SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7958 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 4933 "titulo" => "SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA" "resumo" => "Este texto é um estudo qualitativo exploratório e caracteriza-se como um relato de experiência, cuja intervenção foi realizada na minha própria sala de aula na qual sou professora titular de alunos do 5° ano do ensino fundamental com idade entre 9 e 13 anos em uma escola pública municipal, localizada no município de Boqueirão - PB. Esta vivência se deu no sentido de implementar “O uso do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na construção de histórias em quadrinhos, tendo em vista, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças”. Diante da atual sociedade da informação, fica praticamente impossível manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer para toda a escola um espaço muito mais enriquecedor com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre a sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade da informação. Nesse sentido, dentre as novas tecnologias existentes, podemos citar os softwares educativos, que são ferramentas tecnológicas que podem favorecer a mediação pedagógica docente como práticas inovadoras e, deste modo, traz significativas condições para que o processo de aprendizagem possa ser significativo. E, frente ao grande interesse das crianças por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso na educação em geral e também dos computadores, o software HagáQuê foi utilizado na realização deste trabalho. O objetivo geral deste estudo foi o de analisar e relatar a experiência da usabilidade do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na criação das histórias em quadrinhos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo fundamenta-se na importância da tecnologia e, sobretudo, dos softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Para tanto, além da aplicação de questionário e de estudo qualitativo exploratório, foram tomados como subsídios as contribuições teóricas de vários autores que foram apoio na compreensão e aprofundamento do tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, SOFTWARE HAGÁQUÊ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_08_2014_11_49_11_idinscrito_4933_a0f0ee2b6a6cbacfcfe6311899ab2338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GERLANE" "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7958 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 4933 "titulo" => "SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA" "resumo" => "Este texto é um estudo qualitativo exploratório e caracteriza-se como um relato de experiência, cuja intervenção foi realizada na minha própria sala de aula na qual sou professora titular de alunos do 5° ano do ensino fundamental com idade entre 9 e 13 anos em uma escola pública municipal, localizada no município de Boqueirão - PB. Esta vivência se deu no sentido de implementar “O uso do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na construção de histórias em quadrinhos, tendo em vista, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças”. Diante da atual sociedade da informação, fica praticamente impossível manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer para toda a escola um espaço muito mais enriquecedor com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre a sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade da informação. Nesse sentido, dentre as novas tecnologias existentes, podemos citar os softwares educativos, que são ferramentas tecnológicas que podem favorecer a mediação pedagógica docente como práticas inovadoras e, deste modo, traz significativas condições para que o processo de aprendizagem possa ser significativo. E, frente ao grande interesse das crianças por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso na educação em geral e também dos computadores, o software HagáQuê foi utilizado na realização deste trabalho. O objetivo geral deste estudo foi o de analisar e relatar a experiência da usabilidade do software HagáQuê como ferramenta pedagógica na criação das histórias em quadrinhos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo fundamenta-se na importância da tecnologia e, sobretudo, dos softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Para tanto, além da aplicação de questionário e de estudo qualitativo exploratório, foram tomados como subsídios as contribuições teóricas de vários autores que foram apoio na compreensão e aprofundamento do tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, SOFTWARE HAGÁQUÊ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_08_2014_11_49_11_idinscrito_4933_a0f0ee2b6a6cbacfcfe6311899ab2338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GERLANE" "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }