“EU SOU DA PARAÍBA, ESSE É O MEU LUGAR”: IDENTIDADE, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO LOCAL NA ESCOLA ECI GERTURDES LEITE – DESTERRO-PB.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81334 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2465 "inscrito_id" => 8443 "titulo" => "“EU SOU DA PARAÍBA, ESSE É O MEU LUGAR”: IDENTIDADE, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO LOCAL NA ESCOLA ECI GERTURDES LEITE – DESTERRO-PB." "resumo" => "ESTE ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA EM COMPREENDER O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONJUNTURA NACIONAL PARTINDO DOS PROCESSOS LOCAIS, ASSIM COMO, A RELEVÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL, IMATERIAL E AMBIENTAL COMO PROMOTORES DE IDENTIDADE DA HISTÓRIA LOCAL. PARA TANTO, É IMPORTANTE CONSIDERAR A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA PARA QUE OS DISCENTES E A POPULAÇÃO UMA VEZ IDENTIFICADA E CONHECIDA A HISTÓRIA E O PATRIMÔNIO LOCAL DESENVOLVAM PRÁTICAS DE IDENTIDADE E PRESERVAÇÃO. ESTE ESTUDO É RESULTADO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL GERTRUDES LEITE. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO FOI A PESQUISA ORAL, ENTREVISTAS, REALIZADAS PELOS DISCENTES SOB A MINHA ORIENTAÇÃO PARA IDENTIFICAREM A PARTIR DO SEU PONTO DE VISTA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL MATERIAL, IMATERIAL E AMBIENTAL DAS CIDADES DE DESTERRO-PB E CACIMBAS-PB. AO LONGO DAS EXPOSIÇÕES DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS DOS ESTUDANTES CONSEGUI PERCEBER A DEDICAÇÃO, O ENTUSIASMO DOS DISCENTES AO SE PERCEBEREM PRODUTORES DA HISTÓRIA E DO PATRIMÔNIO LOCAL. O APORTE TEÓRICO PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO FORAM: LE GOFF (2013), PARA ENTENDERMOS A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA PARA UMA DETERMINADA POPULAÇÃO E DO MESMO MODO PIERRE NORA (1993); MELO (2015), PARA COMPREENDERMOS A RELEVÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL A FIM DE ENTENDERMOS OS PROCESSOS DA CONJUNTURA NACIONAL; SOBRE PATRIMÔNIO E CIDADANIA O DEBATE FOI PROPORCIONADO POR PESSOA (2016); BITTENCOURT (2003) PARA O DEBATE SOBRE PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., HISTÓRIA LOCAL., PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL., IDENTIDADE., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8443_06102021134817.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIS MARIA LIMA CUNHA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEIS MARIA LIMA CUNHA SILVA" "autor_email" => "deisprofhist.lima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81334 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2465 "inscrito_id" => 8443 "titulo" => "“EU SOU DA PARAÍBA, ESSE É O MEU LUGAR”: IDENTIDADE, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO LOCAL NA ESCOLA ECI GERTURDES LEITE – DESTERRO-PB." "resumo" => "ESTE ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA EM COMPREENDER O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONJUNTURA NACIONAL PARTINDO DOS PROCESSOS LOCAIS, ASSIM COMO, A RELEVÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL, IMATERIAL E AMBIENTAL COMO PROMOTORES DE IDENTIDADE DA HISTÓRIA LOCAL. PARA TANTO, É IMPORTANTE CONSIDERAR A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA PARA QUE OS DISCENTES E A POPULAÇÃO UMA VEZ IDENTIFICADA E CONHECIDA A HISTÓRIA E O PATRIMÔNIO LOCAL DESENVOLVAM PRÁTICAS DE IDENTIDADE E PRESERVAÇÃO. ESTE ESTUDO É RESULTADO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL GERTRUDES LEITE. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO FOI A PESQUISA ORAL, ENTREVISTAS, REALIZADAS PELOS DISCENTES SOB A MINHA ORIENTAÇÃO PARA IDENTIFICAREM A PARTIR DO SEU PONTO DE VISTA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL MATERIAL, IMATERIAL E AMBIENTAL DAS CIDADES DE DESTERRO-PB E CACIMBAS-PB. AO LONGO DAS EXPOSIÇÕES DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS DOS ESTUDANTES CONSEGUI PERCEBER A DEDICAÇÃO, O ENTUSIASMO DOS DISCENTES AO SE PERCEBEREM PRODUTORES DA HISTÓRIA E DO PATRIMÔNIO LOCAL. O APORTE TEÓRICO PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO FORAM: LE GOFF (2013), PARA ENTENDERMOS A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA PARA UMA DETERMINADA POPULAÇÃO E DO MESMO MODO PIERRE NORA (1993); MELO (2015), PARA COMPREENDERMOS A RELEVÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL A FIM DE ENTENDERMOS OS PROCESSOS DA CONJUNTURA NACIONAL; SOBRE PATRIMÔNIO E CIDADANIA O DEBATE FOI PROPORCIONADO POR PESSOA (2016); BITTENCOURT (2003) PARA O DEBATE SOBRE PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., HISTÓRIA LOCAL., PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL., IDENTIDADE., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8443_06102021134817.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIS MARIA LIMA CUNHA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEIS MARIA LIMA CUNHA SILVA" "autor_email" => "deisprofhist.lima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }