A LEITURA É UM PROCESSO DE PRÁTICA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO NO QUAL O INDIVÍDUO OBTÉM INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS CONTEXTOS QUE ENVOLVEM O MUNDO. É NA INFÂNCIA QUE OS INDIVÍDUOS SÃO LEITORES EM FORMAÇÃO, POIS ESTÃO CONSTANTEMENTE APRENDENDO E SE DESENVOLVENDO NAS MAIS DIVERSAS EXPRESSÕES DA NATUREZA E DA CULTURA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO DISCORRE SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURAS CLÁSSICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DE ESTUDO É APRESENTAR E TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DESSAS PRÁTICAS DENTRO DA SALA DE AULA, VISTO QUE ALUNOS NO ATUAL CONTEXTO ESCOLAR TENDEM A TAXAREM AS LEITURAS CLÁSSICAS ALGO NÃO MUITO IMPORTANTE PARA A SUA VIDA COMO SER HUMANO E TAMBÉM, LEITOR. ALÉM DISSO, TRAZER ABORDAGENS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SALAS DE AULA, O ENSINO DA ATUAL LITERATURA, A FORMAÇÃO DESSE LEITOR E O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO. DIANTE DISSO, A METODOLOGIA USADA FORAM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, TENDO COMO PRINCIPAIS FUNDAMENTOS OS ESTUDOS DE AGUIAR E BORDINI (1998), SAUJAT (2004), CALVINO (2007), MACHADO (2002) E OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A DISCUSSÃO E COMPREENSÃO SOBRE OS ASPECTOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ADAPTAÇÕES DE CLÁSSICOS LITERÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.