ONZE ANOS DA LEI 10.639/03: AVANÇOS E LIMITES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7712 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 616 "titulo" => "ONZE ANOS DA LEI 10.639/03: AVANÇOS E LIMITES" "resumo" => "Este trabalho é proveniente da pesquisa intitulada “Africanidades e Afrobrasilidades na Lei 10.639/03 – um olhar para as escolas quilombolas e as instituições públicas de ensino de Campina Grande-PB: currículo, prática pedagógica e formação docente”. É financiada pelo programa de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e conta com o apoio do Programa de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC). A pesquisa é coordenada pelas professoras doutoras: Cristiane Maria Nepomuceno (DFCS/UEPB-Campus I) e Patrícia Cristina de Aragão Araújo (DH/UEPB-Campus. Este artigo tem por finalidade socializar os resultados parciais dessa pesquisa (em andamento) com os docentes das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. O objetivo principal da pesquisa é analisar e compreender como os(as) professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Campina Grande-PB estão trabalhando a temática afro-brasileira e africana. A metodologia utilizada em nossa pesquisa é de natureza qualitativa. A pesquisa documental tem papel preponderante neste trabalho, pois utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), volumes 5, 8 e 10, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), o Estatuto da Igualdade Racial (2010), o Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana (s/d) e ainda as Orientações e ações para a Educação das Relações Etnicorraciais (2006). Simultaneamente, realizamos a pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo conhecer, interpretar e analisar o que já foi escrito a respeito da temática, aprofundando a compreensão da problemática. De acordo com a pesquisa percebe-se que a Lei10.639/03 teve alguns avanços, visto que alguns professores trabalham essa temática mesmo encontrando dificuldades por parte da família impedindo que seus filhos participem das atividades que envolvam a temática, principalmente se estiverem relacionadas a questão da religiosidade, muito em decorrência da visão preconceituosa e estereotipada que possuem em relação ao negro e a sua cultura. E as próprias escolas não dão abertura para que essa temática seja explorada de forma significativa. Os limites encontrados na pesquisa é que tem muitos professores que não conhecem a Lei.10.639/03, ou não sabem trabalhar a mesma de forma que possam despertar na vida de seus educandos uma visão crítica e desconstruir essa visão estereotipada e com estigmas em relação aos negros. Uma vez que pesquisa encontra-se em andamento, esse processo ainda não foi concluído, mas podemos relatar que a falta de formação é um o principal obstáculo à implementação da Lei 10.639/2003 nas práticas educativas nas escolas públicas municipais de Campina Grande e que a pesar das constantes divulgações e discussões a respeito da Lei 10.639/2003 ainda existem professores que desconhecem a mesma, ficando assim incapacitados de trabalhar a temática e colaborando para que a história e cultura africana e afro-brasileira continuem excluídas dos cotidianos e das práticas educativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, AVANÇOS, LIMITES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_07_2014_21_41_27_idinscrito_616_71f2ee38ce6ab00d1b19e38a669e8656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH VASCONCELOS VELEZ" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "elizavelezv@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7712 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 616 "titulo" => "ONZE ANOS DA LEI 10.639/03: AVANÇOS E LIMITES" "resumo" => "Este trabalho é proveniente da pesquisa intitulada “Africanidades e Afrobrasilidades na Lei 10.639/03 – um olhar para as escolas quilombolas e as instituições públicas de ensino de Campina Grande-PB: currículo, prática pedagógica e formação docente”. É financiada pelo programa de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e conta com o apoio do Programa de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC). A pesquisa é coordenada pelas professoras doutoras: Cristiane Maria Nepomuceno (DFCS/UEPB-Campus I) e Patrícia Cristina de Aragão Araújo (DH/UEPB-Campus. Este artigo tem por finalidade socializar os resultados parciais dessa pesquisa (em andamento) com os docentes das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. O objetivo principal da pesquisa é analisar e compreender como os(as) professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Campina Grande-PB estão trabalhando a temática afro-brasileira e africana. A metodologia utilizada em nossa pesquisa é de natureza qualitativa. A pesquisa documental tem papel preponderante neste trabalho, pois utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), volumes 5, 8 e 10, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), o Estatuto da Igualdade Racial (2010), o Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana (s/d) e ainda as Orientações e ações para a Educação das Relações Etnicorraciais (2006). Simultaneamente, realizamos a pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo conhecer, interpretar e analisar o que já foi escrito a respeito da temática, aprofundando a compreensão da problemática. De acordo com a pesquisa percebe-se que a Lei10.639/03 teve alguns avanços, visto que alguns professores trabalham essa temática mesmo encontrando dificuldades por parte da família impedindo que seus filhos participem das atividades que envolvam a temática, principalmente se estiverem relacionadas a questão da religiosidade, muito em decorrência da visão preconceituosa e estereotipada que possuem em relação ao negro e a sua cultura. E as próprias escolas não dão abertura para que essa temática seja explorada de forma significativa. Os limites encontrados na pesquisa é que tem muitos professores que não conhecem a Lei.10.639/03, ou não sabem trabalhar a mesma de forma que possam despertar na vida de seus educandos uma visão crítica e desconstruir essa visão estereotipada e com estigmas em relação aos negros. Uma vez que pesquisa encontra-se em andamento, esse processo ainda não foi concluído, mas podemos relatar que a falta de formação é um o principal obstáculo à implementação da Lei 10.639/2003 nas práticas educativas nas escolas públicas municipais de Campina Grande e que a pesar das constantes divulgações e discussões a respeito da Lei 10.639/2003 ainda existem professores que desconhecem a mesma, ficando assim incapacitados de trabalhar a temática e colaborando para que a história e cultura africana e afro-brasileira continuem excluídas dos cotidianos e das práticas educativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, AVANÇOS, LIMITES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_07_2014_21_41_27_idinscrito_616_71f2ee38ce6ab00d1b19e38a669e8656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH VASCONCELOS VELEZ" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH" "autor_email" => "elizavelezv@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }