ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COM OS PEDAGOGOS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DA INTERNAÇÃO PROVISÓRIA. A PESQUISA TEM COMO BASE A METODOLOGIA QUALITATIVO-DESCRITIVA, E INVESTIGOU AÇÕES DESSES EDUCADORES NUMA INSTITUIÇÃO SOCIOEDUCATIVA E DESCREVER SUAS ATIVIDADES, OBSERVANDO SEU PAPEL NESSE CONTEXTO SOCIAL. PARA TANTO, REALIZA ANÁLISE DE DOCUMENTOS DO CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE (CIAD), ENTREVISTAS COM PEDAGOGOS E OBSERVAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO SUAS ATIVIDADES. ALÉM DISSO, ANALISA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS APLICADAS, BUSCANDO DAR VISIBILIDADE ÀS AÇÕES DESSES PROFISSIONAIS, DISCUTINDO ESSAS POLÍTICAS COMO FORMA PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL E A RESSOCIALIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI QUE CUMPREM MEDIDA DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE O TRABALHO DESSE PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, TORNANDO-SE FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DOS INTERNOS, CONSIDERANDO QUE É POR MEIO DA EDUCAÇÃO QUE SE CONSTROEM OPORTUNIDADES DE MUDANÇA E REINTEGRAÇÃO SOCIAL