O PRESENTE ESTUDO ESTÁ RELACIONADO À INOVAÇÃO DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS NA PRÁTICA DOCENTE, BEM COMO AO EXAME DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
INTERATIVA NAS AULAS DE ARTES VISUAIS, UTILIZANDO CONCEITOS GERAIS E ESPECÍFICOS (ARTES VISUAIS) NO PROCESSO. ESTUDO EXPERIMENTAL DO TIPO QUASE EXPERIMENTAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA APLICANDO UMA PLATAFORMA VIRTUAL E MANUAL A UMA POPULAÇÃO DE 285 ALUNOS DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO AMAPÁ. EM
SEGUIDA, FORAM AVALIADAS AS PINTURAS FEITAS PELOS ALUNOS NAS FASES INICIAL E FINAL DO EXPERIMENTO. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A HIPÓTESE DE QUE HÁ UM EFEITO POSITIVO DO
MODELO INTERATIVO NO ENSINO DA APRENDIZAGEM EM TRÊS ÁREAS: CONHECIMENTO E COMPREENSÃO DOS TERMOS DAS ARTES VISUAIS, HABILIDADES E HABILIDADES NO USO DE
MATERIAIS E TÉCNICAS DE ARTE PARA REALIZAR TAREFAS DE PINTURA. PLANEJADO E CRIATIVIDADE PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ARTES VISUAIS. OS RESULTADOS PODEM AJUDAR A CRIAR UM
MODELO OTIMIZADO PARA PLANEJAR O DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS E FORNECE DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES, COM O OBJETIVO DE ESTABELECER MAIS APRENDIZADO E ENSINO DE ARTES VISUAIS EFICAZES NO ENSINO MÉDIO.