Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MÚSICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7065
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1565
    "inscrito_id" => 4900
    "titulo" => "DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA"
    "resumo" => "O presente relato trata de uma pesquisa qualitativa, em andamento, relacionada ao ensino de piano no curso de licenciatura em música objetivando diagnosticar as principais dificuldades pedagógicas apontadas por licenciandos em música que cursam as disciplinas instrumento harmônico II e instrumento harmônico IV, ambas com o enfoque na aprendizagem de piano. Tais disciplinas foram iniciadas no segundo semestre de 2014, na Escola de Música da UFRN, na qual o autor do presente trabalho, vinculado ao programa de Pós-graduação em música da UFRN, participa como estagiário da disciplina docência assistida. A pesquisa visa diagnosticar as principais dificuldades pedagógicas na aprendizagem musical de piano no curso de licenciatura em música. A metodologia contempla a observação participante de aulas, por meio de relatório, registro fotográfico, em áudio e vídeo, a elaboração de questionário semiestruturado e entrevista semiestruturada para aplicação posterior com os alunos participantes das disciplinas instrumento harmônico II e instrumento harmônico IV e com a professora responsável pela disciplina. Depois da realização do diagnóstico será feita análises dos dados coletados para a elaboração de um relatório final. Os resultados prévios da observação inicial apontam para dificuldades pedagógicas relacionadas ao processo de aprendizagem musical de piano, especificamente em relação à coordenação entre as mãos, leitura de cifras, prática de acompanhamento musical, leitura de partituras e a compreensão de ritmos básicos. Espera-se que os resultados a serem obtidos por meio do diagnóstico e com os resultados da presente pesquisa possam contribuir para a área de Educação Musical, estimulando reflexões sobre a formação do professor de música, oferecendo perspectivas pedagógicas para superação de desafios encontrados para o ensino de piano na licenciatura e soluções de aprendizagem para os licenciandos em música."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_02_46_24_idinscrito_4900_eb4315eb470156f18550fd5ff17a3307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ROCHA"
    "autor_email" => "leandrorocha.biz@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7065
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1565
    "inscrito_id" => 4900
    "titulo" => "DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA"
    "resumo" => "O presente relato trata de uma pesquisa qualitativa, em andamento, relacionada ao ensino de piano no curso de licenciatura em música objetivando diagnosticar as principais dificuldades pedagógicas apontadas por licenciandos em música que cursam as disciplinas instrumento harmônico II e instrumento harmônico IV, ambas com o enfoque na aprendizagem de piano. Tais disciplinas foram iniciadas no segundo semestre de 2014, na Escola de Música da UFRN, na qual o autor do presente trabalho, vinculado ao programa de Pós-graduação em música da UFRN, participa como estagiário da disciplina docência assistida. A pesquisa visa diagnosticar as principais dificuldades pedagógicas na aprendizagem musical de piano no curso de licenciatura em música. A metodologia contempla a observação participante de aulas, por meio de relatório, registro fotográfico, em áudio e vídeo, a elaboração de questionário semiestruturado e entrevista semiestruturada para aplicação posterior com os alunos participantes das disciplinas instrumento harmônico II e instrumento harmônico IV e com a professora responsável pela disciplina. Depois da realização do diagnóstico será feita análises dos dados coletados para a elaboração de um relatório final. Os resultados prévios da observação inicial apontam para dificuldades pedagógicas relacionadas ao processo de aprendizagem musical de piano, especificamente em relação à coordenação entre as mãos, leitura de cifras, prática de acompanhamento musical, leitura de partituras e a compreensão de ritmos básicos. Espera-se que os resultados a serem obtidos por meio do diagnóstico e com os resultados da presente pesquisa possam contribuir para a área de Educação Musical, estimulando reflexões sobre a formação do professor de música, oferecendo perspectivas pedagógicas para superação de desafios encontrados para o ensino de piano na licenciatura e soluções de aprendizagem para os licenciandos em música."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_02_46_24_idinscrito_4900_eb4315eb470156f18550fd5ff17a3307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ROCHA"
    "autor_email" => "leandrorocha.biz@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente relato trata de uma pesquisa qualitativa, em andamento, relacionada ao ensino de piano no curso de licenciatura em música objetivando diagnosticar as principais dificuldades pedagógicas apontadas por licenciandos em música que cursam as disciplinas instrumento harmônico II e instrumento harmônico IV, ambas com o enfoque na aprendizagem de piano. Tais disciplinas foram iniciadas no segundo semestre de 2014, na Escola de Música da UFRN, na qual o autor do presente trabalho, vinculado ao programa de Pós-graduação em música da UFRN, participa como estagiário da disciplina docência assistida. A pesquisa visa diagnosticar as principais dificuldades pedagógicas na aprendizagem musical de piano no curso de licenciatura em música. A metodologia contempla a observação participante de aulas, por meio de relatório, registro fotográfico, em áudio e vídeo, a elaboração de questionário semiestruturado e entrevista semiestruturada para aplicação posterior com os alunos participantes das disciplinas instrumento harmônico II e instrumento harmônico IV e com a professora responsável pela disciplina. Depois da realização do diagnóstico será feita análises dos dados coletados para a elaboração de um relatório final. Os resultados prévios da observação inicial apontam para dificuldades pedagógicas relacionadas ao processo de aprendizagem musical de piano, especificamente em relação à coordenação entre as mãos, leitura de cifras, prática de acompanhamento musical, leitura de partituras e a compreensão de ritmos básicos. Espera-se que os resultados a serem obtidos por meio do diagnóstico e com os resultados da presente pesquisa possam contribuir para a área de Educação Musical, estimulando reflexões sobre a formação do professor de música, oferecendo perspectivas pedagógicas para superação de desafios encontrados para o ensino de piano na licenciatura e soluções de aprendizagem para os licenciandos em música.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.