O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR OS EXPERIMENTOS APRESENTADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS - LDC DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZADOS NO QUADRIÊNIO DE 2019 A 2022 NA CIDADE DE CODÓ-MA E VERIFICAR QUAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA SÃO VEICULADAS. A PROPOSTA METODOLÓGICA EMPREGADA PARA ANÁLISE DOS LDC ESTÁ BASEADA EM CATEGORIAS QUE CARATERIZAM OS EXPERIMENTOS PROPOSTOS NO LDC NAS PERSPECTIVAS EMPIRISTA/POSITIVISTA OU RACIONALISTA/CONSTRUTIVISTA. OS RESULTADOS REVELARAM QUE A CONCEPÇÃO EMPÍRICOINDUTIVISTA É PREDOMINANTE NOS MANUAIS ANALISADOS, O QUE PODE IMPLICAR NA DISSEMINAÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS SIMPLÓRIO, A-HISTÓRICO E A-PROBLEMÁTICO, DIFICULTANDO O ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS REAIS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DOS (AS) ALUNOS (AS). DESTA FORMA, DESTACA-SE QUE PARA MUDARMOS A REALIDADE DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PROPOSTAS NOS LDC É PRECISO SUPERARMOS OS REDUCIONISMOS E DISTORÇÕES SOBRE SEUS OBJETIVOS, SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA, SOBRE QUEM FAZ CIÊNCIA, MUITO PRESENTES NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E EM FORMAÇÃO.