Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA BIOTECNOLOGIA ATRAVÉS DE AULA PRÁTICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO.

Palavra-chaves: BIOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7559
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1776
    "inscrito_id" => 32254
    "titulo" => "O ENSINO DA BIOTECNOLOGIA ATRAVÉS DE AULA PRÁTICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO."
    "resumo" => "O Ensino da Biotecnologia através de aula prática: avaliando uma proposta de trabalho.INTRODUÇÃOA Biotecnologia é uma área científico-tecnológico, que utiliza de agentes biológicos para gerar produtos de consumo, ou serviços, como medicamentos, alimentos, energia, tratamento de resíduos, entre outros. Com o avanço das técnicas biotecnológicas, é necessário que o professor de Biologia busque a constante atualização de seus conhecimentos, de modo a transmitir aos estudantes de Biologia noções sobre o tema e a contextualização do mesmo no cotidiano.  Dessa forma, o professor pode possibilitar que seus alunos sejam capazes de opinar sobre temas importantes e polêmicos como clonagem, transgenia, testes de DNA, despertando seus interesses e habilidades. Dessa forma, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFOR, foi realizado um diagnóstico sobre o nível do conhecimento dos alunos de uma escola pública de Ensino Médio do município de Formiga/MG sobre o tema Biotecnologia, antes e depois da implementação de um projeto, intitulado “Dia da Biotecnologia”. OBJETIVOAvaliar o impacto de uma didática alternativa para o ensino do tema Biotecnologia para o Ensino Médio.MATERIAIS E MÉTODOSUm questionário semiestruturado composto de um total de cinco questões, sendo quatro questões objetivas e uma subjetiva sobre o tema Biotecnologia foi elaborado. Este questionário foi respondido em dois momentos por 49 alunos de três turmas do ensino médio de uma escola pública estadual: antes e após uma apresentação teórico-prática sobre o tema. Dessa forma, buscou-se investigar os impactos que a apresentação teria nos saberes dos estudantes.RESULTADOS E DISCUSSÃODas três turmas do Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos) avaliadas, alguns alunos do segundo e o terceiro ano do ensino médio não manifestaram interesse em responder ao questionário, demonstrando pouco envolvimento com a proposta de avaliação da prática. No entanto, os estudantes do primeiro ano se mantiveram interessados, respondendo o questionário prontamente. Os estudantes demonstraram ter pouco conhecimento sobre o tema, mas também revelaram que através da prática desenvolvida, parte dessa lacuna foi preenchida. Todas as turmas demonstraram interesse pela aula prática e se mantiveram atentos durante o tempo de execução da mesma. CONCLUSÃO\tPode-se concluir que a aula prática é um meio eficaz de proporcionar aos alunos conhecimentos sobre temas contemporâneos, como a Biotecnologia. Percebe-se, também, que quanto mais precoce esse tipo de atividade for incorporada ao cotidiano escolar, melhor poderão ser os resultados no aprendizado e comprometimento dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_25_29_idinscrito_32254_b22f7f78ef9c65fa3fcb355d219fddf4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUYANNE SIMÕES E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUYANNE SIMÕES"
    "autor_email" => "suyannesimoes20@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7559
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1776
    "inscrito_id" => 32254
    "titulo" => "O ENSINO DA BIOTECNOLOGIA ATRAVÉS DE AULA PRÁTICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO."
