TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PARÁ
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O SOME é direcionado à expansão das oportunidades educacionais em nível médio, para a população do interior do Estado, onde não existe o ensino regular, com vistas a garantir o acesso e permanência dos alunos em suas comunidades. A metodologia foi a história oral para apreender os relatos dos professores e suas discussões e debates de práticas pedagógicas. Desvendou-se o diálogo entre os saberes das comunidades atendidas e os saberes necessários a uma cidadania planetária, que preparam para a produção, para o trabalho e para a emancipação dos povos do campo e da floresta. Através de um roteiro de entrevistas pré-estabelecido foi possível compreender os professores, suas trajetórias, percepções e análises sobre os contextos em que atuam a sua relação com o lugar, com as comunidades e como se situam em meio às condições materiais dos espaços onde desenvolvem suas práticas. Justificou-se a opção pela história oral porque propiciou a pesquisadora aproximação com o objeto estudado, contribuindo teoricamente para a interpretação das histórias narradas pelos sujeitos investigados. Realizamos três entrevistas que foram degravadas e incorporadas ao trabalho no sentido de historiar e pesquisar o universo da educação no campo. Considerou-se a história oral e as trajetórias narradas pelos professores, um valioso instrumento para se repensar uma concepção de prática pedagógica que inaugure a relação entre o educador, educando e comunidade, como antecipadora do encontro ou da situação problematizadora; assim o professor ao narrar sua história, pode usar essa autorreflexão para planejar suas ações futuras. 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