O PORQUÊ DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7657 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1353 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "O PORQUÊ DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS" "resumo" => "Em meio a inúmeras lutas em busca de espaço e do direito de retornar a escola, enfim, recentemente a sociologia retoma o seu lugar como disciplina integrante na grade curricular e reaparece no cenário das escolas públicas do ensino médio. Desta vez com um desafio bem maior, o de permanecer na grade e o de despertar o interesse dos alunos. Visto que é conferida a essa disciplina uma carga horária muito baixa, uma aula de 50 minutos, apenas uma única vez por semana. Essa baixa carga horária a colocaria numa posição desfavorável diante das demais disciplinas e comprometendo o seu próprio desenvolvimento e um melhor aproveitamento por partes dos alunos. Assim conotada como uma disciplina de pouca relevância para formação dos indivíduos no ambiente escolar. O que não procede, visto que a sociologia é de extrema importância para o desenvolvimento do processo educativo dos alunos, bem como as demais disciplinas que compõem a grade curricular. A sociologia resurge na escola para somar forças com as demais disciplinas na tarefa de um melhor resultado no ensino/aprendizagem e no auxilio na formação dos cidadãos através dos debates que envolvem desde questões de cidadania, direitos humanos a questões relativas à cultura e política. Seu compromisso e sua função dentro do contexto escolar é de proporcionar ferramentas que assegurem ao alunado o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades intelectuais que os levem a reflexão e a levantarem críticas e questionamentos sobre a realidade que os cercam e assim ajudá-los na compreensão da sociedade da qual estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_19_07_22_idinscrito_205_61db0ebc90ef26235f5fdf88b534b0a2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENE DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "ELIENE COSTA" "autor_email" => "eliene.costa@hotmail.com." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7657 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1353 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "O PORQUÊ DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS" "resumo" => "Em meio a inúmeras lutas em busca de espaço e do direito de retornar a escola, enfim, recentemente a sociologia retoma o seu lugar como disciplina integrante na grade curricular e reaparece no cenário das escolas públicas do ensino médio. Desta vez com um desafio bem maior, o de permanecer na grade e o de despertar o interesse dos alunos. Visto que é conferida a essa disciplina uma carga horária muito baixa, uma aula de 50 minutos, apenas uma única vez por semana. Essa baixa carga horária a colocaria numa posição desfavorável diante das demais disciplinas e comprometendo o seu próprio desenvolvimento e um melhor aproveitamento por partes dos alunos. Assim conotada como uma disciplina de pouca relevância para formação dos indivíduos no ambiente escolar. O que não procede, visto que a sociologia é de extrema importância para o desenvolvimento do processo educativo dos alunos, bem como as demais disciplinas que compõem a grade curricular. A sociologia resurge na escola para somar forças com as demais disciplinas na tarefa de um melhor resultado no ensino/aprendizagem e no auxilio na formação dos cidadãos através dos debates que envolvem desde questões de cidadania, direitos humanos a questões relativas à cultura e política. Seu compromisso e sua função dentro do contexto escolar é de proporcionar ferramentas que assegurem ao alunado o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades intelectuais que os levem a reflexão e a levantarem críticas e questionamentos sobre a realidade que os cercam e assim ajudá-los na compreensão da sociedade da qual estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_19_07_22_idinscrito_205_61db0ebc90ef26235f5fdf88b534b0a2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENE DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "ELIENE COSTA" "autor_email" => "eliene.costa@hotmail.com." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }