Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL TIRINHA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, TIRINHA Pôster (PO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7997
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 826
    "inscrito_id" => 5309
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL TIRINHA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho aborda a importância da inclusão dos gêneros textuais no livro didático, especificando o gênero Tirinha em sua forma e função. Tendo em vista a insuficiência da capacidade crítica do aluno, partiremos da problemática de como está inserido e como acontece o trabalho com esse gênero específico no livro de língua portuguesa, procurando mostrar que a inclusão desse gênero possibilita o aprimoramento da compreensão crítica comunicativa dos educandos, deixando-os aptos em utilizá-los tanto no contexto escolar, quanto no meio social. Partindo da análise do livro didático Português: linguagens, do 6º ano, da editora Saraiva e de consultas em várias literaturas relativas ao assunto estudado, utilizamos como método para cumprirmos essa meta pesquisas bibliográficas e pesquisa documental, tomando por base alguns teóricos que abordam o tema, como Bakhtin (2003), Marcushi (2005), PCN’s (1998), entre outros teóricos que se dedicam com a temática. Percebemos ao longo deste trabalho, que o ensino com diversificados textos e o acesso a diversas tirinhas que abordem temáticas variadas é de fundamental interesse no processo de ensino-aprendizado, como também foi perceptível em alguns exercícios no livro didático o trabalho só com a forma, deixando de abordar a funcionalidade dos conteúdos, para favorecer a melhor interação entre os educandos, possibilitando-os o desenvolvimento da competência crítica comunicativa em diversos contextos sócio educacionais. Contribuindo tanto para o aprimoramento do conhecimento dos alunos como também para um melhor desempenho de um ensino inovador, ou seja, aquele que oportuniza o diálogo entre professor e aluno, assim, sendo capazes de atuar em qualquer contexto social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, TIRINHA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_08_47_56_idinscrito_5309_765430aea32066af7c1d124ee4da9e78.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINTHYA FERNANDA DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SINTHYA DINIZ"
    "autor_email" => "sinthyafernanda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7997
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 826
    "inscrito_id" => 5309
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL TIRINHA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho aborda a importância da inclusão dos gêneros textuais no livro didático, especificando o gênero Tirinha em sua forma e função. Tendo em vista a insuficiência da capacidade crítica do aluno, partiremos da problemática de como está inserido e como acontece o trabalho com esse gênero específico no livro de língua portuguesa, procurando mostrar que a inclusão desse gênero possibilita o aprimoramento da compreensão crítica comunicativa dos educandos, deixando-os aptos em utilizá-los tanto no contexto escolar, quanto no meio social. Partindo da análise do livro didático Português: linguagens, do 6º ano, da editora Saraiva e de consultas em várias literaturas relativas ao assunto estudado, utilizamos como método para cumprirmos essa meta pesquisas bibliográficas e pesquisa documental, tomando por base alguns teóricos que abordam o tema, como Bakhtin (2003), Marcushi (2005), PCN’s (1998), entre outros teóricos que se dedicam com a temática. Percebemos ao longo deste trabalho, que o ensino com diversificados textos e o acesso a diversas tirinhas que abordem temáticas variadas é de fundamental interesse no processo de ensino-aprendizado, como também foi perceptível em alguns exercícios no livro didático o trabalho só com a forma, deixando de abordar a funcionalidade dos conteúdos, para favorecer a melhor interação entre os educandos, possibilitando-os o desenvolvimento da competência crítica comunicativa em diversos contextos sócio educacionais. Contribuindo tanto para o aprimoramento do conhecimento dos alunos como também para um melhor desempenho de um ensino inovador, ou seja, aquele que oportuniza o diálogo entre professor e aluno, assim, sendo capazes de atuar em qualquer contexto social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, TIRINHA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_08_47_56_idinscrito_5309_765430aea32066af7c1d124ee4da9e78.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINTHYA FERNANDA DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SINTHYA DINIZ"
    "autor_email" => "sinthyafernanda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMOO presente trabalho aborda a importância da inclusão dos gêneros textuais no livro didático, especificando o gênero Tirinha em sua forma e função. Tendo em vista a insuficiência da capacidade crítica do aluno, partiremos da problemática de como está inserido e como acontece o trabalho com esse gênero específico no livro de língua portuguesa, procurando mostrar que a inclusão desse gênero possibilita o aprimoramento da compreensão crítica comunicativa dos educandos, deixando-os aptos em utilizá-los tanto no contexto escolar, quanto no meio social. Partindo da análise do livro didático Português: linguagens, do 6º ano, da editora Saraiva e de consultas em várias literaturas relativas ao assunto estudado, utilizamos como método para cumprirmos essa meta pesquisas bibliográficas e pesquisa documental, tomando por base alguns teóricos que abordam o tema, como Bakhtin (2003), Marcushi (2005), PCN’s (1998), entre outros teóricos que se dedicam com a temática. Percebemos ao longo deste trabalho, que o ensino com diversificados textos e o acesso a diversas tirinhas que abordem temáticas variadas é de fundamental interesse no processo de ensino-aprendizado, como também foi perceptível em alguns exercícios no livro didático o trabalho só com a forma, deixando de abordar a funcionalidade dos conteúdos, para favorecer a melhor interação entre os educandos, possibilitando-os o desenvolvimento da competência crítica comunicativa em diversos contextos sócio educacionais. Contribuindo tanto para o aprimoramento do conhecimento dos alunos como também para um melhor desempenho de um ensino inovador, ou seja, aquele que oportuniza o diálogo entre professor e aluno, assim, sendo capazes de atuar em qualquer contexto social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.