Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR COM A LEITURA E A ESCRITA A PARTIR DO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) ET 07: Alfabetização e letramentos
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EM 2017 A PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JÁ HAVIA TERMINADO E O PROJETO FUNCIONOU APENAS NA ESCOLA MUNICIPAL ROSALINA ZAIDAN COM UMA BOLSISTA CEDIDA PELO FOCO ACADÊMICO DA UFMA. NO ANO SEGUINTE O PROJETO FOI CONTEMPLADO PELO EDITAL DA CAPES, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ATINGINDO TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CODÓ: ESCOLA SÃO LUÍS, ESCOLA ROSALINA ZAIDAN E ESCOLA ROSÂNGELA MOURA. COM O INÍCIO DA PANDEMIA NO NOVO CORONAVÍRUS, EM 2020, O PROJETO ENFRENTOU O DESAFIO DE ADAPTAR SUAS ATIVIDADES NO FORMATO REMOTO ATENDENDO A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ALVES TORRES E A UNIDADE ESCOLAR PICA PAU. O OBJETIVO DO PROJETO, NO ENTANTO, NÃO FOI ALTERADO, QUE É DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DA LEITURA E DA ESCRITA NA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAR LETRANDO ATRAVÉS DE JOGOS, BRINCADEIRAS E A LITERATURA INFANTIL. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA SE FUNDAMENTOU NA CONCEPÇÃO DE MAGDA SOARES DE SE TRABALHAR A LEITURA E ESCRITA A PARTIR DOS SEUS USOS SOCIAIS, NOUTROS TERMOS ISSO SIGNIFICA ALFABETIZAR LETRANDO. A INVESTIGAÇÃO SE PAUTOU NA ABORDAGEM QUALITATIVA AO SE PREOCUPAR COM O NÍVEL DE REALIDADE QUE NÃO PODE SER QUANTIFICADO, OU SEJA, COM O UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, DE MOTIVAÇÕES, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2014). A METODOLOGIA APLICADA FOI ORGANIZADA EM MOMENTOS DISTINTOS: A) ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS TEMAS QUE ENVOLVEM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; B) ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS RESIDENTES; C) VERIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SE ALFABETIZAR LETRANDO A PARTIR DO LÚDICO. ESSA EXPERIÊNCIA PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZESSEIS BOLSISTAS E QUATRO VOLUNTÁRIOS QUE ATENDIAM INDIVIDUALMENTE, DUAS VEZES POR SEMANA, NO FORMATO REMOTO, CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS DO QUARTO E QUINTO ANO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA. IMPORTA MENCIONAR QUE ESSE TRABALHO PAUTOU-SE TAMBÉM NA LEITURA E NA ESCRITA COMO ELEMENTOS DE UMA PRÁTICA SOCIAL, CUJO CONTEXTO EM QUE ELAS SE REALIZAM DEVE SER ANALISADO E COMPREENDIDO NAS SUAS DIVERSAS VARIAÇÕES NOS DIFERENTES ESPAÇOS, EVENTOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO (CASTANHEIRA, 2004). NOUTROS TERMOS, TRABALHAMOS NO SENTIDO DE VALORIZAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E UTILIZÁ-LOS COMO FERRAMENTA NO ESPAÇO ESCOLA AO CONSIDERAR QUE TODO DISCENTE SEMPRE POSSUIRÁ CONHECIMENTOS ANTERIORES À ESCOLA, COMO CONFIRMADO POR FREIRE AO AFIRMAR QUE A LEITURA DO MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA. AS ATIVIDADES LÚDICAS SE REALIZARAM A PARTIR DOS JOGOS, DAS BRINCADEIRAS DA LITERATURA INFANTIL. SEGUNDO KISHIMOTO (1997) A BRINCADEIRA/JOGO É INSTRUMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA APRENDIZAGEM, POIS A CRIANÇA APRENDE DE MANEIRA ESPONTÂNEA, ASSIM COMO COMPREENDE-SE QUE A LITERATURA INFANTIL É FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, TENDO EM VISTA QUE ELA ESTIMULA A LEITURA ATRAVÉS DO ATRATIVO E DO BELO, PROMOVENDO MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, AO MESMO TEMPO QUE MEXE COM AS FANTASIAS, EMOÇÕES E INTELECTO, INFLUENCIA EM TODOS OS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO DO ALUNO (COELHO, 1986). VALE RESSALTAR QUE O GRANDE DESAFIO DESSA EXPERIÊNCIA FOI A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA ATIVIDADES REMOTAS DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA COVID-19. DIANTE DESSE CONTEXTO, VÁRIOS OBSTÁCULOS FORAM APRESENTADOS À EQUIPE, A COMEÇAR PELA SELEÇÃO DOS ALUNOS QUE PARTICIPARIAM DAS ATIVIDADES REMOTAS DO PROJETO, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PARTICIPANTES NÃO POSSUÍAM INTERNET E COMPARTILHAVAM UM ÚNICO CELULAR PARA TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA. APÓS A SELEÇÃO DAS CRIANÇAS E PASSADO UM MÊS DE ATENDIMENTO, APENAS SEIS RESIDENTES CONSEGUIRAM FAZER O ACOMPANHAMENTO REGULAR DAS CRIANÇAS, SENDO NECESSÁRIO A ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO DE VÍDEO-AULAS PARA REALIZAR ATIVIDADES COM OS ESTUDANTES QUE ESTAVAM TENDO PROBLEMAS PARA PARTICIPAR DAS AULAS SÍNCRONAS. APESAR DOS DESAFIOS, O PROJETO TEM POSSIBILITADO AOS PARTICIPANTES ADQUIRIREM NOVAS HABILIDADES OU ADAPTAREM AS QUE JÁ POSSUÍAM AO PRECISAREM FAZER USO DA TECNOLOGIA NO PLANEJAMENTO DAS AULAS. OS APLICATIVOS/RECURSOS MAIS UTILIZADOS FORAM KINEMASTER, IN SHOT, PLAY GAMES, POWER-POINT, ACTIVE PRESENTE, WORD WALL, JAMBOARD DENTRE OUTRAS. AS PRINCIPAIS ATIVIDADES FORAM CAÇA-PALAVRAS, CRUZADINHAS, ADVINHAS, QUIZ, PARLENDA, JOGOS DE TRILHAS E AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS. VENCIDOS ESSES DESAFIOS TECNOLÓGICOS CONSTATOU-SE AQUILO QUE CARVALHO (2007) APONTA AO SUBLINHAR QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS AMBIENTES ESCOLARES DEVE SER VISTO COMO UMA OPORTUNIDADE PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM TORNAR SUAS AULAS MAIS INTERESSANTES PARA OS ALUNOS E ASSIM CONSEGUIR ENSINAR DE MANEIRA MAIS PRAZEROSA E LÚDICA. ESSA MEDIDA, CONTUDO, EM SE TRATANDO DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ, PRECISOU DE APRIMORAMENTO E DE CAPACITAÇÕES REALIZADAS AO LONGO DO ANO. ADEMAIS, PRECISAMOS RESSALTAR QUE OS DESAFIOS VIVIDOS PELO PROJETO NAS ESCOLAS SÃO TAMBÉM REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL, CUJA PANDEMIA DESNUDOU A HISTÓRICA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM OS FILHOS DAS CAMADAS POPULARES, OS QUAIS ESTÃO SUBMETIDOS À EXCLUSÃO SOCIAL, ECONÔMICA E CULTURAL IMPOSTA PELA CLASSE DOMINANTE, QUE NÃO PERMITE QUE AS CRIANÇAS EMPOBRECIDAS TENHAM UM DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS QUE É A EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO.\r\n
      \r\n
      REFERENCIAS\r\n
      \r\n
      CARVALHO, ROSIANI. AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ARTICULAR O TRABALHO PEDAGÓGICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. PARANÁ, 2007.\r\n
      \r\n
      COELHO, NELLY NOVAES. LITERATURA E LINGUAGEM. 4. ED. SÃO PAULO: QUÍRON, 1986.\r\n
      \r\n
      CASTANHEIRA, MARIA LÚCIA. APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA: DISCURSO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA. BELO HORIZONTE: CEALE, AUTÊNTICA, 2004.\r\n
      \r\n
      FREIRE, PAULO. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM. 12. ED. SÃO PAULO: CORTEZ: AUTORES ASSOCIADOS, 1986. \r\n
      \r\n
      KISHIMOTO, T. M. JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO. SÃO PAULO: CORTEZ, 1997.\r\n
      \r\n
      MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA. O DESAFIO DO CONHECIMENTO: PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE. 14. ED. SÃO PAULO: HUCITEC, 2014.\r\n
      \r\n
      SOARES, MAGDA BECKER. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS IN: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. JAN /FEV /MAR /ABR, NO 25, 2004.
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      CARVALHO, ROSIANI. AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ARTICULAR O TRABALHO PEDAGÓGICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. PARANÁ, 2007.\r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DA EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO SUBPROJETO “LETRAR: LETRAS E NÚMEROS” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS CODÓ. AS ATIVIDADES ACONTECERAM NO FORMATO REMOTO DURANTE O ANO DE 2021 EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO. A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO “PROJETO LETRAR: LETRAS E NÚMEROS”, OCORREU NO ANO DE 2015 EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ENVOLVENDO NOVE ESCOLAS DO BAIRRO CODÓ NOVO E 468 ALUNOS DO 5º ANO. NAQUELE ANO FORAM DIAGNOSTICADOS 83 ESTUDANTES NÃO ALFABETIZADOS NAS ESCOLAS ESCOPO DO PROJETO. EM 2016 O PROJETO LETRAR DESENVOLVEU SUAS ATIVIDADES EM SEIS ESCOLAS DO REFERIDO BAIRRO, ATENDENDO 544 ALUNOS DO 4º ANO. NO PRIMEIRO DIAGNÓSTICO REALIZADO EM 2016 FORAM ENCONTRADOS 175 ESTUDANTES DO QUARTO ANO QUE AINDA NÃO SABIAM LER E ESCREVER. EM 2017 A PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JÁ HAVIA TERMINADO E O PROJETO FUNCIONOU APENAS NA ESCOLA MUNICIPAL ROSALINA ZAIDAN COM UMA BOLSISTA CEDIDA PELO FOCO ACADÊMICO DA UFMA. NO ANO SEGUINTE O PROJETO FOI CONTEMPLADO PELO EDITAL DA CAPES, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ATINGINDO TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CODÓ: ESCOLA SÃO LUÍS, ESCOLA ROSALINA ZAIDAN E ESCOLA ROSÂNGELA MOURA. COM O INÍCIO DA PANDEMIA NO NOVO CORONAVÍRUS, EM 2020, O PROJETO ENFRENTOU O DESAFIO DE ADAPTAR SUAS ATIVIDADES NO FORMATO REMOTO ATENDENDO A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ALVES TORRES E A UNIDADE ESCOLAR PICA PAU. O OBJETIVO DO PROJETO, NO ENTANTO, NÃO FOI ALTERADO, QUE É DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DA LEITURA E DA ESCRITA NA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAR LETRANDO ATRAVÉS DE JOGOS, BRINCADEIRAS E A LITERATURA INFANTIL. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA SE FUNDAMENTOU NA CONCEPÇÃO DE MAGDA SOARES DE SE TRABALHAR A LEITURA E ESCRITA A PARTIR DOS SEUS USOS SOCIAIS, NOUTROS TERMOS ISSO SIGNIFICA ALFABETIZAR LETRANDO. A INVESTIGAÇÃO SE PAUTOU NA ABORDAGEM QUALITATIVA AO SE PREOCUPAR COM O NÍVEL DE REALIDADE QUE NÃO PODE SER QUANTIFICADO, OU SEJA, COM O UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, DE MOTIVAÇÕES, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2014). A METODOLOGIA APLICADA FOI ORGANIZADA EM MOMENTOS DISTINTOS: A) ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS TEMAS QUE ENVOLVEM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; B) ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS RESIDENTES; C) VERIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SE ALFABETIZAR LETRANDO A PARTIR DO LÚDICO. ESSA EXPERIÊNCIA PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZESSEIS BOLSISTAS E QUATRO VOLUNTÁRIOS QUE ATENDIAM INDIVIDUALMENTE, DUAS VEZES POR SEMANA, NO FORMATO REMOTO, CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS DO QUARTO E QUINTO ANO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA. IMPORTA MENCIONAR QUE ESSE TRABALHO PAUTOU-SE TAMBÉM NA LEITURA E NA ESCRITA COMO ELEMENTOS DE UMA PRÁTICA SOCIAL, CUJO CONTEXTO EM QUE ELAS SE REALIZAM DEVE SER ANALISADO E COMPREENDIDO NAS SUAS DIVERSAS VARIAÇÕES NOS DIFERENTES ESPAÇOS, EVENTOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO (CASTANHEIRA, 2004). NOUTROS TERMOS, TRABALHAMOS NO SENTIDO DE VALORIZAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E UTILIZÁ-LOS COMO FERRAMENTA NO ESPAÇO ESCOLA AO CONSIDERAR QUE TODO DISCENTE SEMPRE POSSUIRÁ CONHECIMENTOS ANTERIORES À ESCOLA, COMO CONFIRMADO POR FREIRE AO AFIRMAR QUE A LEITURA DO MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA. AS ATIVIDADES LÚDICAS SE REALIZARAM A PARTIR DOS JOGOS, DAS BRINCADEIRAS DA LITERATURA INFANTIL. SEGUNDO KISHIMOTO (1997) A BRINCADEIRA/JOGO É INSTRUMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA APRENDIZAGEM, POIS A CRIANÇA APRENDE DE MANEIRA ESPONTÂNEA, ASSIM COMO COMPREENDE-SE QUE A LITERATURA INFANTIL É FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, TENDO EM VISTA QUE ELA ESTIMULA A LEITURA ATRAVÉS DO ATRATIVO E DO BELO, PROMOVENDO MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, AO MESMO TEMPO QUE MEXE COM AS FANTASIAS, EMOÇÕES E INTELECTO, INFLUENCIA EM TODOS OS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO DO ALUNO (COELHO, 1986). VALE RESSALTAR QUE O GRANDE DESAFIO DESSA EXPERIÊNCIA FOI A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA ATIVIDADES REMOTAS DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA COVID-19. DIANTE DESSE CONTEXTO, VÁRIOS OBSTÁCULOS FORAM APRESENTADOS À EQUIPE, A COMEÇAR PELA SELEÇÃO DOS ALUNOS QUE PARTICIPARIAM DAS ATIVIDADES REMOTAS DO PROJETO, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PARTICIPANTES NÃO POSSUÍAM INTERNET E COMPARTILHAVAM UM ÚNICO CELULAR PARA TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA. APÓS A SELEÇÃO DAS CRIANÇAS E PASSADO UM MÊS DE ATENDIMENTO, APENAS SEIS RESIDENTES CONSEGUIRAM FAZER O ACOMPANHAMENTO REGULAR DAS CRIANÇAS, SENDO NECESSÁRIO A ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO DE VÍDEO-AULAS PARA REALIZAR ATIVIDADES COM OS ESTUDANTES QUE ESTAVAM TENDO PROBLEMAS PARA PARTICIPAR DAS AULAS SÍNCRONAS. APESAR DOS DESAFIOS, O PROJETO TEM POSSIBILITADO AOS PARTICIPANTES ADQUIRIREM NOVAS HABILIDADES OU ADAPTAREM AS QUE JÁ POSSUÍAM AO PRECISAREM FAZER USO DA TECNOLOGIA NO PLANEJAMENTO DAS AULAS. OS APLICATIVOS/RECURSOS MAIS UTILIZADOS FORAM KINEMASTER, IN SHOT, PLAY GAMES, POWER-POINT, ACTIVE PRESENTE, WORD WALL, JAMBOARD DENTRE OUTRAS. AS PRINCIPAIS ATIVIDADES FORAM CAÇA-PALAVRAS, CRUZADINHAS, ADVINHAS, QUIZ, PARLENDA, JOGOS DE TRILHAS E AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS. VENCIDOS ESSES DESAFIOS TECNOLÓGICOS CONSTATOU-SE AQUILO QUE CARVALHO (2007) APONTA AO SUBLINHAR QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS AMBIENTES ESCOLARES DEVE SER VISTO COMO UMA OPORTUNIDADE PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM TORNAR SUAS AULAS MAIS INTERESSANTES PARA OS ALUNOS E ASSIM CONSEGUIR ENSINAR DE MANEIRA MAIS PRAZEROSA E LÚDICA. ESSA MEDIDA, CONTUDO, EM SE TRATANDO DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ, PRECISOU DE APRIMORAMENTO E DE CAPACITAÇÕES REALIZADAS AO LONGO DO ANO. ADEMAIS, PRECISAMOS RESSALTAR QUE OS DESAFIOS VIVIDOS PELO PROJETO NAS ESCOLAS SÃO TAMBÉM REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL, CUJA PANDEMIA DESNUDOU A HISTÓRICA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM OS FILHOS DAS CAMADAS POPULARES, OS QUAIS ESTÃO SUBMETIDOS À EXCLUSÃO SOCIAL, ECONÔMICA E CULTURAL IMPOSTA PELA CLASSE DOMINANTE, QUE NÃO PERMITE QUE AS CRIANÇAS EMPOBRECIDAS TENHAM UM DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS QUE É A EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA. PALAVRAS-CHAVE: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO. REFERENCIAS CARVALHO, ROSIANI. AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ARTICULAR O TRABALHO PEDAGÓGICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. PARANÁ, 2007. COELHO, NELLY NOVAES. LITERATURA E LINGUAGEM. 4. ED. SÃO PAULO: QUÍRON, 1986. CASTANHEIRA, MARIA LÚCIA. APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA: DISCURSO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA. BELO HORIZONTE: CEALE, AUTÊNTICA, 2004. FREIRE, PAULO. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM. 12. ED. SÃO PAULO: CORTEZ: AUTORES ASSOCIADOS, 1986. KISHIMOTO, T. M. JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO. SÃO PAULO: CORTEZ, 1997. MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA. O DESAFIO DO CONHECIMENTO: PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE. 14. ED. SÃO PAULO: HUCITEC, 2014. SOARES, MAGDA BECKER. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS IN: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. JAN /FEV /MAR /ABR, NO 25, 2004.

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