Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: WEB 2.0, FERRAMENTAS ONLINE, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que analisa se ferramentas online, disponíveis na Web 2.0, podem contribuir para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto organizamos uma pesquisa que pode ser classificada como uma pesquisa-ação, conforme analisa Brennand (2012, p.73). Com isso, serão apresentadas atividades pedagógicas utilizando tais ferramentas da Web 2.0, como: Facebook, Twitter e Google Docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo na aquisição de habilidades de leitura e escrita, propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Ensino Médio. O uso e análise das ferramentas online serão esplanadas em um projeto de extensão, que tem como objetivo inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2003) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) que fala da Web 2.0, bem como teóricos que refletem a utilização das ferramentas digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita. Como resultados, identificamos que os alunos envolvidos nas atividades propostas conseguiram ter um maior aproveitamento por se tratar de utilizar recursos tecnológicos que estão em seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.