    "resumo" => "O Ensino da Biotecnologia através de aula prática: avaliando uma proposta de trabalho.INTRODUÇÃOA Biotecnologia é uma área científico-tecnológico, que utiliza de agentes biológicos para gerar produtos de consumo, ou serviços, como medicamentos, alimentos, energia, tratamento de resíduos, entre outros. Com o avanço das técnicas biotecnológicas, é necessário que o professor de Biologia busque a constante atualização de seus conhecimentos, de modo a transmitir aos estudantes de Biologia noções sobre o tema e a contextualização do mesmo no cotidiano.  Dessa forma, o professor pode possibilitar que seus alunos sejam capazes de opinar sobre temas importantes e polêmicos como clonagem, transgenia, testes de DNA, despertando seus interesses e habilidades. Dessa forma, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFOR, foi realizado um diagnóstico sobre o nível do conhecimento dos alunos de uma escola pública de Ensino Médio do município de Formiga/MG sobre o tema Biotecnologia, antes e depois da implementação de um projeto, intitulado “Dia da Biotecnologia”. OBJETIVOAvaliar o impacto de uma didática alternativa para o ensino do tema Biotecnologia para o Ensino Médio.MATERIAIS E MÉTODOSUm questionário semiestruturado composto de um total de cinco questões, sendo quatro questões objetivas e uma subjetiva sobre o tema Biotecnologia foi elaborado. Este questionário foi respondido em dois momentos por 49 alunos de três turmas do ensino médio de uma escola pública estadual: antes e após uma apresentação teórico-prática sobre o tema. Dessa forma, buscou-se investigar os impactos que a apresentação teria nos saberes dos estudantes.RESULTADOS E DISCUSSÃODas três turmas do Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos) avaliadas, alguns alunos do segundo e o terceiro ano do ensino médio não manifestaram interesse em responder ao questionário, demonstrando pouco envolvimento com a proposta de avaliação da prática. No entanto, os estudantes do primeiro ano se mantiveram interessados, respondendo o questionário prontamente. Os estudantes demonstraram ter pouco conhecimento sobre o tema, mas também revelaram que através da prática desenvolvida, parte dessa lacuna foi preenchida. Todas as turmas demonstraram interesse pela aula prática e se mantiveram atentos durante o tempo de execução da mesma. CONCLUSÃO\tPode-se concluir que a aula prática é um meio eficaz de proporcionar aos alunos conhecimentos sobre temas contemporâneos, como a Biotecnologia. Percebe-se, também, que quanto mais precoce esse tipo de atividade for incorporada ao cotidiano escolar, melhor poderão ser os resultados no aprendizado e comprometimento dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_25_29_idinscrito_32254_b22f7f78ef9c65fa3fcb355d219fddf4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUYANNE SIMÕES E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUYANNE SIMÕES"
    "autor_email" => "suyannesimoes20@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O Ensino da Biotecnologia através de aula prática: avaliando uma proposta de trabalho.INTRODUÇÃOA Biotecnologia é uma área científico-tecnológico, que utiliza de agentes biológicos para gerar produtos de consumo, ou serviços, como medicamentos, alimentos, energia, tratamento de resíduos, entre outros. Com o avanço das técnicas biotecnológicas, é necessário que o professor de Biologia busque a constante atualização de seus conhecimentos, de modo a transmitir aos estudantes de Biologia noções sobre o tema e a contextualização do mesmo no cotidiano. Dessa forma, o professor pode possibilitar que seus alunos sejam capazes de opinar sobre temas importantes e polêmicos como clonagem, transgenia, testes de DNA, despertando seus interesses e habilidades. Dessa forma, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFOR, foi realizado um diagnóstico sobre o nível do conhecimento dos alunos de uma escola pública de Ensino Médio do município de Formiga/MG sobre o tema Biotecnologia, antes e depois da implementação de um projeto, intitulado “Dia da Biotecnologia”. OBJETIVOAvaliar o impacto de uma didática alternativa para o ensino do tema Biotecnologia para o Ensino Médio.MATERIAIS E MÉTODOSUm questionário semiestruturado composto de um total de cinco questões, sendo quatro questões objetivas e uma subjetiva sobre o tema Biotecnologia foi elaborado. Este questionário foi respondido em dois momentos por 49 alunos de três turmas do ensino médio de uma escola pública estadual: antes e após uma apresentação teórico-prática sobre o tema. Dessa forma, buscou-se investigar os impactos que a apresentação teria nos saberes dos estudantes.RESULTADOS E DISCUSSÃODas três turmas do Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos) avaliadas, alguns alunos do segundo e o terceiro ano do ensino médio não manifestaram interesse em responder ao questionário, demonstrando pouco envolvimento com a proposta de avaliação da prática. No entanto, os estudantes do primeiro ano se mantiveram interessados, respondendo o questionário prontamente. Os estudantes demonstraram ter pouco conhecimento sobre o tema, mas também revelaram que através da prática desenvolvida, parte dessa lacuna foi preenchida. Todas as turmas demonstraram interesse pela aula prática e se mantiveram atentos durante o tempo de execução da mesma. CONCLUSÃO Pode-se concluir que a aula prática é um meio eficaz de proporcionar aos alunos conhecimentos sobre temas contemporâneos, como a Biotecnologia. Percebe-se, também, que quanto mais precoce esse tipo de atividade for incorporada ao cotidiano escolar, melhor poderão ser os resultados no aprendizado e comprometimento dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.