Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ENSINO HÍBRIDO, AULAS PRÁTICAS, DESAFIOS, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84763
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => """
      EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA REALIZAÇÃO DE AULAS \r\n
      PRÁTICAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO
      """
    "resumo" => "COM A SUSPENSÃO DE TODAS AS AULAS PRESENCIAIS PELA UNIVERSIDADE DEVIDO A COVID-19, AS REGÊNCIAS REALIZADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) TIVERAM DE SER ADAPTADAS AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COM OS RESIDENTES TRANSMITINDO AS AULAS POR VÍDEO-CHAMADA PARA OS ALUNOS, SENDO QUE, COM A ESCOLA JÁ NO ENSINO HÍBRIDO, PARTE DELES ESTAVAM EM SALA DE AULA E PARTE NO AMBIENTE REMOTO. O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, TANTO DO PONTO DE VISTA DA SUA APLICAÇÃO PELOS RESIDENTES QUANTO DE SUA REALIZAÇÃO PELOS ALUNOS. TAL IDENTIFICAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RESIDENTES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS E DOS RESULTADOS DOS PÓS-TESTES, APLICADOS ALGUM TEMPO DEPOIS DAS ATIVIDADES. AS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO ENSINO ONLINE FORAM SENTIDAS TANTO PELOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, QUANTO PELOS ALUNOS, ATRAVÉS DE UMA MAIOR DEPENDÊNCIA DA PROFESSORA PRECEPTORA PARA QUE A PRÁTICA DESSE SEGUIMENTO. APESAR DISSO, AS AULAS PRÁTICAS TIVERAM BOA ACEITAÇÃO PELOS ALUNOS, ESTES QUE SE MOSTRARAM INTERESSADOS E ENTUSIASMADOS, LEVANTANDO QUESTIONAMENTOS E COMENTÁRIOS. OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS FORAM SATISFATÓRIOS E OS PÓS-TESTES, APLICADOS UM MÊS APÓS AS PRÁTICAS, APRESENTARAM RESPOSTAS COMPLETAS E APRESENTANDO DIVERSOS CONCEITOS PERTINENTES AOS TEMAS ABORDADOS, O QUE APONTA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. NO ENTANTO, NENHUM ALUNO REALIZOU A PRÁTICA QUE DEVERIA SER FEITA EM CASA, POIS JUNTO AOS SEUS COLEGAS, E SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, ELES FICAM MAIS MOTIVADOS EM REALIZAR AS AULAS PRÁTICAS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ENSINO HÍBRIDO, AULAS PRÁTICAS, DESAFIOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID373_26102021062838.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA DA CRUZ DIGNER"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "dignerkarina97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84763
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 373
    "titulo" => """
      EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA REALIZAÇÃO DE AULAS \r\n
      PRÁTICAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO
      """
    "resumo" => "COM A SUSPENSÃO DE TODAS AS AULAS PRESENCIAIS PELA UNIVERSIDADE DEVIDO A COVID-19, AS REGÊNCIAS REALIZADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) TIVERAM DE SER ADAPTADAS AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COM OS RESIDENTES TRANSMITINDO AS AULAS POR VÍDEO-CHAMADA PARA OS ALUNOS, SENDO QUE, COM A ESCOLA JÁ NO ENSINO HÍBRIDO, PARTE DELES ESTAVAM EM SALA DE AULA E PARTE NO AMBIENTE REMOTO. O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, TANTO DO PONTO DE VISTA DA SUA APLICAÇÃO PELOS RESIDENTES QUANTO DE SUA REALIZAÇÃO PELOS ALUNOS. TAL IDENTIFICAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RESIDENTES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS E DOS RESULTADOS DOS PÓS-TESTES, APLICADOS ALGUM TEMPO DEPOIS DAS ATIVIDADES. AS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO ENSINO ONLINE FORAM SENTIDAS TANTO PELOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, QUANTO PELOS ALUNOS, ATRAVÉS DE UMA MAIOR DEPENDÊNCIA DA PROFESSORA PRECEPTORA PARA QUE A PRÁTICA DESSE SEGUIMENTO. APESAR DISSO, AS AULAS PRÁTICAS TIVERAM BOA ACEITAÇÃO PELOS ALUNOS, ESTES QUE SE MOSTRARAM INTERESSADOS E ENTUSIASMADOS, LEVANTANDO QUESTIONAMENTOS E COMENTÁRIOS. OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS FORAM SATISFATÓRIOS E OS PÓS-TESTES, APLICADOS UM MÊS APÓS AS PRÁTICAS, APRESENTARAM RESPOSTAS COMPLETAS E APRESENTANDO DIVERSOS CONCEITOS PERTINENTES AOS TEMAS ABORDADOS, O QUE APONTA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. NO ENTANTO, NENHUM ALUNO REALIZOU A PRÁTICA QUE DEVERIA SER FEITA EM CASA, POIS JUNTO AOS SEUS COLEGAS, E SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, ELES FICAM MAIS MOTIVADOS EM REALIZAR AS AULAS PRÁTICAS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ENSINO HÍBRIDO, AULAS PRÁTICAS, DESAFIOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID373_26102021062838.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA DA CRUZ DIGNER"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "dignerkarina97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

COM A SUSPENSÃO DE TODAS AS AULAS PRESENCIAIS PELA UNIVERSIDADE DEVIDO A COVID-19, AS REGÊNCIAS REALIZADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) TIVERAM DE SER ADAPTADAS AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COM OS RESIDENTES TRANSMITINDO AS AULAS POR VÍDEO-CHAMADA PARA OS ALUNOS, SENDO QUE, COM A ESCOLA JÁ NO ENSINO HÍBRIDO, PARTE DELES ESTAVAM EM SALA DE AULA E PARTE NO AMBIENTE REMOTO. O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, TANTO DO PONTO DE VISTA DA SUA APLICAÇÃO PELOS RESIDENTES QUANTO DE SUA REALIZAÇÃO PELOS ALUNOS. TAL IDENTIFICAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RESIDENTES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS E DOS RESULTADOS DOS PÓS-TESTES, APLICADOS ALGUM TEMPO DEPOIS DAS ATIVIDADES. AS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO ENSINO ONLINE FORAM SENTIDAS TANTO PELOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, QUANTO PELOS ALUNOS, ATRAVÉS DE UMA MAIOR DEPENDÊNCIA DA PROFESSORA PRECEPTORA PARA QUE A PRÁTICA DESSE SEGUIMENTO. APESAR DISSO, AS AULAS PRÁTICAS TIVERAM BOA ACEITAÇÃO PELOS ALUNOS, ESTES QUE SE MOSTRARAM INTERESSADOS E ENTUSIASMADOS, LEVANTANDO QUESTIONAMENTOS E COMENTÁRIOS. OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS FORAM SATISFATÓRIOS E OS PÓS-TESTES, APLICADOS UM MÊS APÓS AS PRÁTICAS, APRESENTARAM RESPOSTAS COMPLETAS E APRESENTANDO DIVERSOS CONCEITOS PERTINENTES AOS TEMAS ABORDADOS, O QUE APONTA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. NO ENTANTO, NENHUM ALUNO REALIZOU A PRÁTICA QUE DEVERIA SER FEITA EM CASA, POIS JUNTO AOS SEUS COLEGAS, E SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR, ELES FICAM MAIS MOTIVADOS EM REALIZAR AS AULAS PRÁTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.