O ENSINO RELIGIOSO E A CONVERGÊNCIA DOS SABERES DE WILLIAM JAMES E SÉRGIO JUNQUEIRA
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76901 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 2114 "titulo" => "O ENSINO RELIGIOSO E A CONVERGÊNCIA DOS SABERES DE WILLIAM JAMES E SÉRGIO JUNQUEIRA" "resumo" => "O ENSINO RELIGIOSO EST? INSERIDO NA EDUCA??O BRASILEIRA DESDE A COLONIZA??O DO PA?S E SUA TRAJET?RIA, ASSIM COMO SUA PERMAN?NCIA ? AT? O PRESENTE MOMENTO MUITO POL?MICO. H? AUTORES QUE DEFENDEM A SUA PERMAN?NCIA E IMPORT?NCIA NA MATRIZ CURRICULAR DA EDUCA??O B?SICA E OUTROS QUE S?O VEEMENTEMENTE CONTRA. NESTE ESTUDO APRESENTAMOS A ?TICA DE DOIS AUTORES SOBRE A IMPORT?NCIA DAS MANIFESTA??ES RELIGIOSAS, SENDO UM NA ?TICA DOS SABERES CIENT?FICOS E O OUTRO DOS SABERES RELIGIOSOS. OS AUTORES S?O WILLIAM JAMES E S?RGIO JUNQUEIRA. NOSSO OBJETIVO FOI COMPREENDER AS LIGA??ES ENTRE ESSES DIFERENTES SABERES NA ?TICA DESSES AUTORES. A PESQUISA ? DE CUNHO QUALITATIVO E CAR?TER BIBLIOGR?FICO. COMO RESULTADO, EVIDENCIAMOS QUE AMBOS, APESAR DE APRESENTAREM ?TICAS DIFERENTES RECONHECEM O VALOR DA EXPERI?NCIA RELIGIOSA NA MUDAN?A DO COMPORTAMENTO HUMANO E NO DESENVOLVIMENTO DO ?EU INTERIOR?. CONTUDO, DEIXAM CLARO QUE OS VALORES GERADOS S?O INDIVIDUAIS E INDEPENDEM DO CREDO RELIGIOSO. LOGO, PODEMOS CONCLUIR QUE O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCA??O B?SICA, SEJA EM INSTITUI??O P?BLICA OU PRIVADA NECESSITA FOMENTAR NOS ESTUDANTES A CRITICIDADE, UMA POSTURA DIAL?GICA, DE ALTERIDADE, ONDE O PROSELITISMO N?O FLORES?A." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => "ENSINO, RELIGIÃO, CIÊNCIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID2114_27092021212451.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA FRÓES MAIA" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "anaclaudiamaia296@gmail.c" "autor_ies" => "IOC - FIOCRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76901 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 2114 "titulo" => "O ENSINO RELIGIOSO E A CONVERGÊNCIA DOS SABERES DE WILLIAM JAMES E SÉRGIO JUNQUEIRA" "resumo" => "O ENSINO RELIGIOSO EST? INSERIDO NA EDUCA??O BRASILEIRA DESDE A COLONIZA??O DO PA?S E SUA TRAJET?RIA, ASSIM COMO SUA PERMAN?NCIA ? AT? O PRESENTE MOMENTO MUITO POL?MICO. H? AUTORES QUE DEFENDEM A SUA PERMAN?NCIA E IMPORT?NCIA NA MATRIZ CURRICULAR DA EDUCA??O B?SICA E OUTROS QUE S?O VEEMENTEMENTE CONTRA. NESTE ESTUDO APRESENTAMOS A ?TICA DE DOIS AUTORES SOBRE A IMPORT?NCIA DAS MANIFESTA??ES RELIGIOSAS, SENDO UM NA ?TICA DOS SABERES CIENT?FICOS E O OUTRO DOS SABERES RELIGIOSOS. OS AUTORES S?O WILLIAM JAMES E S?RGIO JUNQUEIRA. NOSSO OBJETIVO FOI COMPREENDER AS LIGA??ES ENTRE ESSES DIFERENTES SABERES NA ?TICA DESSES AUTORES. A PESQUISA ? DE CUNHO QUALITATIVO E CAR?TER BIBLIOGR?FICO. COMO RESULTADO, EVIDENCIAMOS QUE AMBOS, APESAR DE APRESENTAREM ?TICAS DIFERENTES RECONHECEM O VALOR DA EXPERI?NCIA RELIGIOSA NA MUDAN?A DO COMPORTAMENTO HUMANO E NO DESENVOLVIMENTO DO ?EU INTERIOR?. CONTUDO, DEIXAM CLARO QUE OS VALORES GERADOS S?O INDIVIDUAIS E INDEPENDEM DO CREDO RELIGIOSO. LOGO, PODEMOS CONCLUIR QUE O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCA??O B?SICA, SEJA EM INSTITUI??O P?BLICA OU PRIVADA NECESSITA FOMENTAR NOS ESTUDANTES A CRITICIDADE, UMA POSTURA DIAL?GICA, DE ALTERIDADE, ONDE O PROSELITISMO N?O FLORES?A." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => "ENSINO, RELIGIÃO, CIÊNCIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID2114_27092021212451.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA FRÓES MAIA" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "anaclaudiamaia296@gmail.c" "autor_ies" => "IOC - FIOCRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }