AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM CENTRADAS NO ESTUDANTE, CONFERINDO A ESTE UM PAPEL ATIVO COM A RESPONSABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. VISANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, AS ATIVIDADES PROPOSTAS ENVOLVEM ESTUDOS, ANÁLISES, PESQUISAS A FIM DE SOLUCIONAR UM PROBLEMA OU UM CASO. VERIFICA-SE QUE HÁ AMPLA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS E TÉCNICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS, COM DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, OS MÉTODOS ATIVOS BUSCAM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE DURANTE TODO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS E SIMULADAS, DE ATIVIDADE QUE DEMANDAM PESQUISA E ESTUDO, INDO ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA, O QUAL ESTIMULA A CURIOSIDADE, AUTONOMIA, ENGAJAMENTO E CONSEQUENTEMENTE A AUTOAPRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AO ESTUDANTE QUE ELE SEJA O PROTAGONISTA DE SUA EDUCAÇÃO. O SUB PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) FOI ELABORADO PARA ATUAR PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS, E COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE MÉTODOS ATIVOS, PORÉM COM O SURGIMENTO DO CORONAVÍRUS SARS-COV-2, QUE CAUSOU A PANDEMIA MUNDIAL DA DOENÇA COVID-19, EM MARÇO DE 2020, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E AS ESCOLAS PARANAENSE SEGUINDO OS DECRETOS NACIONAIS E ESTADUAIS FECHARAM TEMPORARIAMENTE, COM A SUSPENSÃO DA AULAS PRESENCIAIS PARA O EFETIVO ISOLAMENTO SOCIAL, PROMOVENDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ASSIM, COM O ERE HOUVE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NAS ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DO PIBID NO ÂMBITO ESCOLAR, SEM COMPROMETER OS OBJETIVOS QUE VISAM A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS E A MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNESPAR NO CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA (PR), A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS É AMPLAMENTE EXPLORADA PELOS DOCENTES NAS AULAS DA GRADUAÇÃO, COM INCENTIVOS DA UTILIZAÇÃO PELOS ACADÊMICOS SUAS AULAS DE REGÊNCIA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E EM PROJETOS COMO O PIBID. ASSIM, OS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PIBID, DURANTE AS AULAS DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA GRADUAÇÃO, CONHECERAM A METODOLOGIA ATIVA DO DEBATE INTELIGENTE, QUE VISA GARANTIR A QUALIDADE NA DEFESA E CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS, COM O ENFOQUE EM AJUDAR OS ESTUDANTES A DISCUTIREM SUAS IDEIAS, LEVANDO EM CONTA AS PESQUISAS ANTERIORMENTE FEITAS SOBRE UM DETERMINADO TEMA. AINDA ESTE AJUDA A LEVAR UM PONTO DE VISTA DIFERENTE AO ESTUDANTE, ONDE ELE TERÁ ARGUMENTOS RACIONAIS PARA DEFENDER O SEU POSICIONAMENTO. OBJETIVANDO A APLICAÇÃO E O CONHECIMENTO DE DIFERENTES MÉTODOS ATIVOS, FOI PROPOSTO AOS PIBIDIANOS QUE EM TRIOS ESCOLHESSEM UM MÉTODO ATIVO PARA APLICAR EM UM GRUPO MENOR DE PIBIDIANOS E POSTERIORMENTE COM OS ALUNOS DO COLÉGIO ATENDIDO PELAS BOLSISTAS. A APLICAÇÃO DO DEBATE INTELIGENTE OCORREU DE FORMA REMOTA E SÍNCRONA ATRAVÉS DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, COM O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL. OPTARAM POR TRABALHAR DOIS TEMAS QUE SÃO POLÊMICOS: A EDUCAÇÃO SEXUAL DENTRO DAS ESCOLAS, E A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO. ESSA APLICAÇÃO TEVE OBJETIVO DE PROMOVER UM DEBATE PROMOVENDO A TROCA DE INFORMAÇÕES, ONDE OS PARTICIPANTES INCIALMENTE PESQUISARAM ARGUMENTOS PARA EMBASAR AS SUAS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO, NÃO SOMENTE ACHISMOS PARA DENTRO DA DISCUSSÃO. OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PIBID