DISCORREMOS SOBRE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS, DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, COMO TAMBÉM SOBRE O CIBERESPAÇO. DISCUTIMOS SOBRE ALGUNS APONTAMENTOS QUE VERSAM SOBRE AS DIFERENTES IDEIAS TEÓRICAS EM RELAÇÃO A DIVERSOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, COMO TAMBÉM A FORMA COMO ESSAS TECNOLOGIAS PODERÃO SER USADAS EM SALAS DE AULA E O SEU IMPACTO EM RESULTADOS MATEMÁTICOS. EM NOSSO ESTUDO, BUSCAMOS DISCUTIR SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA COMPREENDERMOS O FUNCIONAMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. PARA ISSO, NOS FUNDAMENTAMOS EM ESTUDOS TEÓRICOS PARA REFLETIR SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. POR FIM, COMPARAMOS AS IDEIAS APRESENTADAS PERCEBENDO ASSIM OS PRINCIPAIS APONTAMENTOS TEÓRICOS NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA MATEMÁTICA, QUE PODEM NOS AUXILIAR PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS. ALÉM DE SE DEBRUÇAR SOBRE POSSIBILIDADES QUE ENVOLVEM A MATEMÁTICA COM A TECNOLOGIA DIGITAL, DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO, ENTENDEMOS QUE ESSAS PODERÃO CONTRIBUIR PARA QUE SE POSSAM EXPANDIR NOVAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.