O TRÂNSITO POR TODAS AS RUAS E AVENIDAS DAS CIDADES BRASILEIRAS APRESENTA-SE NO GERAL, DE FORMA CAÓTICA, COM GRANDES PROBLEMAS DE CONGESTIONAMENTO. EM SITUAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS COMO EM CASOS DE ACIDENTES, ESSA REALIDADE ACABA PIORANDO O ESCOAMENTO DO TRÁFEGO. A PARTIR DESSA TEMÁTICA, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB NA RUA DOUTOR JOÃO MOURA, POIS ESTÁ APRESENTA SÉRIOS PROBLEMAS DE ESCOAMENTO DE TRÂNSITO, SOBRETUDO EM HORÁRIOS DE PICOS. A FALTA DE CONFORTO E SEGURANÇA NESSA VIA É MOTIVO DE MUITO DESCONTENTAMENTO DA POPULAÇÃO USUÁRIA, FATO ESTE CONSTATADO A PARTIR DE LEVANTAMENTO DE DADOS AFERIDOS EM CAMPO, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE GERADO NA PLATAFORMA SURVYO DE FORMA GRATUITA E COM DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS. ESSE ESTUDO DE CASO, MOSTROU A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DIRECIONADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA DA VIA EM ANÁLISE, ESPECIFICAMENTE DA INTERSEÇÃO “T” AO LADO DA MADEIREIRA COLOMBO. PARA ANALISAR O PROBLEMA, ESSE ESTUDO DE CASO USOU-SE DOS RECURSOS DO GOOGLE MAPS PARA MONITORAR EM DIFERENTES HORÁRIOS AO LONGO DO DIA, SOBRETUDO AO FINAL DA TARDE A FLUIDEZ DOS VEÍCULOS NESSA VIA. PARA ISSO, FEZ-SE USO DA FERRAMENTA “MEDIR DISTÂNCIA” DO GOOGLE MAPS, PARA CALCULAR A LARGURA DA INTERSEÇÃO. E ASSIM, A PARTIR DE PARÂMETROS NORMATIVOS, QUE CONDICIONAM A VELOCIDADE DE APROXIMAÇÃO, LARGURA MÉDIA DO VEÍCULO, TEMPO DE REAÇÃO DO MOTORISTA E DAS EQUAÇÕES PARA SEMÁFOROS CALCULOU-SE O TEMPO DE VERDE, AMARELO E VERMELHO DO SEMÁFORO DESSA RUA, E CONCLUIU-SE QUE O TEMPO DE VERDE É INSUFICIENTE PARA O ESCOAMENTO DO TRÁFEGO.