NA CONTEMPORANEIDADE, A LITERATURA BRASILEIRA VEM SENDO ESCRITA POR DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS, INCLUSIVE AQUELES ANTES EXCLUÍDOS DO CAMPO DA PRODUÇÃO ESTÉTICA. CONTUDO, A LUTA POR MAIS REPRESENTATIVIDADE E RECONHECIMENTO AINDA SE FAZ NECESSÁRIA, TENDO EM VISTA QUE PERSISTE, NO CIRCUITO LITERÁRIO, A SUBALTERNIZAÇÃO DE ALGUMAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS, ESPECIALMENTE AS OBRAS QUE CONSTITUEM A CHAMADA LITERATURA MARGINAL OU PERIFÉRICA. O PRESENTE ESTUDO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE OBJETIVA COMPARTILHAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM FOCO NA ABORDAGEM DO SLAM QUE ULTRAPASSE AS FRONTEIRAS DE UMA EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL, PARA TORNAR-SE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA LEGÍTIMA E REPRESENTATIVA DE GRUPOS SOCIALMENTE MARGINALIZADOS. PARA TANTO, OS APORTES TEÓRICOS QUE EMBASAM ESTA PESQUISA CONTEMPLAM AS DISCUSSÕES FORNECIDAS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ENSINO, A SABER: AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEM) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (BRASIL, 2006; 2018). ALÉM DISSO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TAMBÉM CONTA COM REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA (BUZEN ET AL, 2006; COSSON, 2020; PINTO; MELO, 2016), RELACIONADAS AOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA CRÍTICA LITERÁRIA BRASILEIRA DEBRUÇADOS NO CERNE DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO, RECEPÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA LITERATURA MARGINAL OU PERIFÉRICA (DALCASTAGNÈ; TENNINA, 2019; NEVES, 2017; VIEIRA, 2015). POR FIM, AS SUGESTÕES DESTACADAS EVIDENCIAM UM CONJUNTO DE PRÁTICAS SOCIO-DISCURSIVAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO SENTIDO DE DESCOLOCAR O ALUNO À POSIÇÃO DE SUJEITO ATIVO, LEITOR E PARTICIPANTE, ATRAVÉS DAS BATALHAS DE POESIA MARGINAL, EM UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESTÉTICA E CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL PELO PRÓPRIO OBJETO LITERÁRIO SLAM.