A PESQUISA APRESENTA UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE ALGAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA, POR MEIO DA IDENTIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO E A VERIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS DE ENSINO. AS ALGAS SÃO SERES EM SUA MAIORIA AUTOTRÓFICOS, OU SEJA, SÃO CAPAZES DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, POR MEIO DA FOTOSSÍNTESE, E SE DESTACAM ECOLOGICAMENTE POR ISSO, SENDO CHAMADAS DE PULMÃO DO MUNDO, ALÉM DE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES NA ECONOMIA. ESSE CONTEÚDO É ABORDADO NO ENSINO MÉDIO, SENDO O LIVRO DIDÁTICO UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, SEGUIMOS A ANÁLISE DE LIVROS DE BIOLOGIA QUE CONSTAM NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNDL), A DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA E DOCUMENTAL, COM ENFOQUES AO CONTEÚDO TEÓRICO, OS RECURSOS VISUAIS, AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OS RECURSOS ADICIONAIS. CONCLUIU-SE QUE ALÉM DO CONTEÚDO PODENDO ESTAR SENDO NEGLIGENCIADO, ESTÁ PRESENTE LACUNAS NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO NOS LIVROS, COM RELAÇÃO A ESSES CRITÉRIOS, COMO EXEMPLO, NA CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, E ATIVIDADES PRÁTICAS. PORÉM OS LIVROS DIDÁTICOS TROUXERAM MUITOS PONTOS POSITIVOS, COMO CONTEÚDO ATUALIZADO, SEM ERROS CONCEITUAIS, E IMAGENS DE QUALIDADE. ENTRETANTO CONSIDERANDO OUTROS CONTEÚDOS, O ASSUNTO ALGAS EXISTIA FALTA NA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES E PROPOSTAS DE APOIO DIDÁTICO. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE O LIVRO DIDÁTICO SE UTILIZE DE ABORDAGENS DIFERENCIADAS VISANDO COLABORAR COM A PRÁTICA DOCENTE E MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.