E ATITUDES DOS ALUNOS. SE EM UM PRIMEIRO MOMENTO AS FALAS E AÇÕES ERAM EGOCÊNTRICAS E PESSOAIS, AOS POUCOS ELES PASSARAM A AGIR E PENSAR COMO A FIGURA, A QUAL ESTAVAM INCUMBIDOS DE ASSUMIR O PAPEL, VIVENCIANDO DE FATO A INTERPRETAÇÃO PROPOSTA PELOS ROLE PLAYING GAMES. ALÉM DISSO, OS ALUNOS FORAM INTRODUZIDOS A UM VASTO UNIVERSO DE FANTASIAS, ONDE A IMAGINAÇÃO, A COOPERAÇÃO, O PENSAMENTO ANALÍTICO, A ORGANIZAÇÃO, A ARGUMENTAÇÃO E A SOCIALIZAÇÃO ENTRE PARES, RESULTA EM UM MOVIMENTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUO DE APRENDIZAGENS TRANSVERSAIS, QUE PODE SER EXPLORADO AO LONGO DE TODA A VIDA. DESTA FORMA, O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PIBID AOS ALUNOS DA EMEF 25 DE JULHO, AO LONGO DESTE CICLO, BUSCOU APRESENTAR O RPG COMO POSSIBILIDADE DE PRÁTICA SOCIOCULTURAL E OFERECER FERRAMENTAS QUE FACILITEM A REALIZAÇÃO DAS MESMAS, ALÉM DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PERTINENTES A DIVERSOS CAMPOS DO CONHECIMENTO DE FORMA INTERCONECTADA E SIMULTÂNEA ATRAVÉS DE UMA NARRATIVA COLETIVA. FOI POSSÍVEL PERCEBER, AO LONGO DA REALIZAÇÃO DO PROJETO, O ENGAJAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, DEVIDO A DOIS ASPECTOS PRINCIPAIS. O PRIMEIRO FOI A LINGUAGEM, QUE UTILIZAVA ELEMENTOS POPULARES E DE FÁCIL RECONHECIMENTO DOS ALUNOS NESTA FAIXA ETÁRIA, TAIS COMO FILMES, DESENHOS, LIVROS E VIDEOGAMES, DESPERTANDO INTERESSE E O ENGAJAMENTO. O SEGUNDO PONTO DIZ RESPEITO À ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, UMA VEZ QUE, AO LONGO DAS AVENTURAS, HABILIDADES DISTINTAS ERAM EXIGIDAS. ACOLHER COLEGAS, DESENVOLVER APRENDIZAGENS MENOS DOMINADAS E CONTRIBUIR COM O GRUPO COM SUAS POSSIBILIDADES, NÃO SÓ FOI OBSERVADO PELA TURMA DURANTE O JOGO COMO É UM ELEMENTO CONSTITUINTE FUNDAMENTAL PARA PARTIDAS DE RPG.