Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHAR DO ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA COM A CHEGADA DOS KITS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7711
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1152
    "inscrito_id" => 2759
    "titulo" => "OLHAR DO ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA COM A CHEGADA DOS KITS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A robótica educacional vem sendo nesses últimos anos uma ferramenta que pode trazer a escola  duas das suas mais poderosas armas  e que durante muito tempo foram  quase que totalmente deixadas  de lado no processo ensino aprendizagem: a investigação e a exploração , o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Educação (SEE), entregou Laboratórios de Robótica acerca de 150 escolas de Ensino Médio das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado, com o intuito  principal de propor ao aluno das mesmas  um ambiente de construção de um experimento investigatório e exploratório. Na  perspectiva de garantir uma melhor  transição e implantação de tais materiais, uma equipe de pesquisadores encara o desafio de explorar o material recém chegado e suas melhores possibilidades, no nosso caso, possibilidades matemáticas. A equipe faz parte do Projeto OBEDUC/CAPES, no qual participam três instituições – UFMS, UEPB e UFAL -  e visa investigar inicialmente os kits, mas ao mesmo tempo analisa aqueles que são o motivo maior do nosso estudo, os alunos.     Para analisar como estão os alunos antes da aplicação mais efetiva dos kits, foi  feita uma pesquisa com 161 alunos da Escola Estadual Vírginius da Gama e Melo, analisando  questões de ordem  sóciodemográfica (1° parte),  a fim de identificar o gênero e a faixa etária do sujeito de pesquisa, como também o nível educacional e o ano que está cursando.Já a segunda parte contém nove questões com o intuito de identificar se o sujeito da pesquisa já fez algum curso envolvendo tecnologia, se acha importante o uso da tecnologia em sala de aula, o que entende sobre Robótica Educacional, como gostaria que fossem as aulas com esse artifício e outras que estão relacionadas aos conteúdos e a robótica.A pesquisa  tem como maior objetivo  o estudo das  melhores práticas no ensino de matemática com  dos kits recém chegados.             Sabemos  da necessidade de se criar um ambiente de motivação no espaço escolar e para isso a Robótica se mostra como uma excelente ferramenta investigativa, criando,como a proposta sugerida pela Secretaria da Educação, um ambiente exploratório, visando assim uma aprendizagem de melhor qualidade.Palavras-chave:Robótica educacional, Escolas Públicas, Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_20_00_43_idinscrito_2759_12ac09e1e378a8360029ce28ca60b46d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENAILSON FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GENAILSON"
    "autor_email" => "genailsonprofmatematica@h"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7711
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1152
    "inscrito_id" => 2759
    "titulo" => "OLHAR DO ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA COM A CHEGADA DOS KITS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A robótica educacional vem sendo nesses últimos anos uma ferramenta que pode trazer a escola  duas das suas mais poderosas armas  e que durante muito tempo foram  quase que totalmente deixadas  de lado no processo ensino aprendizagem: a investigação e a exploração , o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Educação (SEE), entregou Laboratórios de Robótica acerca de 150 escolas de Ensino Médio das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado, com o intuito  principal de propor ao aluno das mesmas  um ambiente de construção de um experimento investigatório e exploratório. Na  perspectiva de garantir uma melhor  transição e implantação de tais materiais, uma equipe de pesquisadores encara o desafio de explorar o material recém chegado e suas melhores possibilidades, no nosso caso, possibilidades matemáticas. A equipe faz parte do Projeto OBEDUC/CAPES, no qual participam três instituições – UFMS, UEPB e UFAL -  e visa investigar inicialmente os kits, mas ao mesmo tempo analisa aqueles que são o motivo maior do nosso estudo, os alunos.     Para analisar como estão os alunos antes da aplicação mais efetiva dos kits, foi  feita uma pesquisa com 161 alunos da Escola Estadual Vírginius da Gama e Melo, analisando  questões de ordem  sóciodemográfica (1° parte),  a fim de identificar o gênero e a faixa etária do sujeito de pesquisa, como também o nível educacional e o ano que está cursando.Já a segunda parte contém nove questões com o intuito de identificar se o sujeito da pesquisa já fez algum curso envolvendo tecnologia, se acha importante o uso da tecnologia em sala de aula, o que entende sobre Robótica Educacional, como gostaria que fossem as aulas com esse artifício e outras que estão relacionadas aos conteúdos e a robótica.A pesquisa  tem como maior objetivo  o estudo das  melhores práticas no ensino de matemática com  dos kits recém chegados.             Sabemos  da necessidade de se criar um ambiente de motivação no espaço escolar e para isso a Robótica se mostra como uma excelente ferramenta investigativa, criando,como a proposta sugerida pela Secretaria da Educação, um ambiente exploratório, visando assim uma aprendizagem de melhor qualidade.Palavras-chave:Robótica educacional, Escolas Públicas, Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_20_00_43_idinscrito_2759_12ac09e1e378a8360029ce28ca60b46d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENAILSON FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GENAILSON"
    "autor_email" => "genailsonprofmatematica@h"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A robótica educacional vem sendo nesses últimos anos uma ferramenta que pode trazer a escola duas das suas mais poderosas armas e que durante muito tempo foram quase que totalmente deixadas de lado no processo ensino aprendizagem: a investigação e a exploração , o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Educação (SEE), entregou Laboratórios de Robótica acerca de 150 escolas de Ensino Médio das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado, com o intuito principal de propor ao aluno das mesmas um ambiente de construção de um experimento investigatório e exploratório. Na perspectiva de garantir uma melhor transição e implantação de tais materiais, uma equipe de pesquisadores encara o desafio de explorar o material recém chegado e suas melhores possibilidades, no nosso caso, possibilidades matemáticas. A equipe faz parte do Projeto OBEDUC/CAPES, no qual participam três instituições – UFMS, UEPB e UFAL - e visa investigar inicialmente os kits, mas ao mesmo tempo analisa aqueles que são o motivo maior do nosso estudo, os alunos. Para analisar como estão os alunos antes da aplicação mais efetiva dos kits, foi feita uma pesquisa com 161 alunos da Escola Estadual Vírginius da Gama e Melo, analisando questões de ordem sóciodemográfica (1° parte), a fim de identificar o gênero e a faixa etária do sujeito de pesquisa, como também o nível educacional e o ano que está cursando.Já a segunda parte contém nove questões com o intuito de identificar se o sujeito da pesquisa já fez algum curso envolvendo tecnologia, se acha importante o uso da tecnologia em sala de aula, o que entende sobre Robótica Educacional, como gostaria que fossem as aulas com esse artifício e outras que estão relacionadas aos conteúdos e a robótica.A pesquisa tem como maior objetivo o estudo das melhores práticas no ensino de matemática com dos kits recém chegados. Sabemos da necessidade de se criar um ambiente de motivação no espaço escolar e para isso a Robótica se mostra como uma excelente ferramenta investigativa, criando,como a proposta sugerida pela Secretaria da Educação, um ambiente exploratório, visando assim uma aprendizagem de melhor qualidade.Palavras-chave:Robótica educacional, Escolas Públicas, Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.