Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84881
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 1384
    "titulo" => "O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => """
      O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS\r\n
                                                                   MORAIS, T. S.   \r\n
      \t                                                    RODRIGUES, A. C. O.  \r\n
                                                                  ALLAIN, L. R.  \r\n
      \r\n
      RESUMO \r\n
      \r\n
      O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID  É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS  COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A  UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA,  NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011),  DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E  CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER  CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU  UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A  EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM  A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E  DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E  TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA  INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID  OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO  NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      REFERÊNCIAS\r\n
      \r\n
      ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n
      ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n
      \r\n
      GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n
      \r\n
      JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n
      \r\n
      JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n
      \r\n
      LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n
      \r\n
      MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n
      \r\n
      MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n
      \r\n
      PEDRAS, S; SEABRA,F.  SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n
      \r\n
      PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n
      \r\n
      SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1384_26102021224059.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA DO SOCORRO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MORAIS"
    "autor_email" => "telma.morais@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84881
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 1384
    "titulo" => "O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => """
      O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS\r\n
                                                                   MORAIS, T. S.   \r\n
      \t                                                    RODRIGUES, A. C. O.  \r\n
                                                                  ALLAIN, L. R.  \r\n
      \r\n
      RESUMO \r\n
      \r\n
      O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID  É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS  COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A  UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA,  NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011),  DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E  CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER  CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU  UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A  EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM  A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E  DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E  TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA  INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID  OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO  NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      REFERÊNCIAS\r\n
      \r\n
      ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n
      ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n
      \r\n
      GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n
      \r\n
      JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n
      \r\n
      JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n
      \r\n
      LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n
      \r\n
      MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n
      \r\n
      MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n
      \r\n
      PEDRAS, S; SEABRA,F.  SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n
      \r\n
      PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n
      \r\n
      SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1384_26102021224059.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA DO SOCORRO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MORAIS"
    "autor_email" => "telma.morais@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORAIS, T. S. RODRIGUES, A. C. O. ALLAIN, L. R. RESUMO O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011), DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL. PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA. REFERÊNCIAS ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014. ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31. GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295. JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019. JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019. LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P. MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009. MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006. PEDRAS, S; SEABRA,F. SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016. PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005. SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.