Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS REMOTAS: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM O USO DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: AULA DE PORTUGUÊS, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, LEITURA, ESCRITA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80190
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 944
    "inscrito_id" => 2464
    "titulo" => "AULAS REMOTAS: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM O USO DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O ANÚNCIO DA PANDEMIA NO BRASIL EM MARÇO DE 2020, O ISOLAMENTO SOCIAL PARA CONTER A CONTAMINAÇÃO PELO COVID-19 PROMOVERAM A REDEFINIÇÃO DE ESPAÇOS E PRÁTICAS DE ENSINO. AS AULAS NAS ESCOLAS COMEÇARAM A ACONTECER VIRTUALMENTE, O ENSINO REMOTO TORNOU-SE UMA REALIDADE QUE TRANSFORMOU AS CASAS EM SALA DE AULA. COM O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL, O ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA FOI RESSIGNIFICADO, EXIGIU NOVO OLHAR E INQUIETAÇÃO SOBRE COMO E O QUÊ ENSINAR.  OS PROFESSORES TIVERAM QUE SE REINVENTAR E RESSIGNIFICAR SUAS PRÁTICAS. ESSA REALIDADE CHAMA ATENÇÃO E MERECE SER INTERROGADA, ESPECIALMENTE QUANDO LEVAMOS EM CONTA O TRABALHO REMOTO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. NESSE SENTIDO, ESSA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A MEDIAÇÃO E A INTERAÇÃO DO PROFESSOR POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO. DELIMITAMOS COMO CORPUS, AULAS DE PORTUGUÊS GRAVADAS. NA ANÁLISE, LEVAMOS EM CONTA O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUE A PROFESSORA UTILIZA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DESSA MEDIAÇÃO. NA ANÁLISE PAUTOU-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES GERALDI (2010) E LARROSA (2011) . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NOS PERMITEM REFLETIR SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUE FOI PRODUZIDO PARA TRABALHAR DE FORMA PRESENCIAL, PORÉM VAI PARA O ENSINO REMOTO, E O PROFESSOR CRIA POSSIBILIDADES DE TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA DE FORMA SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULA DE PORTUGUÊS, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID2464_29072021211656.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANILZA FRANCISCA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RANILZA SILVA"
    "autor_email" => "ranilza26@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80190
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 944
    "inscrito_id" => 2464
    "titulo" => "AULAS REMOTAS: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM O USO DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O ANÚNCIO DA PANDEMIA NO BRASIL EM MARÇO DE 2020, O ISOLAMENTO SOCIAL PARA CONTER A CONTAMINAÇÃO PELO COVID-19 PROMOVERAM A REDEFINIÇÃO DE ESPAÇOS E PRÁTICAS DE ENSINO. AS AULAS NAS ESCOLAS COMEÇARAM A ACONTECER VIRTUALMENTE, O ENSINO REMOTO TORNOU-SE UMA REALIDADE QUE TRANSFORMOU AS CASAS EM SALA DE AULA. COM O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL, O ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA FOI RESSIGNIFICADO, EXIGIU NOVO OLHAR E INQUIETAÇÃO SOBRE COMO E O QUÊ ENSINAR.  OS PROFESSORES TIVERAM QUE SE REINVENTAR E RESSIGNIFICAR SUAS PRÁTICAS. ESSA REALIDADE CHAMA ATENÇÃO E MERECE SER INTERROGADA, ESPECIALMENTE QUANDO LEVAMOS EM CONTA O TRABALHO REMOTO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. NESSE SENTIDO, ESSA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A MEDIAÇÃO E A INTERAÇÃO DO PROFESSOR POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO. DELIMITAMOS COMO CORPUS, AULAS DE PORTUGUÊS GRAVADAS. NA ANÁLISE, LEVAMOS EM CONTA O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUE A PROFESSORA UTILIZA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DESSA MEDIAÇÃO. NA ANÁLISE PAUTOU-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES GERALDI (2010) E LARROSA (2011) . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NOS PERMITEM REFLETIR SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUE FOI PRODUZIDO PARA TRABALHAR DE FORMA PRESENCIAL, PORÉM VAI PARA O ENSINO REMOTO, E O PROFESSOR CRIA POSSIBILIDADES DE TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA DE FORMA SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULA DE PORTUGUÊS, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO REMOTO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID2464_29072021211656.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANILZA FRANCISCA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RANILZA SILVA"
    "autor_email" => "ranilza26@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ANÚNCIO DA PANDEMIA NO BRASIL EM MARÇO DE 2020, O ISOLAMENTO SOCIAL PARA CONTER A CONTAMINAÇÃO PELO COVID-19 PROMOVERAM A REDEFINIÇÃO DE ESPAÇOS E PRÁTICAS DE ENSINO. AS AULAS NAS ESCOLAS COMEÇARAM A ACONTECER VIRTUALMENTE, O ENSINO REMOTO TORNOU-SE UMA REALIDADE QUE TRANSFORMOU AS CASAS EM SALA DE AULA. COM O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL, O ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA FOI RESSIGNIFICADO, EXIGIU NOVO OLHAR E INQUIETAÇÃO SOBRE COMO E O QUÊ ENSINAR. OS PROFESSORES TIVERAM QUE SE REINVENTAR E RESSIGNIFICAR SUAS PRÁTICAS. ESSA REALIDADE CHAMA ATENÇÃO E MERECE SER INTERROGADA, ESPECIALMENTE QUANDO LEVAMOS EM CONTA O TRABALHO REMOTO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. NESSE SENTIDO, ESSA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A MEDIAÇÃO E A INTERAÇÃO DO PROFESSOR POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO. DELIMITAMOS COMO CORPUS, AULAS DE PORTUGUÊS GRAVADAS. NA ANÁLISE, LEVAMOS EM CONTA O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUE A PROFESSORA UTILIZA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DESSA MEDIAÇÃO. NA ANÁLISE PAUTOU-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES GERALDI (2010) E LARROSA (2011) . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NOS PERMITEM REFLETIR SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUE FOI PRODUZIDO PARA TRABALHAR DE FORMA PRESENCIAL, PORÉM VAI PARA O ENSINO REMOTO, E O PROFESSOR CRIA POSSIBILIDADES DE TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA DE FORMA SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.