O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7703 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 1344 "titulo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DELÍNGUA INGLESACristiane Vieira Falcão (PIBID/CAPES/UEPB)Maria Glayce Kelly O. da Silva (PIBID/CAPES/UEPB)RESUMOAtravés da língua, veículo de comunicação da sociedade, é possível expressartradições, costumes e conhecimentos. Nesta perspectiva, é importante associar alíngua aos gêneros textuais visto que, esta prática pode ser uma ferramentapropiciadora da interação em sala de aula, de forma especial, no ensino de línguainglesa. O objetivo deste trabalho é utilizar gêneros textuais a fim de uma maiorinteração em sala de aula no que se refere ao ensino e aprendizagem de línguainglesa, usando-os como instrumento de comunicação e reflexão sobre temastransversais (cultura, preconceito), além de estimular os estudantes a refletir qualforma linguística usar em determinado contexto. Na metodologia, aplicamos doisgêneros textuais: Música e Resumo. No gênero Música, primeiramente, osestudantes foram estimulados a falar sobre seus gostos musicais. Posteriormente,eles ouviram a canção de Michael Jackson (Black or White) e receberam a letra damesma junto com uma atividade (listening/writing). Em seguida, foram divididos emdois grupos para discussão de aspectos culturais que estavam inseridas na cançãoatravés de tradução da letra da música, bem como, com a visualização de seuvideoclipe. Em relação ao gênero Resumo, utilizamos resumos de obras literárias(Romeu e Julieta, A Megera Domada, Hamlet, Sonhos de uma Noite de Verão,Macbeth) de Shakespeare. Os estudantes foram questionados sobre literatura,Shakespeare e suas obras, em seguida apresentaram o que conheciam a respeito.Depois, apresentamos a eles uma definição mais elaborada acerca dos temas emquestão. Feito isso, os estudantes foram divididos em grupos e cada grupo recebeuo resumo de uma obra para análise. Cada grupo apresentou seu resumo através deum cartaz. Os resultados foram satisfatórios, pois os objetivos foram alcançadosquanto à participação e compreensão por parte dos alunos. Concluímos com essetrabalho que trabalhar com gêneros foi uma escolha ajustada; possibilitando ainteração aluno-professor, a exteriorização de ideias dos estudantes sobre aspectosinterculturais e conhecimentos sobre literatura, obras e peças teatrais.PALAVRAS-CHAVE:Gêneros textuais, Língua Inglesa, Aluno" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_06_2014_18_41_08_idinscrito_1344_b5bd07a2bfaa9453e17732cbbbdf14cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GLAYCE KELLY OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "glayceoliveira20@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7703 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 1344 "titulo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS “MÚSICA” E “RESUMO” NO ENSINO DELÍNGUA INGLESACristiane Vieira Falcão (PIBID/CAPES/UEPB)Maria Glayce Kelly O. da Silva (PIBID/CAPES/UEPB)RESUMOAtravés da língua, veículo de comunicação da sociedade, é possível expressartradições, costumes e conhecimentos. Nesta perspectiva, é importante associar alíngua aos gêneros textuais visto que, esta prática pode ser uma ferramentapropiciadora da interação em sala de aula, de forma especial, no ensino de línguainglesa. O objetivo deste trabalho é utilizar gêneros textuais a fim de uma maiorinteração em sala de aula no que se refere ao ensino e aprendizagem de línguainglesa, usando-os como instrumento de comunicação e reflexão sobre temastransversais (cultura, preconceito), além de estimular os estudantes a refletir qualforma linguística usar em determinado contexto. Na metodologia, aplicamos doisgêneros textuais: Música e Resumo. No gênero Música, primeiramente, osestudantes foram estimulados a falar sobre seus gostos musicais. Posteriormente,eles ouviram a canção de Michael Jackson (Black or White) e receberam a letra damesma junto com uma atividade (listening/writing). Em seguida, foram divididos emdois grupos para discussão de aspectos culturais que estavam inseridas na cançãoatravés de tradução da letra da música, bem como, com a visualização de seuvideoclipe. Em relação ao gênero Resumo, utilizamos resumos de obras literárias(Romeu e Julieta, A Megera Domada, Hamlet, Sonhos de uma Noite de Verão,Macbeth) de Shakespeare. Os estudantes foram questionados sobre literatura,Shakespeare e suas obras, em seguida apresentaram o que conheciam a respeito.Depois, apresentamos a eles uma definição mais elaborada acerca dos temas emquestão. Feito isso, os estudantes foram divididos em grupos e cada grupo recebeuo resumo de uma obra para análise. Cada grupo apresentou seu resumo através deum cartaz. Os resultados foram satisfatórios, pois os objetivos foram alcançadosquanto à participação e compreensão por parte dos alunos. Concluímos com essetrabalho que trabalhar com gêneros foi uma escolha ajustada; possibilitando ainteração aluno-professor, a exteriorização de ideias dos estudantes sobre aspectosinterculturais e conhecimentos sobre literatura, obras e peças teatrais.PALAVRAS-CHAVE:Gêneros textuais, Língua Inglesa, Aluno" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_06_2014_18_41_08_idinscrito_1344_b5bd07a2bfaa9453e17732cbbbdf14cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GLAYCE KELLY OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "glayceoliveira20@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }