Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 177
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: PERCEPÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES NO BAIRRO DO CATOLÉ, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB.

Palavra-chaves: RESÍDUOS SÓLIDOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIMPEZA URBANA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Até recentemente acreditava-se que os impactos ambientais provenientes das atividades humanas tinham repercussão somente no âmbito local, e em alguns casos regional, e que estes problemas poderiam ser facilmente resolvidos. Entretanto, hoje, caminha-se para a visão de que a ação antrópica pode ser tão extensa e complexa que é capaz de gerar uma série de eventos não planejados e, portanto, difíceis de serem administrados: Se faz necessário reconhecer os prejuízos que causa o acúmulo de lixo ao ambiente, sendo uma grande quantidade de resíduos eliminados em áreas inadequadas e na maioria das vezes, expostos a céu aberto e somando-se a isso, observa-se também a grande quantidade de resíduos sólidos expostas nas ruas, pratica esta que está intimamente relacionada às questões educacionais da população, onde a educação ambiental possui um importante papel de levar à reflexão sobre os problemas ambientais que afetam a comunidade, procurando desenvolver atitudes e ações de conservação do ambiente, resultando com isso, o proveito próprio e comunitário. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de percepção e conscientização dos moradores no bairro do Catolé no Município de Campina Grande - PB, sobre os resíduos sólidos urbanos. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa nas ruas com maior incidência de resíduos sólidos urbanos do bairro do Catolé. Os dados foram coletados através de questionário estruturado e aplicado aos moradores. Os resultados foram analisados com o programa Microsoft Office e Excel 2007. Para facilitar a constatação da realidade foram utilizados registros fotográficos, captados através de observações “in loco”. Foi também realizado um trabalho de conscientização local, utilizando recurso audiovisual. Foi possível verificar que 72% dos entrevistados sabem sobre o significado da Educação Ambiental e dos Resíduos sólidos Urbanos. Foi verificado que, 92% dos entrevistados têm consciência de que se faz necessário um trabalho contínuo e permanente no tocante a Educação Ambiental na melhoria e limpeza das ruas. Mediante os resultados obtidos, constatou-se que para a construção de novas atitudes se faz necessário uma nova consciência ambiental pautada de mudanças e de comportamentos para proteger e preservar o ambiente local e garantindo assim, a qualidade ambiental da comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.