Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE GEOMETRIA JUNTO À PRÁTICA COTIDIANA: SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM OBJETOS RUDIMENTARES NO ALCANSE DE ALTURAS INACESSÍVEIS

Palavra-chaves: GEOMETRIA PLANA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, ALTURAS INACESSÍVEIS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7270
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 4325
    "titulo" => "ESTUDO DE GEOMETRIA JUNTO À PRÁTICA COTIDIANA: SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM OBJETOS RUDIMENTARES NO ALCANSE DE ALTURAS INACESSÍVEIS"
    "resumo" => "Pensando nos desafios constantes em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática e também nas possibilidades que essa ciência tão rica nos proporciona, apresentamos o desenvolvimento de um trabalho realizado em uma turma de 2° Ano Integrado em Informática do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Trata-se de uma experiência desenvolvida a partir das aulas de Geometria Plana, especificamente do estudo de semelhança de triângulos para medidas inacessíveis. A pesquisa foi desenvolvida por pequenos grupos, em ambientes extra sala de aula. O objetivo central desta proposta foi possibilitar que os alunos se sentissem mais envolvidos na construção e validação do conhecimento, não se limitando apenas a abstração em sala de aula. Mediante práticas e leituras acerca do ensino e aprendizagem de Matemática, especificamente de Geometria, sabemos que em muitas realidades, se encontra numa situação preocupante em relação às concepções e por vezes às práticas. Pensando nisso, organizamos uma proposta de trabalho dentro do estudo da Geometria Plana, na qual os alunos agentes do processo, apresentaram um desenvolvimento de considerável pertinência. O fato de ensinar Matemática é uma tarefa por vezes complexa, em virtude da desmotivação que a grande maioria dos estudantes apresenta nas mais diversas instituições do país. Entretanto, o fato de proporcionar meios que envolva o trabalho autônomo e ao mesmo tempo orientado aos alunos, pode render resultados mais satisfatórios, uma vez que os estimula, fazendo sentirem-se agentes do processo. Consequentemente, o professor se sente mais motivado por perceber o crescer dos frutos de sua dedicação frente ao que desenvolve."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, ALTURAS INACESSÍVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_01_23_idinscrito_4325_37ef3de8f89290f7567eab4e975703ba.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA GOMES MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA MEIRA"
    "autor_email" => "gilmarameira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7270
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 4325
    "titulo" => "ESTUDO DE GEOMETRIA JUNTO À PRÁTICA COTIDIANA: SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM OBJETOS RUDIMENTARES NO ALCANSE DE ALTURAS INACESSÍVEIS"
    "resumo" => "Pensando nos desafios constantes em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática e também nas possibilidades que essa ciência tão rica nos proporciona, apresentamos o desenvolvimento de um trabalho realizado em uma turma de 2° Ano Integrado em Informática do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Trata-se de uma experiência desenvolvida a partir das aulas de Geometria Plana, especificamente do estudo de semelhança de triângulos para medidas inacessíveis. A pesquisa foi desenvolvida por pequenos grupos, em ambientes extra sala de aula. O objetivo central desta proposta foi possibilitar que os alunos se sentissem mais envolvidos na construção e validação do conhecimento, não se limitando apenas a abstração em sala de aula. Mediante práticas e leituras acerca do ensino e aprendizagem de Matemática, especificamente de Geometria, sabemos que em muitas realidades, se encontra numa situação preocupante em relação às concepções e por vezes às práticas. Pensando nisso, organizamos uma proposta de trabalho dentro do estudo da Geometria Plana, na qual os alunos agentes do processo, apresentaram um desenvolvimento de considerável pertinência. O fato de ensinar Matemática é uma tarefa por vezes complexa, em virtude da desmotivação que a grande maioria dos estudantes apresenta nas mais diversas instituições do país. Entretanto, o fato de proporcionar meios que envolva o trabalho autônomo e ao mesmo tempo orientado aos alunos, pode render resultados mais satisfatórios, uma vez que os estimula, fazendo sentirem-se agentes do processo. Consequentemente, o professor se sente mais motivado por perceber o crescer dos frutos de sua dedicação frente ao que desenvolve."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, ALTURAS INACESSÍVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_01_23_idinscrito_4325_37ef3de8f89290f7567eab4e975703ba.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA GOMES MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA MEIRA"
    "autor_email" => "gilmarameira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Pensando nos desafios constantes em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática e também nas possibilidades que essa ciência tão rica nos proporciona, apresentamos o desenvolvimento de um trabalho realizado em uma turma de 2° Ano Integrado em Informática do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Trata-se de uma experiência desenvolvida a partir das aulas de Geometria Plana, especificamente do estudo de semelhança de triângulos para medidas inacessíveis. A pesquisa foi desenvolvida por pequenos grupos, em ambientes extra sala de aula. O objetivo central desta proposta foi possibilitar que os alunos se sentissem mais envolvidos na construção e validação do conhecimento, não se limitando apenas a abstração em sala de aula. Mediante práticas e leituras acerca do ensino e aprendizagem de Matemática, especificamente de Geometria, sabemos que em muitas realidades, se encontra numa situação preocupante em relação às concepções e por vezes às práticas. Pensando nisso, organizamos uma proposta de trabalho dentro do estudo da Geometria Plana, na qual os alunos agentes do processo, apresentaram um desenvolvimento de considerável pertinência. O fato de ensinar Matemática é uma tarefa por vezes complexa, em virtude da desmotivação que a grande maioria dos estudantes apresenta nas mais diversas instituições do país. Entretanto, o fato de proporcionar meios que envolva o trabalho autônomo e ao mesmo tempo orientado aos alunos, pode render resultados mais satisfatórios, uma vez que os estimula, fazendo sentirem-se agentes do processo. Consequentemente, o professor se sente mais motivado por perceber o crescer dos frutos de sua dedicação frente ao que desenvolve.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.