FORAM DIVIDIDOS EM QUATRO DUPLAS ATRAVÉS DE UM SORTEIO ONLINE. DUAS DUPLAS DISCUTIRAM SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL, SENDO QUE UMA DUPLA TROUXE ARGUMENTOS A FAVOR E A OUTRA CONTRA O TEMA. DA MESMA FORMA ACONTECEU COM A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO. O DEBATE INICIOU EM QUEM IRIA DEFENDER A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, E POSTERIORMENTE QUEM IRIA SER CONTRA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, ASSIM SEGUINDO O TEMA SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. CADA DUPLA TEVE 3 MINUTOS PARA EXPOR OS SEUS ARGUMENTOS, E POSTERIORMENTE A OUTRA DUPLA QUESTIONAVA OS ARGUMENTOS EXPOSTOS, TENDO UM TEMPO MÁXIMO DE 1 MINUTO PARA ELUCIDAR AS SUAS RESPOSTAS. O DEBATE INTELIGENTE FOI MUITO PROVEITOSO, TODAS OS PIBIDIANOS ESTAVAM BEM EMBASADAS E TROUXERAM BASTANTES DADOS NUMÉRICOS, PARA EXPOR SEUS ARGUMENTOS. O CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES CONSEGUIU ENRIQUECER OS EMBASAMENTOS DE TODO O GRUPO, DESENVOLVENDO DISCUSSÕES ENRIQUECEDORAS. OS RESULTADOS FORAM MAIS QUE SATISFATÓRIOS E ESTES RESPONDERAM BEM AOS OBJETIVOS ESPERADOS. O RESPEITO E A ORGANIZAÇÃO FORAM O DESTAQUE DESSE ENCONTRO, ALÉM DE APRESENTAREM OPINIÕES DIVERSAS, DEMONSTRARAM ATENÇÃO E EDUCAÇÃO TODOS OS MOMENTOS. APÓS APLICAÇÃO DO DEBATE, FOI DISPONIBILIZADO UM FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS AOS PARTICIPANTES, COM IDEIA DE OBTER DADOS SOBRE A DIFICULDADE ENCONTRADA PELOS MESMOS. NA PRIMEIRA APLICAÇÃO, 78% DOS PIBIDIANOS NÃO TIVERAM DIFICULDADES EM REALIZAR O DEBATE E 22% ENCONTRARAM DIFICULDADES EM ARGUMENTAR CONTRA OS ASSUNTOS QUE ERAM A FAVOR. NA SEGUNDA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA, REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL INOCÊNCIO DE OLIVEIRA AOS ESTUDANTES, 66,7% DOS ALUNOS NÃO POSSUÍRAM DIFICULDADES COM A FORMULAÇÃO DE ARGUMENTOS E 33,3% DESCREVERAM QUE OS ASSUNTOS SÃO DELICADOS E POLÊMICOS PORTANTO, ENCONTRARAM DIFICULDADES EM FORMULAR UMA OPINIÃO. O DEBATE INTELIGENTE, NITIDAMENTE, AJUDA O ALUNO A FORMAR UM PENSAMENTO CRÍTICO, ANALISAR OS ARGUMENTOS DO OPONENTE E DEFENDER SEU POSICIONAMENTO. ALÉM DISSO, DESENVOLVE O RESPEITO, COMPREENSÃO, CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES, DEMONSTRANDO QUE TODOS PODEM E DEVEM CONTRIBUIR PARA UMA DISCUSSÃO ENRIQUECEDORA, CLARAMENTE OBSERVADO NESSA ATIVIDADE DO DEBATE INTELIGENTE, EMBASADA N APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DEVERIA ESTAR PRESENTE EM TODAS AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. AINDA, O ENSINO TRADICIONAL ESTÁ MUITO PRESENTE NAS ESCOLAS E MUITAS VEZES NÃO ATINGE TODOS OS TIPOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. QUANDO O ALUNO TEM ACESSO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COMEÇA APRENDER EM UM PROCESSO CHAMADO DESIGN ABERTO, ONDE SERÁ ENFRENTADO DESAFIOS COMPLEXOS QUE IRÃO AMPLIAR O CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA FUTURA, AJUDANDO A FAZER ESCOLHAS REALIZADAS. PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS É MUITO IMPORTANTE A ATUAÇÃO DELE COMO PROFESSOR, PARA QUE SEJA PREPARADO DE FORMA MAIS GERAL E ADEQUADA, O FUTURO PROFISSIONAL. COMPREENDE-SE QUE É NECESSÁRIO ENGLOBAR ESSES MÉTODOS ATIVOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, NO QUAL É VISTA NA MAIORIA DAS VEZES, COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL, E QUE ABRANGE GRANDE PARTE DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES, NO ENTANTO, CONSIDERA-SE QUE É UM DESAFIO À DOCÊNCIA, EM UMA ERA QUE AS TECNOLOGIAS SE ENCONTRAM EM TUDO, O PROFESSOR PRECISAR BUSCAR POR MEIO DE PESQUISAS, NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO QUE FACILITE A APRENDIZAGEM DO ALUNO.