Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO BRASILEIRO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, COTAS, REPRESENTAÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8462
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO BRASILEIRO"
    "resumo" => "Esse trabalho é oriundo de reflexões surgidas a partir de trabalho monográfico e do projeto de mestrado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia. A representação do negro no ensino superior, tem ocorrido de forma progressiva no contexto brasileiro. Nota-se que o advento das políticas de ações afirmativas tem ocasionado fortes impactos na sociedade brasileira, entre elas, as cotas raciais. Essa que foi demasiadamente abordada e julgada pela mídia, por se tratar de uma política de reparação. O ensino superior tem sido marcado em sua maioria pela elite brasileira, porém essa realidade vem mudando a passos lentos. Sabe-se, que o preconceito racial ainda continua sendo velado na sociedade brasileira. Em alguns casos, explicito de forma tímida.  As políticas de cotas, garantiram, sem dúvida, mais oportunidades para os negros no ensino superior. É neste contexto, que sua representatividade é expressamente pontuada na sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho, é desvelar a representação do negro no ensino superior. Em muitos casos, como forma de superação, afirmação e direito a igualdade. Nos estudos de Queiroz, (2004), Silva(2003), Figueiredo (2011), entre outros, apontam para ascensão do negro na universidade, bem como uma forma de inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de caso. A questão da representatividade do negro no ensino superior emerge fortes tensões na sociedade brasileira, seja no âmbito acadêmico, social e cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, COTAS, REPRESENTAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_10_2014_00_45_26_idinscrito_1022_1f0375b6f0f5a5b378384f72a76f8182.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDEILTON TRINDADE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "VANDER"
    "autor_email" => "wander.sam@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8462
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO BRASILEIRO"
    "resumo" => "Esse trabalho é oriundo de reflexões surgidas a partir de trabalho monográfico e do projeto de mestrado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia. A representação do negro no ensino superior, tem ocorrido de forma progressiva no contexto brasileiro. Nota-se que o advento das políticas de ações afirmativas tem ocasionado fortes impactos na sociedade brasileira, entre elas, as cotas raciais. Essa que foi demasiadamente abordada e julgada pela mídia, por se tratar de uma política de reparação. O ensino superior tem sido marcado em sua maioria pela elite brasileira, porém essa realidade vem mudando a passos lentos. Sabe-se, que o preconceito racial ainda continua sendo velado na sociedade brasileira. Em alguns casos, explicito de forma tímida.  As políticas de cotas, garantiram, sem dúvida, mais oportunidades para os negros no ensino superior. É neste contexto, que sua representatividade é expressamente pontuada na sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho, é desvelar a representação do negro no ensino superior. Em muitos casos, como forma de superação, afirmação e direito a igualdade. Nos estudos de Queiroz, (2004), Silva(2003), Figueiredo (2011), entre outros, apontam para ascensão do negro na universidade, bem como uma forma de inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de caso. A questão da representatividade do negro no ensino superior emerge fortes tensões na sociedade brasileira, seja no âmbito acadêmico, social e cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, COTAS, REPRESENTAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_10_2014_00_45_26_idinscrito_1022_1f0375b6f0f5a5b378384f72a76f8182.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDEILTON TRINDADE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "VANDER"
    "autor_email" => "wander.sam@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Esse trabalho é oriundo de reflexões surgidas a partir de trabalho monográfico e do projeto de mestrado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia. A representação do negro no ensino superior, tem ocorrido de forma progressiva no contexto brasileiro. Nota-se que o advento das políticas de ações afirmativas tem ocasionado fortes impactos na sociedade brasileira, entre elas, as cotas raciais. Essa que foi demasiadamente abordada e julgada pela mídia, por se tratar de uma política de reparação. O ensino superior tem sido marcado em sua maioria pela elite brasileira, porém essa realidade vem mudando a passos lentos. Sabe-se, que o preconceito racial ainda continua sendo velado na sociedade brasileira. Em alguns casos, explicito de forma tímida. As políticas de cotas, garantiram, sem dúvida, mais oportunidades para os negros no ensino superior. É neste contexto, que sua representatividade é expressamente pontuada na sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho, é desvelar a representação do negro no ensino superior. Em muitos casos, como forma de superação, afirmação e direito a igualdade. Nos estudos de Queiroz, (2004), Silva(2003), Figueiredo (2011), entre outros, apontam para ascensão do negro na universidade, bem como uma forma de inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de caso. A questão da representatividade do negro no ensino superior emerge fortes tensões na sociedade brasileira, seja no âmbito acadêmico, social e cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.