Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ENQUANTO AGENTE FORMADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: MONITORIA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7497
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 3623
    "titulo" => "MONITORIA ENQUANTO AGENTE FORMADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O presente ensaio objetiva relatar a experiência vivenciada enquanto monitora do componente curricular Educação Física Para Grupos Especiais do departamento de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Por meio de monitoria foi possível perceber a imensa relevância profissional e acadêmica que a mesma representa, pois permite ao graduando uma visão ampliada do que é ser professor e de quais suas atribuições em sala e fora dela, vivenciar tais experiências só reforça o entendimento de que a formação de professores é um processo contínuo que se estende por toda vida profissional, Vieira (2006) corrobora dizendo que a formação do professor pesquisador é um dos aspectos que contribuem para a qualidade da formação inicial e continuada. Partindo desse pressuposto, Lins (2009) afirma que, a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Como monitora consegui aprender/vivenciar situações tais como orientar alunos a buscar novas formas de conhecimento, busca e entendimento, assim como perceber o feedback dos mesmos com relação aos conteúdos ministrados em sala, a partir disso conseguir verificar se haviam dificuldades de compreensão do conteúdo abordado e de que forma poderia contribuir para um melhor aprendizado dos alunos. Acreditando assim, foi possível perceber o quanto crescemos academicamente e profissionalmente também, haja vista estamos sendo formados para o mercado de trabalho. Ser monitor possibilita verificar e compreender melhor a dinâmica do processo ensino aprendizagem, mas ao mesmo tempo desafiador, instiga a não apenas saber o conteúdo das aulas, mas entendê-lo, não só para poder esclarecer, mas para ter a capacidade de contribuir com a formação dos alunos enquanto colegas quer seja em momentos de discussão ou estudo dirigido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_22_01_33_idinscrito_3623_8a7f1d353d3f9512e74d246d3528e4bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANNE SILVA DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANNE LIMA"
    "autor_email" => "lidianne_limaef@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7497
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 3623
    "titulo" => "MONITORIA ENQUANTO AGENTE FORMADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O presente ensaio objetiva relatar a experiência vivenciada enquanto monitora do componente curricular Educação Física Para Grupos Especiais do departamento de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Por meio de monitoria foi possível perceber a imensa relevância profissional e acadêmica que a mesma representa, pois permite ao graduando uma visão ampliada do que é ser professor e de quais suas atribuições em sala e fora dela, vivenciar tais experiências só reforça o entendimento de que a formação de professores é um processo contínuo que se estende por toda vida profissional, Vieira (2006) corrobora dizendo que a formação do professor pesquisador é um dos aspectos que contribuem para a qualidade da formação inicial e continuada. Partindo desse pressuposto, Lins (2009) afirma que, a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Como monitora consegui aprender/vivenciar situações tais como orientar alunos a buscar novas formas de conhecimento, busca e entendimento, assim como perceber o feedback dos mesmos com relação aos conteúdos ministrados em sala, a partir disso conseguir verificar se haviam dificuldades de compreensão do conteúdo abordado e de que forma poderia contribuir para um melhor aprendizado dos alunos. Acreditando assim, foi possível perceber o quanto crescemos academicamente e profissionalmente também, haja vista estamos sendo formados para o mercado de trabalho. Ser monitor possibilita verificar e compreender melhor a dinâmica do processo ensino aprendizagem, mas ao mesmo tempo desafiador, instiga a não apenas saber o conteúdo das aulas, mas entendê-lo, não só para poder esclarecer, mas para ter a capacidade de contribuir com a formação dos alunos enquanto colegas quer seja em momentos de discussão ou estudo dirigido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_22_01_33_idinscrito_3623_8a7f1d353d3f9512e74d246d3528e4bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANNE SILVA DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANNE LIMA"
    "autor_email" => "lidianne_limaef@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente ensaio objetiva relatar a experiência vivenciada enquanto monitora do componente curricular Educação Física Para Grupos Especiais do departamento de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Por meio de monitoria foi possível perceber a imensa relevância profissional e acadêmica que a mesma representa, pois permite ao graduando uma visão ampliada do que é ser professor e de quais suas atribuições em sala e fora dela, vivenciar tais experiências só reforça o entendimento de que a formação de professores é um processo contínuo que se estende por toda vida profissional, Vieira (2006) corrobora dizendo que a formação do professor pesquisador é um dos aspectos que contribuem para a qualidade da formação inicial e continuada. Partindo desse pressuposto, Lins (2009) afirma que, a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Como monitora consegui aprender/vivenciar situações tais como orientar alunos a buscar novas formas de conhecimento, busca e entendimento, assim como perceber o feedback dos mesmos com relação aos conteúdos ministrados em sala, a partir disso conseguir verificar se haviam dificuldades de compreensão do conteúdo abordado e de que forma poderia contribuir para um melhor aprendizado dos alunos. Acreditando assim, foi possível perceber o quanto crescemos academicamente e profissionalmente também, haja vista estamos sendo formados para o mercado de trabalho. Ser monitor possibilita verificar e compreender melhor a dinâmica do processo ensino aprendizagem, mas ao mesmo tempo desafiador, instiga a não apenas saber o conteúdo das aulas, mas entendê-lo, não só para poder esclarecer, mas para ter a capacidade de contribuir com a formação dos alunos enquanto colegas quer seja em momentos de discussão ou estudo dirigido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.