FALAR EM INDIVÍDUOS SUPERDOTADOS NO BRASIL É ALGO VISTO AINDA HOJE COM CERTO ESPANTO E CURIOSIDADE, COMO RESULTADO DE CONCEPÇÕES ERRÔNEAS DO PENSAMENTO POPULAR. TRAÇOS DE CAPACIDADE INTELECTUAL ELEVADA PODEM MANIFESTAR-SE TANTO DE FORMA POSITIVA COMO NEGATIVA, CONSIDERANDO FATORES INTERNOS E SITUACIONAIS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA QUE OS SUPERDOTADOS SEJAM MAIS VULNERÁVEIS SOCIALMENTE A ENFRENTAREM SITUAÇÕES DE RISCO PSICOLÓGICO. POR OUTRO LADO, A FASE DA ADOLESCÊNCIA É UM TEMPO PARTICULARMENTE DESAFIADOR PARA ALUNOS COM ELEVADO POTENCIAL, POR SENTIREM-SE PRESSIONADOS A SE “ENCAIXAR” OU SE “AJUSTAR” AOS INTERESSES COMUNS DOS SEUS COLEGAS DE CLASSE. NESTE SENTIDO, TRAZER À DISCUSSÃO A QUESTÃO DO REPERTÓRIO SOCIAL DE ADOLESCENTES SUPERDOTADOS TEM SUA RELEVÂNCIA, POIS O CONHECIMENTO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS PODE AJUDAR NO RECONHECIMENTO DE COMPORTAMENTOS QUE SÃO INDICATIVOS DE DIFICULDADES NAS INTERAÇÕES SOCIAIS E NA ORIENTAÇÃO DE UM TRABALHO DIRIGIDO AO SEU ATENDIMENTO EDUCACIONAL. COM BASE EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DA LITERATURA ESPECIALIZADA, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBTER UM EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE O REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS QUE ENVOLVE O ADOLESCENTE SUPERDOTADO, COMPREENDIDOS A PARTIR DOS COMPORTAMENTOS CARACTERÍSTICOS DA SUPERDOTAÇÃO NA FASE DA ADOLESCÊNCIA; DO REPERTÓRIO SOCIAL À LUZ DO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DAS HABILIDADES SOCIAIS; E DA IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL, NA PROMOÇÃO DE UM REPERTÓRIO SOCIAL BEM ELABORADO. CONSIDERANDO QUE OS ADOLESCENTES SUPERDOTADOS PODEM APRESENTAR DIFICULDADES EM SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS, PENSAR EM PROGRAMAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL QUE SE PREOCUPEM TAMBÉM EM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO REPERTÓRIO SOCIAL, É O CAMINHO A SER PERCORRIDO.