CONTRIBUIÇÕES DA WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7029 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 3978 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo que analisa se ferramentas online, disponíveis na Web 2.0, podem contribuir para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto organizamos uma pesquisa que pode ser classificada como uma pesquisa-ação, conforme analisa Brennand (2012, p.73). Com isso, serão apresentadas atividades pedagógicas utilizando tais ferramentas da Web 2.0, como: Facebook, Twitter e Google Docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo na aquisição de habilidades de leitura e escrita, propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Ensino Médio. O uso e análise das ferramentas online serão esplanadas em um projeto de extensão, que tem como objetivo inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2003) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) que fala da Web 2.0, bem como teóricos que refletem a utilização das ferramentas digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita. Como resultados, identificamos que os alunos envolvidos nas atividades propostas conseguiram ter um maior aproveitamento por se tratar de utilizar recursos tecnológicos que estão em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "WEB 2.0, FERRAMENTAS ONLINE, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_53_21_idinscrito_3978_d46c4c9f1c3c499b58ad4e75b9a3e0e6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO HORÁCIO DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "HUGO HORÁCIO" "autor_email" => "hugohoraciol@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7029 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 3978 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo que analisa se ferramentas online, disponíveis na Web 2.0, podem contribuir para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto organizamos uma pesquisa que pode ser classificada como uma pesquisa-ação, conforme analisa Brennand (2012, p.73). Com isso, serão apresentadas atividades pedagógicas utilizando tais ferramentas da Web 2.0, como: Facebook, Twitter e Google Docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo na aquisição de habilidades de leitura e escrita, propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Ensino Médio. O uso e análise das ferramentas online serão esplanadas em um projeto de extensão, que tem como objetivo inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2003) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) que fala da Web 2.0, bem como teóricos que refletem a utilização das ferramentas digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita. Como resultados, identificamos que os alunos envolvidos nas atividades propostas conseguiram ter um maior aproveitamento por se tratar de utilizar recursos tecnológicos que estão em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "WEB 2.0, FERRAMENTAS ONLINE, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_53_21_idinscrito_3978_d46c4c9f1c3c499b58ad4e75b9a3e0e6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO HORÁCIO DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "HUGO HORÁCIO" "autor_email" => "hugohoraciol@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }