COM AS DIVERSAS MUDAN?AS QUE ACONTECERAM NO ENSINO NOS ?LTIMOS TEMPOS, A EDUCA??O VEM
REQUERENDO METODOLOGIAS MAIS DIN?MICAS, CRIATIVAS, REFLEXIVAS, QUE PROPORCIONE A AUTONOMIA
DOS ESTUDANTES, QUE PROPORCIONE PROFESSORES PROATIVOS E APRESENTE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.
AS METODOLOGIAS ATIVAS APRESENTAM-SE COMO GRANDE ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM. VISANDO A FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO
FUNDAMENTAL E A ADEQUA??O ?S NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E CONSIDERANDO UM PERFIL DO
PROFESSOR ATUAL, BUSCOU-SE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRU??O DO
CONHECIMENTO DO EDUCADOR, CONTRIBUINDO, INCLUSIVE, PARA A PR?TICA DOCENTE. O OBJETIVO DESTE
TRABALHO ? APRESENTAR RELATOS DE EXPERI?NCIAS DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS DA
COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO EDUCA??O CREDE 12/CECOM E DA REDE MUNICIPAL
DE QUIXAD?, UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCA??O
B?SICA NO EIXO DE CI?NCIA. O TRABALHO APRESENTA UMA METODOLOGIA DE NATUREZA DESCRITIVA,
QUALITATIVA E O SEU DESENVOLVIMENTO APRESENTA O RELATO SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES E
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, QUE
EMBASARAM A PR?TICA PEDAG?GICA COMO FORMADORA REGIONAL E MUNICIPAL NO PROGRAMA DE
ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA-PAIC. AS APLICA??ES DAS FORMA??ES REGIONAIS E MUNICIPAIS, COM
BASE NAS METODOLOGIAS ATIVAS PERMITIRAM UMA BOA PR?XIS NO ENSINO DE CI?NCIAS DO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS, QUE PROPORCIONOU O EST?MULO DA CRIATIVIDADE, DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR, DA
MOTIVA??O DO DOCENTE E DA CONSTRU??O DE NOVOS CONHECIMENTOS COM BASE NO M?TODO
APRESENTADO.