MONITORIA ENQUANTO AGENTE FORMADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7497 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 3623 "titulo" => "MONITORIA ENQUANTO AGENTE FORMADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente ensaio objetiva relatar a experiência vivenciada enquanto monitora do componente curricular Educação Física Para Grupos Especiais do departamento de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Por meio de monitoria foi possível perceber a imensa relevância profissional e acadêmica que a mesma representa, pois permite ao graduando uma visão ampliada do que é ser professor e de quais suas atribuições em sala e fora dela, vivenciar tais experiências só reforça o entendimento de que a formação de professores é um processo contínuo que se estende por toda vida profissional, Vieira (2006) corrobora dizendo que a formação do professor pesquisador é um dos aspectos que contribuem para a qualidade da formação inicial e continuada. Partindo desse pressuposto, Lins (2009) afirma que, a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Como monitora consegui aprender/vivenciar situações tais como orientar alunos a buscar novas formas de conhecimento, busca e entendimento, assim como perceber o feedback dos mesmos com relação aos conteúdos ministrados em sala, a partir disso conseguir verificar se haviam dificuldades de compreensão do conteúdo abordado e de que forma poderia contribuir para um melhor aprendizado dos alunos. Acreditando assim, foi possível perceber o quanto crescemos academicamente e profissionalmente também, haja vista estamos sendo formados para o mercado de trabalho. Ser monitor possibilita verificar e compreender melhor a dinâmica do processo ensino aprendizagem, mas ao mesmo tempo desafiador, instiga a não apenas saber o conteúdo das aulas, mas entendê-lo, não só para poder esclarecer, mas para ter a capacidade de contribuir com a formação dos alunos enquanto colegas quer seja em momentos de discussão ou estudo dirigido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "MONITORIA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_22_01_33_idinscrito_3623_8a7f1d353d3f9512e74d246d3528e4bf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANNE SILVA DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "LIDIANNE LIMA" "autor_email" => "lidianne_limaef@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7497 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 3623 "titulo" => "MONITORIA ENQUANTO AGENTE FORMADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente ensaio objetiva relatar a experiência vivenciada enquanto monitora do componente curricular Educação Física Para Grupos Especiais do departamento de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Por meio de monitoria foi possível perceber a imensa relevância profissional e acadêmica que a mesma representa, pois permite ao graduando uma visão ampliada do que é ser professor e de quais suas atribuições em sala e fora dela, vivenciar tais experiências só reforça o entendimento de que a formação de professores é um processo contínuo que se estende por toda vida profissional, Vieira (2006) corrobora dizendo que a formação do professor pesquisador é um dos aspectos que contribuem para a qualidade da formação inicial e continuada. Partindo desse pressuposto, Lins (2009) afirma que, a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Como monitora consegui aprender/vivenciar situações tais como orientar alunos a buscar novas formas de conhecimento, busca e entendimento, assim como perceber o feedback dos mesmos com relação aos conteúdos ministrados em sala, a partir disso conseguir verificar se haviam dificuldades de compreensão do conteúdo abordado e de que forma poderia contribuir para um melhor aprendizado dos alunos. Acreditando assim, foi possível perceber o quanto crescemos academicamente e profissionalmente também, haja vista estamos sendo formados para o mercado de trabalho. Ser monitor possibilita verificar e compreender melhor a dinâmica do processo ensino aprendizagem, mas ao mesmo tempo desafiador, instiga a não apenas saber o conteúdo das aulas, mas entendê-lo, não só para poder esclarecer, mas para ter a capacidade de contribuir com a formação dos alunos enquanto colegas quer seja em momentos de discussão ou estudo dirigido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "MONITORIA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_22_01_33_idinscrito_3623_8a7f1d353d3f9512e74d246d3528e4bf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANNE SILVA DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "LIDIANNE LIMA" "autor_email" => "lidianne_limaef@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }