BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO EXTERNATO SÃO JOSÉ
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6985 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 855 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO EXTERNATO SÃO JOSÉ" "resumo" => "RESUMOOs jogos e as brincadeiras são importantíssimos para a vida social e emocional, através deles o indivíduo adquire valores e cria seu próprio mundo. O lúdico traz essa importância para a socialização e sabemos que brincando e jogando o ser humano se torna apto a viver uma ordem social e num mundo cultural e simbólico, as brincadeiras dão ênfase a um mundo imaginário cheio de fantasias, no qual os indivíduos realizam seus desejos e desenvolve sua linguagem e criatividade. Dessa maneira, compreendemos que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar na sala de aula como uma maneira de ensinar de forma mais prazerosa, criativa e motivadora, baseado nessa prerrogativa podemos dizer que a utilização do lúdico na sala de aula contribui para o desenvolvimento do indivíduo, pois através de brincadeiras e jogos, o indivíduo desenvolve melhor habilidades, tais como o pensamento, a fala, a expressão e elaborando sentido para o mundo. O lúdico trata-se de uma temática que interessa bastante educadores, haja vista que no processo de ensino aprendizagem ele pode contribuir para um ensino que viabilize a interação entre os alunos e um maior desenvolvimento do cognitivo, levando- as a diferenciar o que é real do imaginário, segundo Maluf (2003, p.33) “ é com brincadeiras que as crianças desenvolvem com clareza importantes funções mentais e desenvolve sua linguagem diferenciando o seu mundo interior que são as fantasias, desejos e imaginações do seu mundo real”. O planejamento deve estar de acordo com aquilo que é vivenciado incluindo o lúdico. Mas o lúdico vem crescendo dentro das salas de aula, alguns professores estão cada vez mais proporcionando aos educandos aulas mais diversificadas e contextualizada, é preciso as vezes desapegar das velhas metodologias e dá lugar também aquilo que só acrescenta o ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_14_01_idinscrito_330_11c7fe17ef8795a4dd236f4e7bfca9ed.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DE LIMA NEVES" "autor_nome_curto" => "CAMILA LIMA" "autor_email" => "camila.lima.18@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6985 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 855 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO EXTERNATO SÃO JOSÉ" "resumo" => "RESUMOOs jogos e as brincadeiras são importantíssimos para a vida social e emocional, através deles o indivíduo adquire valores e cria seu próprio mundo. O lúdico traz essa importância para a socialização e sabemos que brincando e jogando o ser humano se torna apto a viver uma ordem social e num mundo cultural e simbólico, as brincadeiras dão ênfase a um mundo imaginário cheio de fantasias, no qual os indivíduos realizam seus desejos e desenvolve sua linguagem e criatividade. Dessa maneira, compreendemos que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar na sala de aula como uma maneira de ensinar de forma mais prazerosa, criativa e motivadora, baseado nessa prerrogativa podemos dizer que a utilização do lúdico na sala de aula contribui para o desenvolvimento do indivíduo, pois através de brincadeiras e jogos, o indivíduo desenvolve melhor habilidades, tais como o pensamento, a fala, a expressão e elaborando sentido para o mundo. O lúdico trata-se de uma temática que interessa bastante educadores, haja vista que no processo de ensino aprendizagem ele pode contribuir para um ensino que viabilize a interação entre os alunos e um maior desenvolvimento do cognitivo, levando- as a diferenciar o que é real do imaginário, segundo Maluf (2003, p.33) “ é com brincadeiras que as crianças desenvolvem com clareza importantes funções mentais e desenvolve sua linguagem diferenciando o seu mundo interior que são as fantasias, desejos e imaginações do seu mundo real”. O planejamento deve estar de acordo com aquilo que é vivenciado incluindo o lúdico. Mas o lúdico vem crescendo dentro das salas de aula, alguns professores estão cada vez mais proporcionando aos educandos aulas mais diversificadas e contextualizada, é preciso as vezes desapegar das velhas metodologias e dá lugar também aquilo que só acrescenta o ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_14_01_idinscrito_330_11c7fe17ef8795a4dd236f4e7bfca9ed.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DE LIMA NEVES" "autor_nome_curto" => "CAMILA LIMA" "autor_email" => "camila.lima.18@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }