Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS TECNOLOGIAS E O CIBERESPAÇO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, ENSINO DE MATEMÁTICA, Comunicação Oral (CO) AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77028
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS E O CIBERESPAÇO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "DISCORREMOS SOBRE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS, DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, COMO TAMBÉM SOBRE O CIBERESPAÇO. DISCUTIMOS SOBRE ALGUNS APONTAMENTOS QUE VERSAM SOBRE AS DIFERENTES IDEIAS TEÓRICAS EM RELAÇÃO A DIVERSOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, COMO TAMBÉM A FORMA COMO ESSAS TECNOLOGIAS PODERÃO SER USADAS EM SALAS DE AULA E O SEU IMPACTO EM RESULTADOS MATEMÁTICOS. EM NOSSO ESTUDO, BUSCAMOS DISCUTIR SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA COMPREENDERMOS O FUNCIONAMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. PARA ISSO, NOS FUNDAMENTAMOS EM ESTUDOS TEÓRICOS PARA REFLETIR SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. POR FIM, COMPARAMOS AS IDEIAS APRESENTADAS PERCEBENDO ASSIM OS PRINCIPAIS APONTAMENTOS TEÓRICOS NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA MATEMÁTICA, QUE PODEM NOS AUXILIAR PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS. ALÉM DE SE DEBRUÇAR SOBRE POSSIBILIDADES QUE ENVOLVEM A MATEMÁTICA COM A TECNOLOGIA DIGITAL, DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO, ENTENDEMOS QUE ESSAS PODERÃO CONTRIBUIR PARA QUE SE POSSAM EXPANDIR NOVAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, ENSINO DE MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA107_ID628_14102021170811.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgedumat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77028
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS E O CIBERESPAÇO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "DISCORREMOS SOBRE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS, DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, COMO TAMBÉM SOBRE O CIBERESPAÇO. DISCUTIMOS SOBRE ALGUNS APONTAMENTOS QUE VERSAM SOBRE AS DIFERENTES IDEIAS TEÓRICAS EM RELAÇÃO A DIVERSOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, COMO TAMBÉM A FORMA COMO ESSAS TECNOLOGIAS PODERÃO SER USADAS EM SALAS DE AULA E O SEU IMPACTO EM RESULTADOS MATEMÁTICOS. EM NOSSO ESTUDO, BUSCAMOS DISCUTIR SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA COMPREENDERMOS O FUNCIONAMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. PARA ISSO, NOS FUNDAMENTAMOS EM ESTUDOS TEÓRICOS PARA REFLETIR SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. POR FIM, COMPARAMOS AS IDEIAS APRESENTADAS PERCEBENDO ASSIM OS PRINCIPAIS APONTAMENTOS TEÓRICOS NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA MATEMÁTICA, QUE PODEM NOS AUXILIAR PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS. ALÉM DE SE DEBRUÇAR SOBRE POSSIBILIDADES QUE ENVOLVEM A MATEMÁTICA COM A TECNOLOGIA DIGITAL, DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO, ENTENDEMOS QUE ESSAS PODERÃO CONTRIBUIR PARA QUE SE POSSAM EXPANDIR NOVAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, ENSINO DE MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA107_ID628_14102021170811.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgedumat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

DISCORREMOS SOBRE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS, DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, COMO TAMBÉM SOBRE O CIBERESPAÇO. DISCUTIMOS SOBRE ALGUNS APONTAMENTOS QUE VERSAM SOBRE AS DIFERENTES IDEIAS TEÓRICAS EM RELAÇÃO A DIVERSOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, COMO TAMBÉM A FORMA COMO ESSAS TECNOLOGIAS PODERÃO SER USADAS EM SALAS DE AULA E O SEU IMPACTO EM RESULTADOS MATEMÁTICOS. EM NOSSO ESTUDO, BUSCAMOS DISCUTIR SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA COMPREENDERMOS O FUNCIONAMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. PARA ISSO, NOS FUNDAMENTAMOS EM ESTUDOS TEÓRICOS PARA REFLETIR SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. POR FIM, COMPARAMOS AS IDEIAS APRESENTADAS PERCEBENDO ASSIM OS PRINCIPAIS APONTAMENTOS TEÓRICOS NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA MATEMÁTICA, QUE PODEM NOS AUXILIAR PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS. ALÉM DE SE DEBRUÇAR SOBRE POSSIBILIDADES QUE ENVOLVEM A MATEMÁTICA COM A TECNOLOGIA DIGITAL, DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO, ENTENDEMOS QUE ESSAS PODERÃO CONTRIBUIR PARA QUE SE POSSAM EXPANDIR NOVAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.