SILVA, Deis Maria Lima Cunha. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81334>. Acesso em: 22/12/2024 22:55
ESTE ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA EM COMPREENDER O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONJUNTURA NACIONAL PARTINDO DOS PROCESSOS LOCAIS, ASSIM COMO, A RELEVÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL, IMATERIAL E AMBIENTAL COMO PROMOTORES DE IDENTIDADE DA HISTÓRIA LOCAL. PARA TANTO, É IMPORTANTE CONSIDERAR A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA PARA QUE OS DISCENTES E A POPULAÇÃO UMA VEZ IDENTIFICADA E CONHECIDA A HISTÓRIA E O PATRIMÔNIO LOCAL DESENVOLVAM PRÁTICAS DE IDENTIDADE E PRESERVAÇÃO. ESTE ESTUDO É RESULTADO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL GERTRUDES LEITE. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO FOI A PESQUISA ORAL, ENTREVISTAS, REALIZADAS PELOS DISCENTES SOB A MINHA ORIENTAÇÃO PARA IDENTIFICAREM A PARTIR DO SEU PONTO DE VISTA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL MATERIAL, IMATERIAL E AMBIENTAL DAS CIDADES DE DESTERRO-PB E CACIMBAS-PB. AO LONGO DAS EXPOSIÇÕES DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS DOS ESTUDANTES CONSEGUI PERCEBER A DEDICAÇÃO, O ENTUSIASMO DOS DISCENTES AO SE PERCEBEREM PRODUTORES DA HISTÓRIA E DO PATRIMÔNIO LOCAL. O APORTE TEÓRICO PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO FORAM: LE GOFF (2013), PARA ENTENDERMOS A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA PARA UMA DETERMINADA POPULAÇÃO E DO MESMO MODO PIERRE NORA (1993); MELO (2015), PARA COMPREENDERMOS A RELEVÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL A FIM DE ENTENDERMOS OS PROCESSOS DA CONJUNTURA NACIONAL; SOBRE PATRIMÔNIO E CIDADANIA O DEBATE FOI PROPORCIONADO POR PESSOA (2016); BITTENCOURT (2003) PARA O DEBATE SOBRE PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.