Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, RELATO DE EXPERIÊNCIA, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81323 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 8730 "titulo" => """ METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES\r\n NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => """ COM AS DIVERSAS MUDAN?AS QUE ACONTECERAM NO ENSINO NOS ?LTIMOS TEMPOS, A EDUCA??O VEM\r\n REQUERENDO METODOLOGIAS MAIS DIN?MICAS, CRIATIVAS, REFLEXIVAS, QUE PROPORCIONE A AUTONOMIA\r\n DOS ESTUDANTES, QUE PROPORCIONE PROFESSORES PROATIVOS E APRESENTE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.\r\n AS METODOLOGIAS ATIVAS APRESENTAM-SE COMO GRANDE ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM. VISANDO A FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL E A ADEQUA??O ?S NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E CONSIDERANDO UM PERFIL DO\r\n PROFESSOR ATUAL, BUSCOU-SE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRU??O DO\r\n CONHECIMENTO DO EDUCADOR, CONTRIBUINDO, INCLUSIVE, PARA A PR?TICA DOCENTE. O OBJETIVO DESTE\r\n TRABALHO ? APRESENTAR RELATOS DE EXPERI?NCIAS DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS DA\r\n COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO EDUCA??O CREDE 12/CECOM E DA REDE MUNICIPAL\r\n DE QUIXAD?, UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCA??O\r\n B?SICA NO EIXO DE CI?NCIA. O TRABALHO APRESENTA UMA METODOLOGIA DE NATUREZA DESCRITIVA,\r\n QUALITATIVA E O SEU DESENVOLVIMENTO APRESENTA O RELATO SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES E\r\n METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, QUE\r\n EMBASARAM A PR?TICA PEDAG?GICA COMO FORMADORA REGIONAL E MUNICIPAL NO PROGRAMA DE\r\n ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA-PAIC. AS APLICA??ES DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS, COM\r\n BASE NAS METODOLOGIAS ATIVAS PERMITIRAM UMA BOA PR?XIS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO FUNDAMENTAL\r\n ANOS FINAIS, QUE PROPORCIONOU O EST?MULO DA CRIATIVIDADE, DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR, DA\r\n MOTIVA??O DO DOCENTE E DA CONSTRU??O DE NOVOS CONHECIMENTOS COM BASE NO M?TODO\r\n APRESENTADO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, RELATO DE EXPERIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8730_05102021114410.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE DE SOUSA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DAYANE DE SOUSA CARVALHO" "autor_email" => "dayane.carvalho@prof.ce.g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ | CAMPUS QUIXADÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81323 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 8730 "titulo" => """ METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES\r\n NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => """ COM AS DIVERSAS MUDAN?AS QUE ACONTECERAM NO ENSINO NOS ?LTIMOS TEMPOS, A EDUCA??O VEM\r\n REQUERENDO METODOLOGIAS MAIS DIN?MICAS, CRIATIVAS, REFLEXIVAS, QUE PROPORCIONE A AUTONOMIA\r\n DOS ESTUDANTES, QUE PROPORCIONE PROFESSORES PROATIVOS E APRESENTE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.\r\n AS METODOLOGIAS ATIVAS APRESENTAM-SE COMO GRANDE ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM. VISANDO A FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL E A ADEQUA??O ?S NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E CONSIDERANDO UM PERFIL DO\r\n PROFESSOR ATUAL, BUSCOU-SE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRU??O DO\r\n CONHECIMENTO DO EDUCADOR, CONTRIBUINDO, INCLUSIVE, PARA A PR?TICA DOCENTE. O OBJETIVO DESTE\r\n TRABALHO ? APRESENTAR RELATOS DE EXPERI?NCIAS DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS DA\r\n COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO EDUCA??O CREDE 12/CECOM E DA REDE MUNICIPAL\r\n DE QUIXAD?, UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCA??O\r\n B?SICA NO EIXO DE CI?NCIA. O TRABALHO APRESENTA UMA METODOLOGIA DE NATUREZA DESCRITIVA,\r\n QUALITATIVA E O SEU DESENVOLVIMENTO APRESENTA O RELATO SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES E\r\n METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, QUE\r\n EMBASARAM A PR?TICA PEDAG?GICA COMO FORMADORA REGIONAL E MUNICIPAL NO PROGRAMA DE\r\n ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA-PAIC. AS APLICA??ES DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS, COM\r\n BASE NAS METODOLOGIAS ATIVAS PERMITIRAM UMA BOA PR?XIS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO FUNDAMENTAL\r\n ANOS FINAIS, QUE PROPORCIONOU O EST?MULO DA CRIATIVIDADE, DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR, DA\r\n MOTIVA??O DO DOCENTE E DA CONSTRU??O DE NOVOS CONHECIMENTOS COM BASE NO M?TODO\r\n APRESENTADO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, RELATO DE EXPERIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8730_05102021114410.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE DE SOUSA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DAYANE DE SOUSA CARVALHO" "autor_email" => "dayane.carvalho@prof.ce.g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ | CAMPUS QUIXADÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM AS DIVERSAS MUDAN?AS QUE ACONTECERAM NO ENSINO NOS ?LTIMOS TEMPOS, A EDUCA??O VEM REQUERENDO METODOLOGIAS MAIS DIN?MICAS, CRIATIVAS, REFLEXIVAS, QUE PROPORCIONE A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES, QUE PROPORCIONE PROFESSORES PROATIVOS E APRESENTE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. AS METODOLOGIAS ATIVAS APRESENTAM-SE COMO GRANDE ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. VISANDO A FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A ADEQUA??O ?S NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E CONSIDERANDO UM PERFIL DO PROFESSOR ATUAL, BUSCOU-SE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO DO EDUCADOR, CONTRIBUINDO, INCLUSIVE, PARA A PR?TICA DOCENTE. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? APRESENTAR RELATOS DE EXPERI?NCIAS DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS DA COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO EDUCA??O CREDE 12/CECOM E DA REDE MUNICIPAL DE QUIXAD?, UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA NO EIXO DE CI?NCIA. O TRABALHO APRESENTA UMA METODOLOGIA DE NATUREZA DESCRITIVA, QUALITATIVA E O SEU DESENVOLVIMENTO APRESENTA O RELATO SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, QUE EMBASARAM A PR?TICA PEDAG?GICA COMO FORMADORA REGIONAL E MUNICIPAL NO PROGRAMA DE ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA-PAIC. AS APLICA??ES DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS, COM BASE NAS METODOLOGIAS ATIVAS PERMITIRAM UMA BOA PR?XIS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, QUE PROPORCIONOU O EST?MULO DA CRIATIVIDADE, DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR, DA MOTIVA??O DO DOCENTE E DA CONSTRU??O DE NOVOS CONHECIMENTOS COM BASE NO M?TODO APRESENTADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.