PIBID E O SUBPROJETO GEOGRAFIA/PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CANELA: A ICONOGRAFIA NO ENSINO, UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA FASCINANTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7768 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 4969 "titulo" => "PIBID E O SUBPROJETO GEOGRAFIA/PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CANELA: A ICONOGRAFIA NO ENSINO, UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA FASCINANTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao Subprojeto Geografia/Promoção a Saúde aparece como facilitador neste processo de ensino/aprendizagem, aproximando acadêmicos e professores de Universidades ao ambiente Escolar e vice-versa. O ensino de Geografia, hoje, é responsável compreender o cenário econômico, interpretando a cultura, a política e as relações antrópicas com o ambiente. O objetivo deste estudo concerne em apresentar resultados da oficina “Geosaúde: a iconografia é arte de visualizar o mundo” ações provenientes do Subprojeto de Geografia, alternativas metodológicas que contribuem no processo de aprendizagem, propondo a iconografia como alternativa pedagógica viável. Atualmente, vivenciamos um sistema educacional público ineficiente, no que se refere à educação básica. Neste contexto, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica e exposição de fotografias na Escola Estadual Antônio Canela no primeiro semestre de 2014. Ao adentrarmos o ambiente escolar, percebemos as lacunas que permeiam a formação do docente, a falta de infraestrutura de escolas, a violência, enfim toda a desvalorização da carreira do magistério. Porém este quadro vem se transformando com timidez. É neste sentido que propor alternativas que podem contribuir para reduzir este distanciamento entre teoria e prática, em Universidades e Escolas, é essencial. Visto que, a Geografia lida com conteúdos controversos, temáticas que abordam situações conflitantes, sendo seu objeto de estudo, o espaço, muito diverso. Entretanto, os desafios da Geografia no século XXI ganham proporções inimagináveis, assim, trabalhar conteúdos multiescalares não é uma tarefa fácil, isto é, não há receitas para uma boa aula, mas há caminhos que podem colaborar com o trabalho docente. A formação continuada é um destes descaminhos que vão além, que podem fornecer ao professor uma formação sólida e plural. O uso de mídias (iconografia) é importante, principalmente para o ensino geográfico, pois, metodologias diferenciadas tornam o processo de aprendizagem estratégico, oportunizando ao estudante colaborar e participar ativamente. Para que o ensino no Brasil ofereça uma educação com propriedade é necessário que haja uma mobilização social, que a família acompanhe o cotidiano das escolas efetivamente, que os professores recebam seu devido valor e que a geopolítica educacional ofereça todo o aporte necessário na educação básica e na academia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PIBID, ICONOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_16_35_24_idinscrito_4969_99ef43338ae507bcdb892164ec89fe8b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA MARIA SOARES COSTA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "IARA SILVEIRA" "autor_email" => "yara.mariasilveira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7768 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 4969 "titulo" => "PIBID E O SUBPROJETO GEOGRAFIA/PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CANELA: A ICONOGRAFIA NO ENSINO, UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA FASCINANTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao Subprojeto Geografia/Promoção a Saúde aparece como facilitador neste processo de ensino/aprendizagem, aproximando acadêmicos e professores de Universidades ao ambiente Escolar e vice-versa. O ensino de Geografia, hoje, é responsável compreender o cenário econômico, interpretando a cultura, a política e as relações antrópicas com o ambiente. O objetivo deste estudo concerne em apresentar resultados da oficina “Geosaúde: a iconografia é arte de visualizar o mundo” ações provenientes do Subprojeto de Geografia, alternativas metodológicas que contribuem no processo de aprendizagem, propondo a iconografia como alternativa pedagógica viável. Atualmente, vivenciamos um sistema educacional público ineficiente, no que se refere à educação básica. Neste contexto, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica e exposição de fotografias na Escola Estadual Antônio Canela no primeiro semestre de 2014. Ao adentrarmos o ambiente escolar, percebemos as lacunas que permeiam a formação do docente, a falta de infraestrutura de escolas, a violência, enfim toda a desvalorização da carreira do magistério. Porém este quadro vem se transformando com timidez. É neste sentido que propor alternativas que podem contribuir para reduzir este distanciamento entre teoria e prática, em Universidades e Escolas, é essencial. Visto que, a Geografia lida com conteúdos controversos, temáticas que abordam situações conflitantes, sendo seu objeto de estudo, o espaço, muito diverso. Entretanto, os desafios da Geografia no século XXI ganham proporções inimagináveis, assim, trabalhar conteúdos multiescalares não é uma tarefa fácil, isto é, não há receitas para uma boa aula, mas há caminhos que podem colaborar com o trabalho docente. A formação continuada é um destes descaminhos que vão além, que podem fornecer ao professor uma formação sólida e plural. O uso de mídias (iconografia) é importante, principalmente para o ensino geográfico, pois, metodologias diferenciadas tornam o processo de aprendizagem estratégico, oportunizando ao estudante colaborar e participar ativamente. Para que o ensino no Brasil ofereça uma educação com propriedade é necessário que haja uma mobilização social, que a família acompanhe o cotidiano das escolas efetivamente, que os professores recebam seu devido valor e que a geopolítica educacional ofereça todo o aporte necessário na educação básica e na academia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PIBID, ICONOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_16_35_24_idinscrito_4969_99ef43338ae507bcdb892164ec89fe8b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA MARIA SOARES COSTA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "IARA SILVEIRA" "autor_email" => "yara.mariasilveira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }