OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: APRESENTAÇÃO DO ORAL E DA ESCRITA NAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7723 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 775 "inscrito_id" => 4398 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: APRESENTAÇÃO DO ORAL E DA ESCRITA NAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "resumo" => "As sequências didáticas são definidas como um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero textual oral ou escrito. Portanto, o presente trabalho irá tratar de maneira específica das sequências didáticas embasadas nos diferentes tipos de gêneros textuais, enfatizando a importância do trabalho com os gêneros textuais orais, o que irá ser favorável para a pratica da oralidade em sala de aula, assim como a importância de trabalhar com os gêneros textuais escritos, no que concerne a pratica da escrita, no sentido de que se escreve para alguém e com alguma finalidade. Utilizamos como embasamento teórico também os Parâmetros Curriculares Nacionais, de forma que demonstramos o trabalho com os gêneros textuais como uma maneira de preparar nossos alunos para conviver em sociedade, possibilitando-os as armas necessárias para um bom desenvolvimento tanto da linguagem, quanto das produções orais. E ainda em decorrência da necessidade de demonstrar a melhor forma de como ensinar a expressão oral e escrita, apoiamo-nos nos estudos de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schnewly citados por Marcuschi (2008). Sabendo que, levando os gêneros textuais para sala de aula em forma de sequência didática é uma forma eficaz de atender as necessidades pessoais dos alunos, que relacionam-se com as ações do cotidiano destes. Faz parte, porém, desse estudo, a permissão do ensino da oralidade e da escrita a partir de um encaminhamento, a um só tempo, semelhante e diferenciado, que consiste na concentração das dimensões textuais da expressão oral e escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ATIVIDADES ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_06_38_idinscrito_4398_6946db121fcb852ae7ace6165ea304a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FIALHO VITORINO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deborafvitorino@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7723 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 775 "inscrito_id" => 4398 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: APRESENTAÇÃO DO ORAL E DA ESCRITA NAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "resumo" => "As sequências didáticas são definidas como um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero textual oral ou escrito. Portanto, o presente trabalho irá tratar de maneira específica das sequências didáticas embasadas nos diferentes tipos de gêneros textuais, enfatizando a importância do trabalho com os gêneros textuais orais, o que irá ser favorável para a pratica da oralidade em sala de aula, assim como a importância de trabalhar com os gêneros textuais escritos, no que concerne a pratica da escrita, no sentido de que se escreve para alguém e com alguma finalidade. Utilizamos como embasamento teórico também os Parâmetros Curriculares Nacionais, de forma que demonstramos o trabalho com os gêneros textuais como uma maneira de preparar nossos alunos para conviver em sociedade, possibilitando-os as armas necessárias para um bom desenvolvimento tanto da linguagem, quanto das produções orais. E ainda em decorrência da necessidade de demonstrar a melhor forma de como ensinar a expressão oral e escrita, apoiamo-nos nos estudos de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schnewly citados por Marcuschi (2008). Sabendo que, levando os gêneros textuais para sala de aula em forma de sequência didática é uma forma eficaz de atender as necessidades pessoais dos alunos, que relacionam-se com as ações do cotidiano destes. Faz parte, porém, desse estudo, a permissão do ensino da oralidade e da escrita a partir de um encaminhamento, a um só tempo, semelhante e diferenciado, que consiste na concentração das dimensões textuais da expressão oral e escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ATIVIDADES ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_06_38_idinscrito_4398_6946db121fcb852ae7ace6165ea304a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FIALHO VITORINO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deborafvitorino@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }