RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7906 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1865 "inscrito_id" => 33276 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O principal objetivo deste trabalho, de cunho bibliográfico, é buscar compreender as justificativas políticas e pedagógicas para a implantação de duas importantes políticas educacionais para o ensino fundamental público no município de Vitória da Conquista-BA: a proposta do ensino fundamental organizada em ciclos e a implementação do projeto de intervenção “roda de alfabetização”. Procurando estabelecer relações, neste trabalho, entre estas duas políticas locais, bem como, com o contexto político educacional em nível nacional. Pois conforme Oliveira (2011) a década de 1990 representa um marco na educação brasileira, principalmente para o ensino fundamental no sentido de engendrar manobras favoráveis para que políticas fossem sendo instituídas com o intuito de corresponder às demandas e expectativas de órgãos de controle externo como a UNESCO e o Banco Mundial, principalmente a partir da nova LDB aprovada em 1996. O ensino fundamental público do município de Vitória da Conquista-BA tem sofrido grandes transformações desde então no que diz respeito às políticas para esse seguimento educacional. Quanto às políticas locais, levantamos a hipótese de que a “roda de alfabetização” tenha surgido para “corrigir” possíveis falhas em decorrência do ciclo. Para investigar estas possíveis relações, analisaremos os principais trabalhos sobre a proposta de ensino em ciclos no município publicados entre os anos 1998-2013, uma vez que sobre o projeto de intervenção “roda de alfabetização” nenhum trabalho científico foi encontrado. A escolha deste período se deu pelo fato de que 1998 foi o ano de implementação da proposta do ensino fundamental em ciclos e em 2013 foi o último ano de atuação do projeto de intervenção “roda de alfabetização”. Para alcançarmos tal objetivo tomamos como base os trabalhos sobre o ciclo como os de Leite (2005 e 2010), Christofari e Santos (2012), Stremel (2013), além de importantes teóricos como Oliveira (2011), Grossi (2004) que apresentaram discussões fundamentais para o aprofundarmos de nossa questão neste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, RELAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_10_38_05_idinscrito_33276_95df903b3840321c6b1a2925bfd228c0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENAIDE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "ADENAIDE LIMA" "autor_email" => "adenaideamorim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7906 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1865 "inscrito_id" => 33276 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O principal objetivo deste trabalho, de cunho bibliográfico, é buscar compreender as justificativas políticas e pedagógicas para a implantação de duas importantes políticas educacionais para o ensino fundamental público no município de Vitória da Conquista-BA: a proposta do ensino fundamental organizada em ciclos e a implementação do projeto de intervenção “roda de alfabetização”. Procurando estabelecer relações, neste trabalho, entre estas duas políticas locais, bem como, com o contexto político educacional em nível nacional. Pois conforme Oliveira (2011) a década de 1990 representa um marco na educação brasileira, principalmente para o ensino fundamental no sentido de engendrar manobras favoráveis para que políticas fossem sendo instituídas com o intuito de corresponder às demandas e expectativas de órgãos de controle externo como a UNESCO e o Banco Mundial, principalmente a partir da nova LDB aprovada em 1996. O ensino fundamental público do município de Vitória da Conquista-BA tem sofrido grandes transformações desde então no que diz respeito às políticas para esse seguimento educacional. Quanto às políticas locais, levantamos a hipótese de que a “roda de alfabetização” tenha surgido para “corrigir” possíveis falhas em decorrência do ciclo. Para investigar estas possíveis relações, analisaremos os principais trabalhos sobre a proposta de ensino em ciclos no município publicados entre os anos 1998-2013, uma vez que sobre o projeto de intervenção “roda de alfabetização” nenhum trabalho científico foi encontrado. A escolha deste período se deu pelo fato de que 1998 foi o ano de implementação da proposta do ensino fundamental em ciclos e em 2013 foi o último ano de atuação do projeto de intervenção “roda de alfabetização”. Para alcançarmos tal objetivo tomamos como base os trabalhos sobre o ciclo como os de Leite (2005 e 2010), Christofari e Santos (2012), Stremel (2013), além de importantes teóricos como Oliveira (2011), Grossi (2004) que apresentaram discussões fundamentais para o aprofundarmos de nossa questão neste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, RELAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_10_38_05_idinscrito_33276_95df903b3840321c6b1a2925bfd228c0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENAIDE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "ADENAIDE LIMA" "autor_email" => "adenaideamorim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }